fbpx

JESUS E A ANSIEDADE

Certa vez participei de uma palestra com um psicólogo muito reconhecido aqui na minha cidade (Araçatuba-SP). O tema era “ansiedade”. Em certo momento da sua fala o palestrante disse: “Ansiedade para quê, se a cada minuto que passa estamos mais próximos da morte?”. Aquilo me marcou muito.

Acredito que o trecho de 1 Pedro 5:7 é bem conhecido: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Isso está relacionado à nossa capacidade e escolha de entregar ao SENHOR nossos desejos, sonhos, preocupações, medos, enfim, tudo o que nos causa ansiedade.

Contudo, existe uma ansiedade que pode ser diária em nossas vidas. Ansiedade sobre o emprego, os estudos, os relacionamentos, dentre outras situações do cotidiano.

Caracterizando ansiedade, podemos dizer que está diretamente ligada ao grande desejo ou aflição por algo que pode (ou não) vir a acontecer, ou seja, é sobre o futuro. Jesus teve esse sentimento.

“E lhes disse: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer”. Lucas 22:15.

Claro! A chave está no equilíbrio! Sim, tudo que é em excesso, pesa. Em poucos versículos antes desse, o próprio Jesus nos diz como lidar com a ansiedade.

“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente”. Lucas 21:34.

Nós, cristãos, aguardamos o dia em que estaremos com nosso Senhor na vida eterna. A cada segundo nos aproximamos desse futuro, seja por meio da nossa morte ou da volta de Jesus. Mas preste bastante atenção: Jesus não deseja ver nossos corações sobrecarregados com preocupações e ansiedades. Ele sabe que precisamos conviver com elas, mas não devemos permitir o excesso, a angústia constante, a ausência frequente de ânimo e de alegria. Como?

Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:36

Jesus nos incentiva a vivermos o momento presente. Valorizarmos o aqui e o agora. Ele quer nos encontrar de pé, inteiros, saudáveis, não deseja nos encontrar caídos, quebrados ou machucados. Para isso, nosso Pai nos concedeu irmãos, irmãs, a bíblia, o Espírito Santo e ainda podemos ter ajuda profissional.

Se a ansiedade tem atrapalhado sua caminhada, tem deixado você caído ou caída, leia novamente os versículos acima e entenda que Deus quer o melhor para você. Então, se cuide e permita que outros te ajudem nesse processo. Nosso Pai e seu filho Jesus nos amam, e nós precisamos valorizar isso.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?