fbpx

CONVERTIDO OU APENAS CONVENCIDO?

INTRODUÇÃO

“Filho meu, dá-me o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” – Provérbios 23:26

“Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.” – Marcos 12:29-30

Uma das grandes diferenas do Deus verdadeiros e dos deuses falsos é que os falsos são “democráticos”, aceitam dividir a sua glória. O Deus de Israel e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é exclusivista.

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – João 14:6

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.” – Mateus 6:24

I – AMAZIAS, UM REI PARCIALMENTE CONVERTIDO
“Amazias fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não com coração íntegro.” – 2 Crônicas 25:2

Apesar de ter escolhido apenas o versículo 2 do capítulo 25 de 2 Crônicas, sugiro a leitura de todo o capítulo para uma melhor compreensão.
O texto mostra o reinado de rei Amazias e o versículo 2 o resume bem: um homem que até obedeceu a Deus, mas sempre de forma parcial, por isso o texto bíblico diz que ele não tinha o coração íntegro e quero mostrar a razão das Escrituras afirmarem isso dele.

Obediência parcial

Logo que assume o reino, Amazias mata todos os assassinos de seu pai, porém, deixa os filhos destes vivos em obediência ao que a lei de Moisés dizia a respeito.
Percebemos uma obediência conforme a conveniência – mata a todos os assassinos de seu pai, algo talvez desnecessário, mas obedece em não matar os filhos.
O rei Saul teve atitude semelhante. Deus disse: “Mata todos os amalequitas, bem como o seu gado” (1 Samuel 15:2-3). Saul poupou o gado e o rei. Por isso foi rejeitado por Deus.

“Porém Samuel disse: — Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar. Por você ter rejeitado a palavra do Senhor, também ele o rejeitou como rei.” – 1 Samuel 15:22-23

Veja como Deus rejeita a obediência parcial, de conformidade com a conveniência pessoal, aquilo que é mais fácil e que a pessoa concorda. Obediência dessa maneira, para Deus, é total desobediência.
Confiança parcial.

Amazias vai a guerra, mas não confia totalmente em Deus, pois contrata homens de Israel, nação que não seguia ao Senhor. Quando repreendido por um profeta, ele responde: “E o que será do que paguei às tropas de Israel?”

O rei pensa muito na parte financeira e só obedece ao mandado de Deus quando o profeta diz: “O Senhor pode lhe dar muito mais que isso!” (vs. 9-b). Mais uma vez o rei demonstra uma fé vacilante, ele lembra Tomé no Novo Testamento, que precisa ver para acreditar ou obedecer (João 20:24-29).

Um coração dividido não confia totalmente em Deus, mas tem uma fé “racional” – “Eu confio naquilo que posso controlar”.

Fé vacilante

Após ir à guerra e vencer os inimigos, Amazias volta com os deuses dessas nações e os adora. Advertido mais uma vez pelo profeta de Deus, o rei responde: “Pare com isso! Por que teríamos de matar você” (vs. 16-b). Ele não aceita a boa repreensão de Deus.

Fé vacilante é assim. Há notícia de irmãos que foram procurar ajuda em grupo religiosos que não seguem nem ensinam de conformidade com o Novo Testamento. Até mesmo milagres nesses grupos foram buscados ao invés de confiarem em Deus.

Fé vacilante não aceita a boa correção e disciplina da Palavra de Deus e da irmandade.

Fim triste

Por fim, sem necessidade, Amazias busca guerrear contra o rei de Israel e, mesmo aconselhado por aquele a não fazer isso, insiste e acaba derrotado e morto.
Triste fim para um rei tão dividido entre seguir a Deus ou não.

II – HÁ “AMAZIAS” NA IGREJA

Infelizmente, no meio da igreja do Senhor existem “amazias”, isto é, pessoas que servem a Deus até certo ponto, desde que o servir a Deus não contrarie seus interesses próprios.

Pessoas que não rejeitaram Mamon

Dizem confiar em Deus, mas, confiam na realidade em sua própria força. Quando o servir a Deus parece lhes trazer desvantagens, em especial financeira, bandeiam para o lado de Mamon e a ele servem, negligenciando totalmente o reino de Deus. Pessoas assim se aventuram em horas extras, duplo emprego, trabalho no qual terão de mentir, agir desonestamente, entre outras coisas.

Pessoas não transformadas

São pessoas que parece terem sido convertidas parcialmente: entendem que Jesus morreu na cruz por elas, até aceitaram ser batizadas, mas parece terem apenas tomado um banho.

Parecem não haver nascido de novo em razão da falta de mudanças, de frutos na vida, suas prioridades demostram isso, não evangelizam, é um sacrifício congregar, as amizades mundanas são numerosas. Sobra o resto para o corpo de Cristo.

Esses irmãos lembram o solo cheio de espinhos relatado por Jesus na parábola do semeador:

“Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas as preocupações deste mundo, a fascinação da riqueza e outras ambições aparecem e sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.” – Marcos 4:18-19

Convencidas, mas não convertidas

Esse tipo de cristão ou nunca nasceu de novo, isto é, nunca houve uma genuína conversão e pode ser o joio no meio do trigo ou, mesmo que tenha nascido, parece não permitir que a Palavra de Deus faça a mudança necessária.
Corre o risco de, mais dia menos dia, abandonar totalmente o evangelho e ter um fim semelhante ao do rei Amazias.

Alerta final para todos nós

O texto de hoje é alerta para todos nós: não dá para seguir a Jesus apenas parcialmente, ser um simpatizante de Jesus, seguir a Ele com reservas: ou seguimos a Jesus de todo o nosso ser ou podemos estar apenas encenando um cristianismo que na realidade não existe.

“Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” – Lucas 14:26

CONCLUSÃO

Hoje é dia de conversão. Onde estivermos, todos os dias é dia de convertermos o nosso coração de maneira íntegra ao Senhor e o servirmos com todo o nosso ser, nossa dedicação e nosso amor. Ele está de braços abertos aguardando.

O que ele quer de nós?
“Filho meu, dá-meu o teu coração!”.
Isto é, “dá-me o controle da tua vida e verá o que eu posso fazer com você e através de você.”

Se você identifica-se com Amazias, hoje é o dia da guinada rumo a Jesus e ao senhorio completo dele em sua vida.

E se você ainda não confessou Jesus como Senhor e desceu às aguas do batismo, hoje também é seu dia de conversão, mas que seja genuína, total, de todo o seu coração.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo