fbpx
Paris 2024

Paris 2024

Ah, os Jogos Olímpicos! A cada quatro anos, as nações se unem pelo esporte, cada uma enviando alguns dos seus melhores atletas para competirem em diversas modalidades. Essas são as Olimpíadas modernas, inspiradas nos jogos gregos antigos, mas para a Bíblia nada disso era novidade.

Quando olhamos para certos trechos, como alguns escritos de Paulo e do autor de Hebreus, vemos evidências das competições esportivas. Paulo, por exemplo, ao falar da vida eterna e da coroa incorruptível, nos leva para o centro da competição:

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” (1 Coríntios 9:24)

O autor de Hebreus nos leva para o centro da torcida:

“Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)

Da mesma forma que os antigos, hoje eu quero falar de um atleta, especificamente de um sujeito chamado Yeldos Smetov, judoca do Cazaquistão. Muitos atletas sonham em ganhar uma medalha olímpica; outros, apenas em estar lá competindo.

Yeldos já havia ganhado em duas edições anteriores, uma medalha de bronze e outra de prata, o que para muitos é um feito extraordinário. Mas ele não se contentou com isso; seu objetivo era ganhar uma medalha de ouro. Ele chegou a declarar que “não deixaria a arena de competição até conquistar o ouro”. Com 31 anos, o que para muitos é uma idade avançada para o judô, ele já se propunha a lutar até os 40.

Sua persistência rendeu frutos em Paris. Enfrentando um atleta da casa, com toda a torcida contra, Yeldos conquistou a tão sonhada medalha de ouro olímpica. E que lições essa história nos traz? Será que chegamos ao mesmo nível de comprometimento que este judoca?

Como cristãos, será que estamos dispostos a fazer o que for possível para conquistarmos a coroa da vida eterna? Será que estamos dispostos a lutar todos os dias para nos aproximarmos de Jesus?

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” 1 Coríntios 9:25

Como um atleta, o cristão deve estar pronto para vencer um dos adversários mais difíceis: ele deve vencer, muitas vezes, a si mesmo. Como um atleta que se domina, que tem disciplina, perseverança e até esperança, nós, discípulos de Jesus, devemos ter a mesma tenacidade, a mesma gana de vencer, não para um prêmio na terra, mas nos céus.

Que tenhamos forças, sabedoria e perseverança para chegarmos à coroa da vida!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?