fbpx
RESPONSABILIDADE DO PAI E DE DEUS

RESPONSABILIDADE DO PAI E DE DEUS

Nós não sabemos, na prática, o papel do homem e da mulher. Esposas, já se pegaram repetindo a mesma coisa para o seu marido ou para os filhos, tentando corrigir um comportamento que você sabe que não agrada a Deus? Talvez você já tenha falado uma, duas, três vezes, e nada parece mudar. A frustração cresce, e você se sente como uma “mulher goteira” (Provérbios 27:15-16), sempre repetindo a mesma coisa. Mas e se eu te dissesse que o problema não está na sua insistência, mas no fato de que você está tentando assumir um papel que não é seu?

Um bom relacionamento com os filhos, começa com um bom relacionamento com o marido. As mulheres devem a ser submissas aos seus maridos, enfatizando que um comportamento virtuoso pode influenciar positivamente até mesmo maridos não crentes. O apóstolo Pedro desencoraja a excessiva preocupação com a aparência externa, valorizando antes a beleza interior, caracterizada por um espírito manso e tranquilo. Cita exemplos históricos de mulheres santas que se comportavam dessa maneira, como Sara, que obedecia a Abraão. Pedro conclui incentivando as mulheres a seguirem esse exemplo, praticando o bem sem medo (1 Pe 3:1-6).

O Papel da Esposa: Ajudadora, Não Corretora

A Bíblia nos ensina que a esposa é chamada para ser uma ajudadora idônea (Gênesis 2:18). Isso significa que você está ao lado do seu marido para apoiá-lo, encorajá-lo e oferecer uma perspectiva diferente. No entanto, ser ajudadora não significa ser a pessoa que corrige ou muda o comportamento dele e até mesmo dos filhos. Muitas vezes, as esposas, caem na armadilha de tentar “consertar” seus maridos e filhos, como se fosse sua responsabilidade moldá-los à imagem que acham correta.

Mas a verdade é que a correção não é função da mulher. Quem corrige o filho em casa é o pai e este não é o papel da mãe. Se você como esposa idônea tenta várias vezes corrigir seu filho sem sucesso, experimente conversar com o pai dele e deixe ele tomar as providências. Você tem o papel de auxiliar seu marido na educação dos filhos e também servir de conselheira idônea na forma que ele vai tratar a situação naquela conversa que você vai ter com as crianças.

Da mesma forma, é o Pai celestial é quem tem o poder de transformar o coração do seu marido. Quando você tenta fazer isso com suas próprias forças, acaba se desgastando e, muitas vezes, criando mais atrito no relacionamento.

A Correção Vem de Deus

Provérbios 3:12 nos lembra que “o Senhor corrige a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”. Deus é o Pai do seu marido, seja ele crente ou não e, Ele é quem tem o poder de corrigir e transformar. Quando você tenta assumir esse papel, está, na verdade, tirando de Deus a oportunidade de agir na vida do seu esposo.

Isso não significa que você deve ignorar comportamentos que não são saudáveis ou que desagradam a Deus. Mas, em vez de tentar resolver tudo com suas palavras, que tal levar essas questões ao Pai celestial? Ore por seu marido, entregue a Deus as áreas em que ele precisa de mudança. Deus conhece o coração dele melhor do que você, e Ele sabe exatamente como agir.

Você é a auxiliadora do seu marido, mas também deve ser a auxiliadora do Pai dele, auxiliadora de Deus. Como você vai ajudar a Deus?

“Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus (1 Pedro 3:1-4)

O Poder da Oração

Muitas vezes, subestimamos o poder da oração. Achamos que falar diretamente com nosso marido vai resolver mais rápido do que esperar em Deus. Mas a verdade é que a oração é uma ferramenta poderosa. Quando você para de tentar resolver as coisas com a força do seu braço e começa a colocá-las diante de Deus, você abre espaço para que Ele aja.

Na minha experiência como ministro da palavra, presenciei muitas vezes as mulheres orando e orando e muitas vezes parece que elas não estão sendo ouvidas, mas uma mudança nítida também consegui observar: elas mudaram. Quando nós mudamos, o mundo todo começa a mudar. Seja para melhor ou para pior. Ore para que você primeiro comece a mudar, assim você cria espaço para a mudança do seu marido e filhos.

Filipenses 4:6-7 nos encoraja a não andarmos ansiosos por coisa alguma, mas, em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, apresentarmos nossos pedidos a Deus. E o resultado? “A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Quando você entrega a Deus as áreas em que seu marido precisa de correção, você não só permite que Ele trabalhe no coração dele, mas também experimenta a paz que vem de confiar no Senhor.

Deixe Deus Ser Deus

É importante lembrar que Deus tem um plano para o seu marido, assim como tem para você. Ele está trabalhando na vida dele, mesmo que você não veja. Às vezes, o processo de transformação é lento, mas isso não significa que Deus não está agindo. Confie no tempo de Deus e na maneira como Ele escolhe corrigir e moldar o seu esposo.

Em vez de ser aquela “mulher goteira” que repete a mesma coisa várias vezes (Provérbios 27:15), seja uma mulher de oração. Coloque as questões que te incomodam diante de Deus e confie que Ele está no controle. Isso não só vai aliviar o peso que você carrega, mas também vai permitir que o seu casamento floresça de uma maneira que você talvez nunca tenha imaginado.

Conclusão: O Seu Papel é Amar e Orar

No final das contas, o seu papel como esposa é amar, apoiar e orar pelo seu marido e filhos. A correção e a transformação vêm de Deus. Quando você para de tentar resolver tudo com suas próprias forças e entrega essas questões ao Pai celestial, você verá a glória de Deus se manifestando no seu casamento e no relacionamento com seus filhos.

Então, da próxima vez que você se sentir tentada a corrigir seu marido e filhos, lembre-se: quem corrige o filho é o Pai, não a esposa. Coloque suas preocupações diante de Deus, e confie que Ele está trabalhando. Afinal, Ele é o único que pode transformar corações.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?