Um Passo de Cada Vez

Às vezes, a vida nos desafia de formas inesperadas, exigindo mais de nós do que pensávamos ser capazes de suportar. Mas, como a palavra nos ensina em Romanos 8:28, “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.” O que tenho enfrentado após a cirurgia de câncer no estômago tem sido marcada por altos e baixos, mas também por muitas lições sobre a fé, a paciência e a presença de Deus.

Enfrentar uma doença grave, como o câncer no estômago, pode ser uma das provas mais difíceis que um cristão pode passar. Mas, como nos ensina Isaías 41:10, “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Essa promessa de Deus tem sido minha âncora durante esta luta, especialmente após a cirurgia e os desafios subsequentes.

A Caminhada da Fé

Após a cirurgia, parecia que as coisas estavam progredindo, mas logo percebi que havia mais um obstáculo a ser superado: uma desfuncionalidade na alimentação. Esse momento exigiu não apenas tratamentos médicos intensivos, mas também um aprofundamento na confiança em Deus. Fiquei internado por duas semanas, com uma sonda nasal para esvaziar completamente os resíduos no estômago, enquanto os médicos investigavam se havia complicações adicionais. Foram dias difíceis, onde a dor física se misturava com a ansiedade do incerto. Contudo, em meio a isso, algo maior estava acontecendo.

As orações dos irmãos foram como uma âncora para minha alma. No dia do exame crucial, onde poderiam ter sido descobertas novas complicações, a resposta veio como um alívio: nenhum problema foi constatado. Foi um momento em que claramente vimos a mão de Deus agindo, atendendo às súplicas de todos que intercederam por mim.

As orações dos irmãos foram fundamentais. Em Tiago 5:16, somos lembrados de que “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Durante os exames para verificar possíveis complicações, fiquei fortalecido ao ver que, através das orações, Deus estava trabalhando em meu favor. Nada de ruim foi constatado, e mais uma vez, a mão poderosa de Deus se manifestou.

Um Novo Recomeço

Ontem, no Dia dos Pais, recebi alta hospitalar, o que para mim foi um presente abençoado. Agora, em casa, tenho caminhado pouco a pouco, recuperando minhas forças e permitindo que o meu corpo se ajuste ao novo normal. Ainda estou com uma sonda para auxiliar na alimentação, mas a cada passo, sinto as orações dos irmãos me fortalecendo. Em Filipenses 4:13, encontramos conforto: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.” (Salmos 28:7)

Tenho experimentado o cuidado de Deus de maneiras que não consigo expressar plenamente em palavras. Ele tem sido minha rocha, e com Ele ao meu lado, sei que posso vencer qualquer desafio.

Agradecimento e Continuidade

Quero expressar minha profunda gratidão a todos os irmãos que têm orado por mim e acompanhado de perto essa luta. Suas orações têm sido essenciais, e posso sentir o poder de Deus operando em minha vida. Que continuemos juntos, confiando que, em cada passo que damos, Deus está nos guiando para um futuro cheio de esperança.

Como corpo de Cristo, continuemos unidos, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Amém.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos