fbpx

Evangelismo Eficaz

Evangelismo é um de meus temas favoritos. A realidade de que, podendo conceder esse trabalho aos anjos, o Senhor o deu a nós… É um privilégio! Uma alegria!”Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio”. (2 Coríntios 5:20a)
Que honra! Que prazer!… E que responsabilidade!Você se sente constrangido e empolgado com essa declaração? A realidade das almas perdidas que moram com você, na sua rua, estudam na mesma sala de aula e ambiente de trabalho te causam tristeza e motivação? Você se vê como um servo de Deus responsável em compartilhar a preciosidade do Evangelho? Você se preocupa com isso?Se sua resposta é sim, estamos juntos nessa.
Isso demonstra que tem entendido a graça de Deus, Sua misericórdia sobre a sua vida e seu papel como cristão. Se sua resposta é não, você tem um problema. Mas, podemos aprender hoje uma solução.
Como fazer evangelismo eficaz?
Você pode estar imaginando um milhão de ideias criativas… Ou não. Mas eu estou pensando em duas coisas simples, essenciais, indispensáveis e que andam lado a lado.

Para fazer EVANGELISMO EFICAZ você precisa INSPIRAR e ENSINAR: Com isso quero dizer ser o tipo de pessoa que faz os outros ansiarem conhecer (mais) a Deus. Quem se aproxima de você, deve sentir o aroma de Cristo em sua vida.

Deve querer imitar sua conduta, pois ela agrada a Deus e demonstra amor com os outros. Pense naquelas pessoas que você passa algum tempo e pensa: “Quero ser assim!”. E pense naquelas: “Se for pra ser como fulano, prefiro permanecer como estou”.
Você deve ser o primeiro tipo de pessoa. Não se trata de agradar a todo mundo, mas de que, gostem de você ou não, sua conduta íntegra, amorosa e espiritual seja inquestionável.
ENSINAR: Há uma frase popular que diz “Pregue o tempo todo, se necessário use palavras”. Não existe se, pois não há evangelismo sem exposição e estudo das Escrituras.”…Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? … Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”. (Romanos 10:17)
Algumas vezes, quando inspiramos e atraímos outros à Cristo, portas naturalmente se abrem pra que a Mensagem seja compartilhada. É mais fácil querer ouvir sobre Jesus da boca daqueles em que O vemos refletido. O cristão deve ser um amante e estudante da sua Bíblia, para conhecer a Deus e estar preparado para ensiná-la.
Diferente do que podem imaginar, o dever de ensinar o Evangelho não está restrito aos líderes na igreja, mas a todos os discípulos. (Mateus 28:18-20) Ou seja, a mim e a você que decidimos seguir Jesus através do batismo.Se eu ensino, mas não inspiro, está incompleto. Se eu inspiro, mas não ensino, está incompleto. Os dois precisam andar lado a lado.Mas calma! Não se desespere… Essa missão parece difícil demais? Não se esqueça que não estamos sozinhos nessa. O Espírito Santo tem prazer em pôr a mão na massa dentro de nós, e nossa inspiração vem da comunhão com Deus, uma coisa está ligada a outra. Estude sua Bíblia, viva segundo os ensinamentos de Jesus, aprenda mais a cada dia e você estará caminhando para uma vida de evangelismo eficaz.
Que Deus seja glorificado em nossas vidas e cada passo nosso leve outros a caminharem conosco, ao lado daquele que é o Caminho!
Deus nos abençoe.