Iniciativas de Música Vocal

São Paulo 26 de Julho – A Igreja de Cristo, conhecida por sua prática bíblica tradicional de cantar a capela sem instrumentos, está se destacando como uma referência no mundo dos cânticos vocais. Com o objetivo de fortalecer essa tradição e promover a harmonia musical entre seus membros, a igreja lançou uma série de iniciativas, incluindo a publicação de vários artigos no Portal da Igreja de Cristo e o desenvolvimento de recursos tecnológicos inovadores.

Entre os destaques dessa nova fase está o aplicativo “Adoração e Harmonia“, desenvolvido por membros da Igreja de Cristo, que oferece aos fiéis uma vasta biblioteca de 140 hinos e cânticos. O aplicativo, idealizado por Junior Lira e Alexandre Girodo e desenvolvido pelo irmão Daniel Cruz, é totalmente gratuito e está disponível para download na App Store e loja do Android.

O “Adoração e Harmonia” (versão para Android com o mesmo nome) não é apenas uma ferramenta para ouvir; ele também funciona como um curso de música portátil. O aplicativo permite que os usuários identifiquem suas próprias vozes e aprendam a cantar de maneira harmônica. Entre os destaques musicais do aplicativo estão cânticos compostos por Helgir Girodo, um irmão de Belo Horizonte, que é um prolífico compositor de hinos cantados nas congregações da Igreja de Cristo.

Além do aplicativo, você pode visitar um site que oferece uma coleção de músicas em inglês compostas por irmãos das igrejas de Cristo nos Estados Unidos, disponível no site Church of Christ Songs.. Esse recurso adicional permite que os usuários explorem uma diversidade de estilos e composições, promovendo uma maior integração entre as congregações internacionais. Você pode abrir também no celular pelo link: https://www.churchofchristsongs.com/listen/.

Com essas iniciativas, a Igreja de Cristo está não apenas preservando sua tradição bíblica de cânticos a capela (sem instrumentos), mas também se tornando um modelo e referência para o mundo religioso. O compromisso com a excelência musical e a harmonia vocal continua a ser uma prioridade, reforçando a importância da adoração coletiva e do ensino musical entre os fiéis.

Irmãos de forma independente também estão trabalhando para ajudar as congregações da igreja de Cristo em todo o Brasil a investirem em cânticos vocal como os irmãos Marcos Menaldo, Adriano Freire e Bruno Tubio que tem um canal de música vocal no Youtube.

Alguns grupos de irmãos se juntaram para cantar acapela e um dos primeiros foi o grupo Sua Imagem, um grupo de irmãos de Campinas. Você pode ouvir a seleção de cânticos gravados através do Spotify CLIQUE AQUI.

Para mais informações sobre o aplicativo e outros recursos, acesse o Portal da Igreja de Cristo e explore os artigos e conteúdos disponíveis.

Atualização. Em 2017 a igreja de Cristo no Cajuru, Curitiba, promoveu um workshop sobre música vocal. Você pode assistir no vídeo abaixo.

Atualização: O Ministério Resgate também investiu em produção de música vocal quando lançou o CD com Elisabete Marques. Você pode saber mais sobre este serviço do Ministério Resgate Clicando Aqui.

No mês de abril de 2017, o RESGATE MÚSICA produziu e lançou o 1* CD intitulado “Humildemente Te Louvo”, é composto por 12 músicas de compositores como Helgir Girodo ( Belo Horizonte) e Lucas Braz (Rio de Janeiro) e foi interpretado por Elizabete Marques (Pres. Prudente). Todos são nossos irmãos que dedicaram seu tempo, suas composições, sua voz, seu dinheiro para que tenhamos música vocal de qualidade e referência em nosso meio.