Criando Filhos à Luz da Fé

Criar filhos é uma tarefa desafiadora e ao mesmo tempo recompensadora. Como pais, buscamos orientações que nos ajudem a formar indivíduos íntegros e felizes. Para aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos, a Palavra de Deus oferece princípios valiosos que podem guiar-nos nessa missão.

Com base no Programa Comunhão 336 em entrevista com Alan Nalley, que compartilhou 6 pontos para a educação de filhos aqui estão os ensinamentos fundamentais para a criação de filhos sob uma perspectiva cristã.

1. Amor Incondicional

O amor é a essência do caráter de Deus (1 João 4:8). Como pais, somos chamados a refletir esse amor aos nossos filhos, amando-os incondicionalmente. Isso significa oferecer afeto e suporte constante, independentemente de suas ações ou decisões. Esse amor cria um ambiente seguro onde a criança pode crescer e explorar sua fé e identidade.

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”

2. Ensino e Disciplina

Provérbios 22:6 nos instrui a educar a criança no caminho em que deve andar. A educação aqui não se limita ao acadêmico; abrange a instrução moral e espiritual. A disciplina, parte essencial dessa educação, deve ser administrada com amor, nunca como forma de descarga de frustrações. Efésios 6:4 adverte os pais a não provocarem seus filhos à ira, mas criá-los na disciplina e admoestação do Senhor.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”

3. Exemplo Pessoal

As crianças aprendem muito pelo exemplo. Em Tito 2:7, Paulo exorta a mostrar integridade e seriedade em nosso comportamento. Os pais devem ser modelos de fé, honestidade, compaixão e compromisso com Deus. Quando os filhos veem essas qualidades em ação, são mais propensos a adotá-las.

“Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência”

4. Incentivo à Individualidade

Deus criou cada pessoa única, com dons e talentos específicos (Romanos 12:6-8). Encorajar os filhos a descobrir e usar seus dons não apenas fortalece sua autoestima, mas também os capacita a contribuir para o corpo de Cristo. Isso envolve reconhecer suas habilidades e interesses, apoiando-os em suas paixões e desafios.

“tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria”

5. Comunicação Aberta

A comunicação é vital em qualquer relacionamento. Tiago 1:19 nos lembra da importância de sermos prontos para ouvir. Manter linhas de comunicação abertas com os filhos permite que eles expressem suas dúvidas, medos e alegrias. Isso fortalece o relacionamento e oferece oportunidades para orientação e ensino.

“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”

6. Oração Constante

A oração deve ser a fundação de nossa vida familiar (1 Tessalonicenses 5:17). Orar pelos e com os filhos fortalece a fé e estabelece uma fundação espiritual sólida. Através da oração, convidamos Deus a trabalhar em nossas vidas e nas vidas de nossos filhos, guiando-nos em sabedoria e amor.

“Orai sem cessar”

Conclusão

Criar filhos segundo os princípios bíblicos é um chamado para cultivar uma geração que conheça, ame e sirva a Deus. Ao aplicar esses ensinamentos, não apenas moldamos o caráter de nossos filhos, mas também fortalecemos nossa família e nossa fé. Que cada passo nesse trabalho seja guiado pelo amor, pela sabedoria e pela palavra de Deus.