fbpx

Carro 0 Km

Quando alguém compra um carro zero Km, além da alegria, do sonho realizado e de muitas contar e comemorar, qual a primeira coisa que essa pessoa faz, até mesmo antes de sair da loja? Sim, um seguro! A grande maioria das pessoas já faz o seguro antes mesmo de entrar no carro.

Mas por que? Porque é um bem caro, precioso, e muitas vezes cobiçado por ladrões, um bem que corre os riscos por andar na rua e sofrer algum sinistro ou até mesmo por estar parado, estacionado e sofrer riscos, arranhões e amassados. 

E para muitas pessoas um carro é o bem mais caro, para outros uma casa, e para o cristão? A sua alma! Sim, nossa alma é nosso “bem” mais valioso, é algo que o dinheiro não pode comprar, é uma dádiva de Deus! 

Mas por que muitos não fazem o seguro de suas almas? Seguro para almas? Sim, existe um seguro para nossas almas. Esse seguro é o Evangelho, a morte, sepultamento e ressurreição. Por meio do sacrifício de Cristo, todo o pecador pode ter acesso a este “seguro”.

Vamos fazer uma comparação.

No seguro veicular existe um valor, um preço a ser pago, no seguro de nossa alma também, mas Jesus pagou esse preço, logo esse “seguro” nos foi dado de graça.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Ef 2:8

Porém da mesma forma que um veículo é aceito pela seguradora, nós para termos esse seguro precisamos crer, precisamos nos arrepender dos pecados, confessar Jesus como Senhor, passarmos pelo batismo (e para ressaltar, a pessoa é batizada, ela não se batiza) e por fim precisamos perseverar.

Da mesma forma que uma seguradora emite uma apólice, um comprovante do seguro, nós recebemos uma espécie de apólice, recebemos um selo:

em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa Ef 1:13

Mas com um seguro normal que se renova ano a ano, precisamos renovar esse seguro de tempos em tempos. A Bíblia nos mostra algumas formas:

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. I Jo 1:7

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Co: 11:26

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:42

não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. Hb 10:20

Logo a Comunhão é a renovação de nossa apólice, a manutenção de nosso seguro. Por ela o sangue de Jesus circula, por ele nos fortalecemos, por ela nos animamos, por ela nos mantemos no caminho entre outras muitas coisas.

Por outro lado, muitos seguros não pagam o prêmio quando o segurado “facilita” o sinistro, um exemplo é o sujeito que deixa a chave num carro aberto para ser roubado e receber o valor do seguro, praticamente nenhuma seguradora paga nesse caso. Biblicamente existe uma regra muito parecida:


Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. Hb 10:26

Então precisamos nos manter nas “regras deste seguro”. Mt 10:26 diz que aquele que perseverar até o fim será salvo.

E como eu quisera que as pessoas cuidassem de sua alma como cuidam de seus carros…podemos fazer diversas analogias, como o corpo sendo o templo do Espírito, como exercitarmos a fé e a piedade, da mesma forma que um carro parado pode dar mais problema que um carro que circula, a nossa vida se fé e sem obras passar a quase inútil e assim por diante.

Então antes de olhar e apreciar um bom carro, podemos nos firmar em Cristo para garantirmos e assegurarmos a salvação de nossas almas!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?