fbpx

COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS

Deus me apresentou a Educação Emocional no momento certo. Olhando para trás hoje percebo que, se o SENHOR não tivesse usado pessoas e aprendizados como ferramenta de lapidação para mim, hoje eu estaria doente. Doente emocionalmente. E esse é um dos maiores medos das pessoas nos dias de hoje, então temos medo de sentir alguns sentimentos. Principalmente a tristeza e o próprio medo.

“O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”. Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!” Lucas 1:28-30.

O anjo disse para Maria não ter medo, mas ela já estava com medo! Então o que Maria devia fazer? Como deixar de ter medo? Ou melhor, como lidar com o medo? Outro sentimento que nos incomoda é a tristeza. Acredito ser porque Paulo nos disse

“Estejam sempre alegres” 1 Tessalonicenses 5:16. 

Porém, o “não ter medo” ou estar “sempre alegres”, não significa que o medo e a tristeza não vão chegar. Não controlamos a chegada dos sentimentos e emoções, controlamos o que fazer a partir disso. Uma maneira mais saudável de lidar com o medo e demais sentimentos é identificar e acolher.

Os nossos sentimentos não são problemas a serem resolvidos. São apenas sentimentos. Sentimentos servem para serem sentidos. Portanto, eles passam e não nos definem. Tampouco têm o poder de definir o nosso dia.

Quando lutamos contra nossos sentimentos acabamos criando outro problema e a situação fica mais penosa do que antes. Que esteja claro que estou falando sobre sentimentos e não sobre atos de pecado. O erro é encararmos nossos sentimentos como problemas. O que fazemos a partir deles sim, pode ser ou não um pecado, como a maneira que respondemos à raiva, ao ódio, à inveja, entre outros. Faço um paralelo aqui com a passagem de Tiago 1:2 quando se refere às provações

“Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.

Passarem. Os sentimentos são como as provações, passam. Não podemos nos basear em nossos sentimentos e emoções para direcionar nosso dia, muito menos nossas decisões e comportamentos. Somos filhos e filhas de Deus, precisamos obedecer a Ele, independentemente do que sentimos. Nossa referência e direção deve ser sempre a palavra de Deus. Então, compartilho com você um material que utilizo em minhas aulas de Educação Emocional para adultos que pode nos ajudar a como receber e lidar com a chegada dos sentimentos e emoções.

Então, para o medo e tristeza passar, primeiro acolha e reconheça o que está sentindo. A partir deste acolhimento gentil use sua razão e escolha ouvir o Espírito Santo, peça ajuda de Deus para escolher como agir. Confie e descanse no SENHOR, porque Ele compreende nossos sentimentos e está a todo momento cuidando de nós. Precisamos ter sempre em mente que se perseverarmos em obediência, se vivermos segundo a Sua vontade, alcançaremos a vida eterna.

“É perseverando que vocês obterão a vida” Lucas 21:19.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?