Novo Aplicativo da Igreja de Cristo Promete Fortalecer a Fé e Conectar Fiéis

Novo Aplicativo da Igreja de Cristo Para Fortalecer e Conectar Fiéis

São Paulo, 9 de Julho de 2024 – Na era digital, a Igreja de Cristo tem que aprender a se adaptar e usar a tecnologia a seu favor no Brasil e assim, mais uma vez inova ao lançar um aplicativo destinado a conectar e engajar seus membros de forma prática e moderna. Em uma entrevista exclusiva com

Daniel trabalhando no aplicativo da igreja de Cristo

Daniel Cruz, o desenvolvedore do aplicativo na versão 3.0, ele compartilhou detalhes sobre os desafios, objetivos e funcionalidades do novo app.

Comunhão News: Daniel, qual foi o maior desafio na criação deste aplicativo?

Daniel Cruz: Acredito que o maior desafio foi pensar nas novidades e como implementá-las da forma mais intuitiva possível. A ideia já existe há mais de seis anos, mas esta última versão levou cerca de seis meses para ser desenvolvida. Liberamos uma versão de testes para vários irmãos durante três semanas, e suas sugestões, ideias, melhorias e correção de bugs foram extremamente úteis para a finalização do aplicativo.

Comunhão News: Qual foi a ideia central ao desenvolver este aplicativo?

Daniel Cruz: Desde o início, queríamos que o aplicativo pudesse conectar e engajar as pessoas tanto dentro quanto fora da Igreja de Cristo. Nosso objetivo principal é utilizar a tecnologia para fazer a igreja mais conhecida e também fortalecer a fé de todos os que usarem esta ferramenta, pois ela contém muito material que, com o tempo tem a tendência de aumentar. Em um mundo onde gastamos muito tempo em aplicativos que pouco nos acrescentam, o app da Igreja de Cristo busca oferecer um conteúdo rico de maneira acessível e rápida. Por exemplo, o usuário pode assistir a um vídeo de reflexão sobre um versículo único em apenas três minutos ou ler um estudo em vídeo ou texto para um devocional em cinco a dez minutos.

Comunhão News: Quais funcionalidades o aplicativo oferece para alcançar esse objetivo?

Daniel Cruz: O aplicativo contempla diversas funcionalidades:
– Meditação diária: vídeos de no máximo três minutos com reflexões baseadas em um único versículo.
– Notícias sobre a Igreja de Cristo.
– Estudos em vídeo ou texto para momentos devocionais.
– Bíblia Sagrada, onde os usuários podem fazer anotações, favoritar versículos e compartilhar.
– Anotações para pedidos de oração e notas sobre pregações.
– Mapa de congregações com endereços, contatos e rotas.
– Eventos, aproximando as congregações e informando sobre atividades em que possam participar.

Comunhão News: Quais são os planos para futuras atualizações?

Daniel Cruz: Temos muitas ideias. Futuras atualizações se concentrarão em melhorias e ajustes de usabilidade. Planejamos incluir:
– Login de usuário para informações pessoais vinculadas à conta.
– Notificações de eventos e novos estudos.
– Personalização por localização.
– Novas versões da Bíblia além da NVI.
– Sistema de feedback para entender quais conteúdos são mais relevantes.
– Histórico de meditações diárias.

Comunhão News: E como é o processo de desenvolvimento dessas funcionalidades?

Daniel Cruz: Escrevemos a funcionalidade, pensamos na implementação visual e de usabilidade, desenhamos visualmente e finalmente desenvolvemos. Depois, fazemos testes e ajustes para garantir que tudo funcione perfeitamente. Além disso, há um banco de dados que é constantemente alimentado com novos conteúdos e atualizações.

Comunhão News: E quanto aos custos de manutenção do aplicativo?

Daniel Cruz: Buscamos não cobrar pelo aplicativo. O custo de manutenção varia conforme o tamanho da atualização. A média de preço por hora de um desenvolvedor é R$100. A hospedagem no Play Store é de $25 (dólares) uma única vez, e na Apple é $99 (dólares) anualmente. O banco de dados cobra conforme a quantidade de uso, mas, em média, para 1000 downloads por dia, fica em torno de $50 (dólares) por mês. Atualmente, esses custos são arcados pela Igreja de Cristo no Brasil, e eu mesmo pago a hospedagem na Apple.

Comunhão News: Como as pessoas podem ajudar tanto na atualização quanto na manutenção do aplicativo?

Daniel Cruz: Vários irmãos de vários Estados do Brasil participaram dos testes e enviaram sugestões e já conseguimos implementar. Novas sugestões e identificação de Bugs serão bem vindas. Tem uma página em que os interessados podem participar fazendo doações <CLIQUE AQUI>. O aplicativo é gratuito, mas tem um alto custo e por ser dependente de lojas americanas para hospedar e distribuir, te um alto custo e em dólar.

Comunhão News: Quando a nova versão estará disponível?

Daniel Cruz: Estamos terminando o período de testes e implementações. Logo, ainda em Julho, estará disponível para todos baixarem. Esperamos que todos possam fazer bom uso do aplicativo diariamente e que seja edificante para toda a igreja. Além disso, é uma forma de divulgar as igrejas de Cristo, porque você pode compartilhar passagens bíblicas, estudos, vídeos de meditação na Palavra, etc.

Conclusão

O novo aplicativo da Igreja de Cristo é uma ferramenta inovadora que promete fortalecer a fé e conectar os fiéis de forma moderna e acessível. Com diversas funcionalidades e planos de atualizações contínuas, a iniciativa demonstra um compromisso em utilizar a tecnologia para promover o crescimento espiritual.