fbpx
A escolha de viver no pecado

A Escolha de Viver no Pecado

Viver no pecado é uma escolha, mas você nunca vai poder chamar de normal. Somos a imagem e semelhança de Deus e Deus é santo.

Todos nós sabemos o que é o pecado e estamos num conflito lutando para nos santificar ou nos convencer de que é normal. Pecado nunca é normal. Eu sou pecador e eu sei disso!

“Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:7,8)

Muitos questionam o caso dos índios isolados, por exemplo, mas veja o que Paulo fala num tempo de maior isolamento:

“Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis. Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu.” (Romanos 1:19-21)

O que é o pecado?

Basicamente é uma questão de escolha. Deus sendo justo não seria justo deixar alguém neste mundo na escuridão sem poder conhecê-lo. Pelo contrário, Deus se manifesta até mesmo através do que não se pode ver, então todos “os seres humanos são indesculpáveis” e, viver em pecado também é uma questão de escolha.

Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!
Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza.
Da mesma forma, também os homens, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo indecência, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm. Estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avareza e maldade. Estão cheios de inveja, homicídio, discórdia, engano e malícia. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, orgulhosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, desleais, sem afeição natural e sem misericórdia. Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.” (Romanos 1:25-32)

Neste texto acima temos uma lista de pecados bem conhecidos e amplamente praticados, mas nunca foi o normal, pelo contrário, pecado é condenável. Paulo escreve isso num tempo em que prostituição e relações contrárias ao que Deus criou, eram formas de culto dos pagãos gregos e romanos. Tudo começa com a atitude de tirar Deus da divindade. Seja negando sua existência ou adorando ídolos. Hoje temos muitos ídolos e nem sequer notamos que estamos colocando eles no lugar de Deus.

Não se iluda, o mesmo mundo que te diz que é direito e é bonito viver no pecado é o mesmo mundo que vai querer te matar quando você estiver afogado no pecado e suas consequências. Volte correndo para Cristo, o único homem em quem podemos confiar. Ele te ama de verdade e sem segundos interesses e te mostrou isso claramente lá na cruz. Faz tempo, mas nunca vai ser esquecido o amor Dele.

Cumplicidade com o pecado

E este ensinamento serve para o comportamento em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais. Ainda que parece que vivemos num mundo onde as pessoas dizem se orgulhar do pecado, ainda o pecado é uma coisa vergonhosa e punível já neste mundo e no porvir.

“E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las. Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar.” (Efésios 5:11, 12)

Pecado nunca vem sozinho e nunca fica pequeno. Todos estes pecados estão entrelaçados entre si e a sentença também é conhecida:

“Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam” (Rm 1:32).

Leia novamente o versículo acima. Não só difamar, caluniar e inventar males é pecado, mas também aprovar quem assim procede é igualmente pecado e cabe a mesma sentença da parte de Deus. É a cumplicidade, apesar da lei dizer que você tem o direito de viver em pecado, o que é que Deus diz?

Tem Perdão, sim!

A solução é a mesma de sempre: o evangelho, as boas novas de Jesus Cristo. Ele veio a primeira vez de forma amistosa e nos deu palavras de amor e Ele nos ama tanto a ponto de se recusar a nos deixar no pecado e foi por isso que Ele morreu na cruz.

Agora, Jesus virá novamente! Venha logo, Senhor! Como você pode ter certeza de que Ele virá? Está no evangelho a resposta e eu vou te dizer através deste versículo a seguir:

“Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E DEU CERTEZA DISSO a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (Atos 17:31)

O fato inegável de que não encontraram o corpo de Jesus é o fato de que Ele ressuscitou dos mortos e que nos leva à certeza absoluta de que Ele virá uma outra vez, desta vez não será de forma amigável e vai trazer julgamento com justiça ao mundo. Você realmente está pronto? Ele só não voltou ainda, porque Deus está sendo paciente, não querendo que nenhum morra enterrado nos pecados, mas se arrependa (2 Pedro 3:9). Então, aproveite a oferta!

Viva a santidade! Diga não ao pecado! Transforme-se pela renovação da sua mente. Arrependa-se todos os dias enquanto tem oportunidade…

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?