Dúvidas, a Fé e a Solução

E se eu estiver errado? E se houver outras realidades que não me mostraram? E se a Bíblia não for a Palavra de Deus ou a única verdade? E se Deus não existir? E se Jesus não existiu? Eita dúvida cruel! Mas calma, você é uma pessoa ou um cristão totalmente normal. Dúvidas faz parte da caminhada ao seguir a Cristo, mas é justamente daí que surge a certeza, a convicção dos fatos.

Epicuro formulou o problema do mal: se Deus é onipotente, onisciente e benevolente, por que o mal existe? O homem, em sua tolice, pensa que a existência do mal é uma prova da inexistência de Deus.

DIZ O TOLO EM SEU CORAÇÃO: “DEUS NÃO EXISTE”. CORROMPERAM-SE E COMETERAM ATOS DETESTÁVEIS; NÃO HÁ NINGUÉM QUE FAÇA O BEM. O SENHOR OLHA DOS CÉUS PARA OS FILHOS DOS HOMENS, PARA VER SE HÁ ALGUÉM QUE TENHA ENTENDIMENTO, ALGUÉM QUE BUSQUE A DEUS. TODOS SE DESVIARAM, IGUALMENTE SE CORROMPERAM; NÃO HÁ NINGUÉM QUE FAÇA O BEM, NÃO HÁ NEM UM SEQUER. (SL 14:1-3)

O Caminho da Dúvida

Ter dúvidas é humano. Pode até ser saudável depois quando encontramos a resposta saudável que nos leva a ter resultados. O problema é quando alimentamos a dúvida com teorias perniciosas ou nos deixamos enredar. Aquele que pergunta é um ignorante, mas só por 5 minutos. Aquele que não pergunta é um ignorante para sempre. Pergunte, em oração e mesmo em dúvida e vá atrás da respostas e você sabe em que livro está a resposta.

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mateus 7:13-20)

Fontes da Dúvida

“Se o ateu estiver errado, ele perderá tudo. Se o ateu estiver certo, ele não tem nada a ganhar. Sendo assim, até mesmo do ponto de vista humano, o ateísmo é irracional”.

“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.” (1 Coríntios 15:19)

“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (Provérbios 14:15)

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João 4:1)

Satanás, desde o começo, tem o objetivo de plantar dúvidas sobre o que se sabe de Deus.

“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.” (2 Coríntios 11:3,4)

“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” (Hebreus 5:12-14)

Pela Fé

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

“Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.” (2 Coríntios 5:4-8)

“Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)

Provavelmente você está enfrentando a dúvida, porque sua casa está limpa e ornamentada, mas está vazia. Preencha o templo do Espírito Santo, o seu corpo, através de testemunhos, cânticos espirituais, oração, serviço e, com a palavra de Cristo que enche sua vida de fé, não de dúvidas.