HISTÓRIA DA IGREJA DE CRISTO GUANABARA – 2ª PARTE

Por: J Araujo

A congregação da igreja de Cristo, no bairro Guanabara, em Campinas, SP, apesar de recente, tem muita história pra contar. O primeiro culto foi realizado no dia 02 de abril de 2000. Tanto é verdade que tive que dividir a história em duas partes. Hoje estou trazendo a  segunda parte dessa história, e para isso, fui bater um papo com nosso irmão Allen Dutton Jr. Pra quem não conhece, o que é pouco provável, o Allen é médico oftalmologista, mas, dedica o seu tempo na missão de espalhar o evangelho – tradição de família vamos dizer assim – seu pai Garner Allen Dutton, foi um exemplo de missionário nessa tarefa. Eu assumi a responsabilidade de contar esta historia da maneira mais resumida possível, não foi  uma tarefa fácil por mais que eu tenha dividido em duas partes, a primeira pode ser conferida aqui.

Allen e Robin / Imagem: J Araújo

Allen, como iniciou a congregação no bairro Guanabara em Campinas?

Minha família chegou aqui, no Brasil, em Campinas, em maio de 1993, existia somente uma congregação aqui na cidade de Campinas, no bairro São Bernardo. Nós começamos o trabalho lá no São Bernardo em maio de 1993, existia outro missionário chamado Mark Hagewood e Carolina, com a sua família e, a igreja do São Bernardo, naquela época, tinha umas 60 pessoas frequentando lá.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, céu e atividades ao ar livre
Ken & Terri

Nós começamos o trabalho lá, junto com o Mark, e ficamos até o final de 1999, no São Bernardo, e a ideia era sempre começar uma congregação nova na cidade de Campinas em um bairro afastado do São Bernardo, no final de 1999, minha família, então saiu do São Bernardo, para começar o trabalho aqui no bairro do Guanabara, e nessa época, outra família de missionários que estava vindo de Florianópolis, SC, Ken Graves e Terri sua esposa se mudaram aqui para Campinas para nos ajudar no começo desse novo trabalho no bairro do Guanabara.

Mark & Carolina

Compramos com a benção de Deus o primeiro prédio aqui no Guanabara em agosto de 1999, então quando nós começamos o trabalho aqui no ano 2000, nós já tínhamos um local para nos reunir. O primeiro culto aqui no Guanabara foi em 2 de abril do ano 2000, estávamos em cinco famílias, que começamos o trabalho aqui, minha família, a família da Joana e os seus dois filhos, o Rafael e o Bruno e mais duas famílias que infelizmente hoje não fazem mais parte da igreja.

No ano de 2002, colocamos todos os métodos de evangelismo possíveis, tivemos várias campanhas, dos Estados Unidos, tivemos irmãos que vinham para cá para nos ajudar os finais de semana. Tivemos coisas para as crianças cursos por correspondência, tentamos vários métodos e todos eles são muito bons, todos eles funcionam, mas nós queríamos tentar um método diferente que chamamos de curso de teologia, começamos o primeiro curso no ano 2001, estão, no primeiro ano da igreja aqui nós começamos com o Curso de Teologia, tivemos poucas pessoas naquela época, eu lembro-me que o curso tinha talvez 10, 12 pessoas no curso de teologia, o curso foi crescendo, crescendo, crescendo e trazendo mais pessoas para conhecer a igreja, a igreja foi crescendo. (Hoje a media de frequência do curso gira em torno de 100 pessoas por semestre).

No ano de 2004, nós inauguramos nosso salão, ao lado dessa primeira casa tínhamos, naquela época, talvez umas 60 pessoas que frequentavam aqui. Já compramos a casa do lado desse nosso prédio para no futuro aumentarmos o nosso salão o que conseguimos fazer em 2015. E hoje, 2017, nós contamos com 220 irmãos e irmãs que frequentam aqui no Guanabara, com uma frequência média de 240, 250 pessoas.

Ok! Allen, também posso agora, entrar na conversa e dizer que eu sou fruto desse curso de teologia, eu posso dizer para as pessoas que da época que eu estou aqui, há mais de 5 anos eu vi a explosão de crescimento nessa congregação.

E nós continuamos trabalhando firme para o crescimento dessa obra para honra e glória do Senhor Jesus.  Eu gostaria que você nos dissesse quais são, ainda, mesmo com todo esse crescimento, os planos da congregação do Guanabara, daqui para frente.

Salão principal
Imagens: J Araújo

– Ah, preciso falar outra coisa também, hoje nós contamos com quatro evangelistas tempo integral aqui no Guanabara, além da minha família, contamos com o Alisson Terra, Márcio Gama e César Santos, 4 evangelistas que trabalham tempo integral e isso têm ajudado muito no crescimento da igreja. Aqui no Guanabara, sempre foi uma igreja de visão missionária e evangelística e dentro dos nossos alvos estão começarmos novas congregações na Grande Campinas e na cidade de Campinas.

Há alguns anos atrás começamos uma congregação no bairro do Campo grande – Campinas e, esta congregação hoje, já conta com o prédio próprio, já conta com aproximadamente 90 irmãos que se reúnem no primeiro dia da semana, lá no Campo Grande. Começamos também uma congregação na cidade de Simonésia em Minas Gerais e essa congregação conta com vinte irmãos que se reúne em um prédio próprio também.

Dentro dos alvos que temos aqui no Guanabara, no final do ano de 2017, nós queremos escolher um novo local para que a igreja comece um novo trabalho, ou numa cidade da Grande Campinas, talvez Paulínia, talvez Hortolândia, talvez Sumaré, ou mesmo num bairro aqui da própria cidade de Campinas.  São nossos alvos para termos um novo local e começarmos uma congregação e continuarmos crescendo, tanto em número quanto em maturidade espiritual para que possamos começar novas congregações.

Obrigado Allen, por esse histórico maravilhoso. Que Deus nos abençoem para continuarmos crescendo, em primeiro lugar o crescimento espiritual.

– Eu que agradeço, obrigado Araújo, Deus abençoe você também nesse grande trabalho que você faz.