fbpx

A Bíblia e o Suicídio

“Ninguém sabe o que aconteceu… ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender. Dorme agora… É só o vento lá fora”

Nunca é um assunto fácil e, na maioria das vezes, as pessoas preferem não falar. Não me lembro de ter ouvido, durante meus mais de 20 anos como cristão, uma mensagem específica sobre o suicídio. Mas é um assunto do qual precisamos conversar.

Causas

Por que as pessoas se suicidam? Cada um tem seu motivo, suas dores, mas conversando com os que estiveram perto, mas não concluíram o ato, conseguimos algumas informações.

Muitas pessoas buscam o suicídio como última alternativa, outros como a “cura” para uma dor profunda, e outros ainda por um sentimento muito forte e pesado que tira a vontade de viver.

A Bíblia não fala muito sobre o suicídio, mas fala, mesmo que existam poucas passagens; algumas podem nos ajudar a entender e lidar melhor com isso.

“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.” Atos 16:27

O carcereiro desta passagem tinha uma função principal: impedir a fuga dos presos. Mas, quando viu as celas abertas, imaginando que sua tarefa não tinha se cumprido, sabendo da punição, da vergonha e talvez de muitas outras coisas, decidiu tirar sua vida.

E é assim que muitos pensam: diante de uma situação grave e severa, sem enxergar uma solução, buscam o suicídio.

Mas será que não existia uma outra opção para esse carcereiro? E a resposta é: Sim!

“Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” Atos 16:28-30

Interessante, pois aquele medo do carcereiro, aquela situação que ele imaginava ser irreparável, nem havia acontecido de fato. Os presos não haviam fugido; a punição não era certa, e sim, existiam outras soluções, mesmo que os presos tivessem fugido.

Com uma única exceção, todas as situações têm uma solução nesta terra. Mas muitas vezes deixamos o desespero, a ansiedade, a imaginação e até a antecipação tomarem conta de nossa mente e, posteriormente, de nosso corpo e atos. Foi o que aconteceu com o carcereiro. Muitas vezes sofremos com antecedência ou deixamos que os problemas nos ceguem.

Porém, mesmo sob pressão, mesmo tomado de sentimentos ruins, o carcereiro buscou mais do que a fuga de seus problemas nesta terra; buscou a salvação de sua alma:

“Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.” Atos 16:31-33

E dessa forma, esse carcereiro saiu de uma tentativa de suicídio para um salvo em Cristo.

Considerações

E o que essa história nos ensina?

1. Sempre temos uma saída e, mesmo que nossa capacidade humana não dê conta de enxergar, Deus é infinitamente maior que nossa visão e nossos problemas. Não há nada neste mundo ou fora dele que seja maior que Deus.

2. Nesta terra teremos aflições, porém todas elas podem ser encaradas como um teste, e o suicídio é o atestado de falha deste teste (Mt 10:22).

3. Nenhuma dor neste mundo pode ser comparada à alegria que nos espera no céu. Todo sentimento que nos impede de ver isso precisa ser trabalhado, diminuído e até destruído, para que possamos enxergar, por mais difícil que seja, a vida eterna!

Até Judas, que entregou Jesus, foi chamado de amigo por Jesus:

“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam.”

Isso nos leva a afirmar que Jesus pode ser comparado com nada nesta terra, apesar de ter vivido conforme as mesmas regras que nós, as mesmas dificuldades, num corpo como o nosso. Logo, em vez de nos entregarmos à morte, podemos nos entregar a Ele, e isso é uma escolha que fazemos quando as piores situações da vida nos encobrem.

Sabe aquela história do “vale da sombra da morte”? Jesus é maior e, com Ele, não temeremos mal algum…

Uma brisa num dia quente…

Então, se você ou alguém que conhece passa por uma situação de suicídio, eu recomendo, claro, a procura por um profissional, muita conversa, mas também alguns passos.

Faça as seguintes perguntas:

1. Caso você cometa suicídio, como ficam as pessoas que te amam? Muitas pessoas te amam de verdade. Como será a vida delas sem você? Elas merecem sofrer essa dor?

2. Se seus três principais problemas sumissem de uma hora para outra, será que sua vontade de cometer suicídio permaneceria? E se esses problemas, que agora parecem imensos, forem menores, como no caso do carcereiro?

3. Se você pudesse escolher entre o fogo eterno e a vida eterna com Jesus, qual escolheria? E se o fogo eterno só aumentasse sua dor e a vida eterna com Jesus acabasse com sua dor de uma vez por todas, qual escolheria?

**E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.**
Apocalipse 21:4

Essa é a promessa de Deus aos que suportarem, aos que lutarem e aos que se entregarem a Ele.

4. Que mensagem você deixaria para seus familiares e amigos? O que eles fizeram de tão errado para você cometer tal ato? E se você visse o sofrimento deles e não pudesse mais voltar, nunca mais os encontraria? Nunca mais poderia pedir perdão ou dizer um “eu te amo”… não seria sua dor ainda maior?

5. E aqui vai um desafio: fale com 10 pessoas que conhecem seu problema e pergunte a opinião delas, como elas poderiam ajudar. Questione, seja sincero…

Talvez seus problemas não tenham uma solução curta e imediata, mas eles têm. Lembre-se de que, nos piores momentos de sua vida, Jesus está no mesmo lugar, e não é mais na cruz. Ele está te esperando, como um pai espera um filho, como um pastor busca suas ovelhas, como um rei que prepara uma festa para seu descendente ou servo fiel.

E sim, sempre existe uma saída… Deus, mais que nosso corpo, entregou Seu Filho para salvar nossas almas.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?