fbpx

Coronavírus – Justiça Proíbe Cultos

No dia 19 o governador João Dória tinha recomendado que cultos fossem evitados por conta do contágio do COVID-19 (Coronavírus). A medida se aplicava somente à Capital. O que era uma recomendação, agora é uma proibição, não mais pelo Governador, mas agora pela Justiça do Estado que, no dia 20 de Março, acatou um pedido do Ministério Público. (PS: Por enquanto esta ordem abrange apenas o Estado de São Paulo)

O Juiz(a) de Direito: Dr(a). Randolfo Ferraz de Campos determinou o seguinte:

• “a suspensão imediata de qualquer atividade não essencial e de eventos religiosos (sejam missas ou reuniões diversas), fundamentada no interesse público…

• – “a mera recomendação para suspensão de atividades religiosas e outras atividades que impliquem no deslocamento de pessoas, em momento de transmissão comunitária do contágio, se revela inadequada e ineficiente, tanto que líderes religiosos…, afirmam que somente cessariam suas atividades com a intervenção judicial, diante da ausência de medidas coercitivas por parte da Administração…

• Face a tanto, requereu-se a concessão de liminar a fim de que se imponha aos réus (i) obrigação de fazer no sentido de, “no exercício de seu poder de polícia, em caso de descumprimento das determinações contidas nos decretos publicados visando a contenção da COVID-19, …sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais)”

Você pode ler a decisão do juiz no documento oficial CLIQUE AQUI.

Como Responder a Esta Ordem?

Qual deve ser a nossa postura? Muitas Congregações da igreja de Cristo já tinham feito esta opção resguardando os seus membros e, com sabedoria, começaram a preparar a igreja para cultos domésticos. Este Portal a serviço da igreja de Cristo considera que não devemos sequer pensar num esquema de satanás para derrotar a igreja ou nalguma profecia se cumprindo, pelo contrário, é uma grande oportunidade para mostrar para o mundo o que é a igreja. É hora de oração, de fé, esperança e amor. Hora de pregar o evangelho para milhares ou até mesmo milhões de pessoas que estão temendo a morte e com razão. Se há alguém preparado para este momento deve ser o discípulo de Cristo. Nosso comportamento deve ser tal que o mundo venha a nos questionar sobre a nossa esperança e devemos saber como responder, afinal, foi para isso que nos preparamos:

“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” (1 Pedro 3:15,16)

As Autoridades

Além de nos preparar para responder, devemos apoiar a decisão sabendo que o Governador, a Justiça e a Presidência são servos de Deus. Eles podem não saber nem sequer lidar com esta ameaça pública, mas nós sabemos que eles são ministros de Deus agindo para o nosso bem.

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:1-8)

Agora, sim, agora mesmo que você está lendo este artigo, deve orar pelos nossos governantes, pelos profissionais da saúde, pelas pessoas já infectadas, pelos familiares que já perderam um ente querido e por todos nós que, mesmo com medo, devemos ter esperança, fé e amor, é o que nos resta. Ore pelos governantes com súplicas, orações e intercessões e ações de graças e por todos os homens para que, os que puderem, sejam salvos pelo conhecimento da verdade:

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:1-4)

O Culto de Adoração

Não adorar a Deus no domingo é pecado, sim! Você deixa de renovar a aliança pelo corpo e sangue de Jesus e deixa de andar na luz (1 Jo 1:7). Você deve já ter preparado o suco da videira e o pão sem fermento. Compartilhamos 3 receitas de pão asmo com vocês através das redes sociais, os vídeos estarão abaixo. Se você não encontrar suco de uva, pode extrair de uvas passas fervendo-as com um pouco de água. Prepare a sua ceia e neste Portal a serviço da igreja de Cristo assista ao culto domingo à partir das 19:00h. Faremos uma transmissão para você participar de cânticos espirituais, da coleta para a sua Congregação, da Ceia do Senhor e ouvir uma mensagem de esperança.

Deus nos abençoe e proteja a todas as famílias dos que o temem e amam. Temer e amar a Deus é também respeitar as autoridades e ficar em casa por amor ao próximo.

Deus tenha misericórdia de nós e nos proteja!

Vídeos: Como Preparar o Pão da Ceia