fbpx

SEM FORÇA

Antes de iniciar este artigo, peço que você leia com atenção cada versículo bíblico aqui mencionado, isso faz toda a diferença. Bom, vamos lá.

Eu não estou aqui para medir forças e comparar situações. A Bíblia diz que “cada coração conhece a sua própria amargura” – Provérbios 14:10. De modo geral, muitas coisas podem tirar nossas forças: o pecado cometido por nós, o pecado cometido por quem amamos, necessidades financeiras, problemas sérios de saúde, brigas e discórdias, dentre outros.

Em Salmos o SENHOR nos mostra que um vale pode se transformar em um manancial, em fonte de bênçãos para nós mesmos e para outros. Sim, Deus permite que situações aconteçam para que a gente veja Seu poder transformador. Mas se não abrirmos os olhos para isso, corremos o risco de perder de vista essa maravilha e ficarmos presos para sempre em um vale seco.

“Como são felizes os que em ti encontram a sua força, e os que são peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de lágrimas, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de bênçãos. Prosseguem o caminho de força em força” – Salmos 84:5-7.

Está tudo bem não termos força em alguns dias a ponto de ficarmos deitados/as, sem saber o que fazer, o que falar ou como orar. O importante é sermos peregrinos de coração! Mesmo tristes e sem forças nosso coração precisa estar confiante no SENHOR. E quando somos assim, conseguimos fazer da nossa tristeza, fonte de bênçãos. Prosseguimos renovando as forças a cada momento. Mas nossa força deve estar n’Ele.

Estando n’Ele nossa força, não podemos permanecer neste vale. Ao contrário, precisamos nos levantar e transformá-lo. O versículo tem os verbos “passarem” e “fazem” – verbos de ação. Somos eu e você que precisamos levantar, passar por isso e fazer a transformação, mas a força para tal vem de Deus.

Falar é fácil né?! Então como buscar a força de Deus se estamos sem forças?

“Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada” – Êxodo 17:11-13.

De quem foi a força para a vitória? De Deus. Quem teve acesso a essa força? Moisés. Como? Com suas mãos erguidas para os céus, voltadas a Deus. O que ele fez para conseguir? Precisou de ajuda. Não uma, mas duas. Em períodos de lutas precisamos nos manter voltados a Deus, mas quando a força acaba só precisamos nos sentar e pedir ajuda. Tenha mais duas pessoas que estejam orando por você, que possam te ajudar a manter suas mãos e seu olhar no SENHOR. Ajuda não é opção, é necessidade.

Mas não dependa apenas da ajuda. Pegue a bíblia e leia! Ela não é tão pesada e, mesmo sem forças, dá até pra ler com o corpo deitado. Comece a cantar um hino. Pode ser corinho mesmo ou só o refrão de algum que você se lembrar, mas adore ao SENHOR, porque mesmo você estando em um vale de lágrimas Ele está com você.

“Não tenha medo, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu (minha). Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o SENHOR, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador” – Isaías 43:1-3.

Forte e lindo não é mesmo? O problema é que não prestamos atenção novamente nos verbos e advérbios. A palavra “quando” revela que Deus está nos dando a certeza de que vamos estar em meio às situações que parecem que vão nos tirar o folego, afogar, queimar. Mas os verbos usados pelo nosso Pai são “atravessar” e “andar”. Deus não quer nos ver parados.

Sabe quem quer nos ver paralisados? Satanás. Ele não quer nos matar de uma vez, mas sim nos estacionar, nos fazer pensar que não há libertação completa dos pecados. Quer que pensemos que laudos e diagnósticos médicos são definitivos e únicos, que sem a quantidade “x” de dinheiro não há como viver. Não são essas palavras que Deus tem para você. Os verbos da palavra do Senhor são de ação para a transformação.

O próprio Jesus pede para que nos lembremos de uma pessoa (além dele mesmo na instituição da ceia). Não é Moisés, Abraão, Ester ou Maria. Cristo a cada dia nos instrui:

“Lembrem-se da mulher de Ló!” – Lucas 17:32.

Não sabemos o nome dela, nem de qual família veio, tampouco a Bíblia registra detalhes do seu passado. O que sabemos sobre ela basta! Ela olhou para trás e foi paralisada. Em um lugar que era apenas para ela passar, atravessar, ela ficou. Deus não quer que a gente fique onde estamos. Ele quer nos ver em movimento, em direção a Ele!

Então vamos levantar, atravessar, prosseguir, deixar para trás o que nos prende ou escraviza, e buscar todos os dias forças em Deus! Ele é a nossa fonte, Ele é soberano e Ele tem cuidado de nós.

“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não endureçam o coração” – Hebreus 4:7.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?