Como ficar mais bonita nas fotos? Como me comportar quando estou acompanhada por algum rapaz? Como estar sempre bem arrumada? Neste artigo quero falar diretamente com você, moça cristã.
Em todos os relacionamentos que tive, seja namoro ou amizades, eu aprendi uma coisa: o fato de a gente não se amar e não se aceitar como é, incomoda quem está perto de nós.
Sabe quando alguém fala mal ou critica algo que você fez com tanto carinho? Como você se sente? Eu por exemplo, quando vejo alguém criticando ou corrigindo injustamente um de meus alunos, fico muito irritada. Parece que isso me machuca de alguma maneira. É exatamente isso que Deus sente quando questionamos nossa beleza e aparência.
Foi Ele que nos fez. Se tivéssemos um detalhe a mais ou a menos no nosso corpo, já não seríamos a mesma pessoa. Seríamos outra pessoa. Mas então a aparência é mesmo importante, Nathália? Claro! Sua aparência física faz parte de quem é você.
E a beleza, fica onde? Essa é fácil! Ela está dentro de você. Sabe aquela pessoa que, antes de você conversar mais e conhecer melhor, achava estranha e até desprovida de beleza (rs)? E, ao conhece-la, com o tempo você passa a ver a pessoa mais bonita, mais agradável… isso é a prova de que a beleza vem de dentro.
“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores […] Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada em um espírito dócil e tranquilo, que é de grande valor para Deus.” 1 Pedro 3:3-4
Nossa beleza deve ser demonstrada. Ela não deve ser forçada, comprada, imitada, ignorada ou escondida. Sabe, Deus nos criou com tanto amor e nos valoriza tanto que questionar nossa beleza ou não aceitar quem somos, seja maquiada, arrumada ou não, é uma grande ofensa ao SENHOR.
Nossa sociedade nos impõe padrões de beleza que podem nos escravizar se não tivermos cuidado. Deixamos de passar tempo com alguém por não estar arrumada. Deixamos de tirar uma foto por estar de cabelo preso. Deixamos de sorrir por termos dentes estranhos. Deixamos de usar uma roupa que gostamos por conta do peso ou altura. Percebe os padrões? Não aceite esses padrões.
“Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos […]. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8: 14-16.
Saiba quem Deus diz que você é! Olhe no espelho e contemple o poder e cuidado de Deus em te fazer assim de maneira que não existe nenhuma pessoa igual. Você é filha e seu valor é o sangue de Cristo, o filho único do Pai. Assuma sua identidade e demonstre isso para as pessoas através da sua postura, do seu falar, das suas roupas e atitudes (1 Timóteo 2:9-10). Você não precisa de tanto esforço ou preocupação, apenas seja você mesma.