fbpx
O Brasil em Chamas

O Brasil em Chamas

Você deve ter acompanhado os acontecimentos no período de seca no Brasil. Milhares de focos de incêndio, matas sendo destruídas, rios e lagos desaparecendo, animais sendo consumidos pelo fogo e danos em todo o tipo de vegetação.

De fato é muito triste o que o Brasil passou e ainda passa em alguns locais neste ano de 2024. Mas tudo isso pode contribuir para nossa reflexão, e aqui nem entro na questão ambiental, Deus nunca disse para destruímos a natureza. Mas podemos fazer um paralelo com a vida espiritual.

O primeiro ponto que quero ressaltar, o fogo, as queimadas assustam muitos, mas nós muitas vezes esquecemos que o fogo eterno é algo muito pior que o fogo na nossa carne. 

“Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mt 13:41,42

Então se as queimadas são severas, muito mais o inferno. Por isso devemos nos encorajar e animar uns aos outros, para que todos cheguemos à salvação. 1 Tessalonicenses 5:11-24

O segundo ponto, a terra árida, seca, desértica que se forma após um incêndio ou queimada. Você já sentiu sede em um deserto? Já sofreu para respirar mesmo que nas queimadas que o Brasil tem sofrido? Que sensação não é? Passar a sede, a garganta seca, aquela secura que nos cerca. O que mais queremos é água, gelada, refrescante…

Sl 63:1 e 2 nos diz:

Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.

O salmista tem sede de Deus, ele compara uma terra seca, como a das queimadas, uma terra cansada, desértica. Assim deve ser nosso anseio por Deus, devemos ter sede Dele. Mais do que a água, vital para nosso corpo, Deus é vital para nossa alma. 

E o salmista continua (Sl 63:3 e 4)

Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

Essa é a vida do cristão, mesmo cercado pelos desertos do mundo, temos a vida em Deus, através de Cristo Jesus! O amor e a benignidade de Deus são maiores que a vida.

E por fim, mesmo uma terra arrasada, queimada, destruída tem o poder de se regenerar, temos inúmeros exemplos em nosso país de locais consumidos que foram reflorestados, onde não havia sobrado sequer uma árvore, milhares delas brotaram.

Nossas vidas também.  1 Pe 1:23 no diz:

Vocês foram regenerados não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

Essa é a mensagem de Jesus, a boa nova, todos os que se arrependem podem nascer de novo, de uma nova semente, para a vida eterna! E mais, essa é a mensagem que devemos pregar, que devemos propagar, que devemos espalhar…Eis que o semeador saiu a semear…

Plante essa semente nesse mundo em chamas!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?