fbpx
A festa no coração de quem se alegra em Deus

A Festa No Coração De Quem Se Alegra Em Deus

“Para quem está aflito, todos os dias são maus, mas a vida de quem tem o coração alegre é uma festa contínua.” — Provérbios 15:15

Fiquei na dúvida sobre qual versículo de Provérbios 15 escolheria, pois este capítulo é uma mina de ouro em sabedoria.

Gostei do texto de hoje, que transmite o segredo do que, no Novo Testamento, é chamado de contentamento. O apóstolo Paulo, na carta da alegria — escrita à igreja em Filipos —, diz:

“Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!” — Filipenses 4:4

Ser feliz, ser alegre, independe das circunstâncias da vida; é, antes de tudo, uma decisão. Pois, no mundo, sempre teremos problemas a enfrentar. Por outro lado, também sempre haverá algo para celebrar.

Os versículos 16 e 17 do Provérbio de hoje dão a dica para o contentamento:

“Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. Melhor é um prato de legumes onde há amor do que um boi inteiro acompanhado de ódio.” — Provérbios 15:16-17

Essa parte do Provérbio faz coro com o texto lido de Filipenses: nossa alegria deve estar baseada no Senhor. Tento imaginar que, todos os dias, o dia todo, minha vida está sob os cuidados de Deus, nas mãos dele, e o que me acontecer, no mínimo, contará com a permissão dele.

E, sabendo que ele é bom e sempre quer o melhor para os seus filhos (Mateus 7:7-11), tudo o que acontecer contribuirá para o meu bem (Romanos 8:28).

Eis a receita de Paulo para o contentamento:

“Porque nada trouxemos para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” — 1 Timóteo 6:7-8

Infelizmente, em razão das experiências que temos na vida, alguns de nós (eu me incluo entre eles) mostram-se mais sisudos, muito sérios, quase não rindo.

Mesmo não rindo em razão do temperamento, por pertencermos a Deus, nosso coração pode — como o texto de hoje diz — estar continuamente em festa.

Festa por termos sido criados por Deus (Gênesis 1:26); festa por termos sido resgatados por Jesus (João 3:16); festa por sermos habitados pelo Espírito Santo (Romanos 8:11); festa pela presença diária de Deus em nossas vidas (Mateus 28:20 e Hebreus 13:5); e, finalmente, festa pelas mansões celestiais que nos esperam, que o Senhor Jesus está preparando para nós (João 14:2-3).

Essas verdades o escritor de Provérbios desconhecia.

Todas essas são promessas minhas e suas, que um dia confessamos Jesus como Senhor de nossas vidas e vivemos seguindo os seus passos.

Portanto, vivamos essa festa contínua em razão de pertencermos ao Senhor Jesus, nosso irmão mais velho, na comunidade dos salvos em Jesus, o Primeiro entre muitos irmãos (Romanos 8:29).