fbpx
Pecado Para a Morte

Pecado Para a Morte

Pense só que você conhece uma pessoa que está em pecado. O que você faria por ela? Ela precisa ouvir o evangelho, ter fé, arrepender-se, confessar, ser batizada e permanecer fiel. No entanto, se a pessoa já fez tudo isso, ou não, mas possui um pecado mortal, não adianta nem sequer orar por ela. Como é? Você também deve estar se perguntando…

A maioria de nós não quer associar o pecado aos problemas das nossas vidas e até usamos a Palavra de Deus para casos que não sabemos explicar. No entanto precisamos olhar para o outro ponto de vista. Tenho ouvido que geralmente as consequências não tem ligação com o pecado e cita-se esta referência:

“Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? ” Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” (João 9:1-3)

Agora precisamos considerar que, se não sabemos se as consequências que vemos tem ou não ligação com o pecado, deveríamos também analisar por outro lado para que não incorramos em erro e já demos um veredito ignorante da nossa parte porque, se há pecado e ele for reconhecido e confessado com arrependimento, pode alcançar a solução.

Para entender o que a Bíblia diz, especialmente quando um versículo não explica imediatamente o que acabou de afirmar, precisamos olhar para o contexto em que está inserido. No caso de 1 João 5:16-17, o contexto mostra que algumas pessoas estavam se desviando da fé, e o livro foi escrito para combater essa atitude e advertir os fiéis a se manterem firmes.

“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue. Toda injustiça é pecado, e há pecado que não é para morte.” (1 João 5:16-17)

João destaca o comportamento do anticristo e nos dá três ferramentas práticas para identificar esse comportamento:

1. Primeiro teste: O teste doutrinário

Surgiu um pensamento de que Jesus não tinha vindo em carne. Portanto, quem negar que Jesus veio em carne, não é de Deus.

“Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.” (1 João 4:2)

2. Segundo teste: O teste do amor

Quem não ama como Jesus amou está reprovado. O anticristo pode até falar de amor, e para ele toda forma de amor é válida, mas amar como Jesus amou é algo que apenas os que foram chamados e obedecem ao evangelho conseguem fazer.

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” (1 João 3:14)

3. Terceiro teste: O teste prático

Quem vive na prática do pecado, não confessa e não se arrepende, não conhece a Deus. Pode até dizer que ama a Deus, mas suas práticas mostram que ele nem sequer O conhece.

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isso se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:8-9)

Basicamente, pelo contexto, conseguimos definir o que é pecado para morte. É um processo que nem sempre é fácil de reconhecer, mas, uma vez que notamos esses comportamentos contrários à vida em Cristo, nem sequer a oração adiantará.

Devemos sempre interceder pelos irmãos, pois a oração tem poder para mudar. Começa comigo. A oração é feita pela necessidade, e é isso exatamente que aumenta a fé.

“E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (1 João 5:14-15)

Mentira contra o Espírito Santo

Este é o contexto de 1 João. No entanto, outras referências podem nos ajudar a entender que existem, sim, pecados para morte. Jesus falou sobre um pecado sem perdão, que alguns teólogos dizem ser impossível cometer nos dias de hoje (Mateus 12:31-32). No entanto, precisamos considerar que podemos pecar mentindo para o Espírito Santo, quando dizemos que faremos algo e não cumprimos. Na dúvida, não cometa o mesmo erro que Ananias e Safira, que afirmaram ter vendido um campo e que dariam todo o valor na oferta, mas mentiram e guardaram parte para si. Eles queriam fama entre os discípulos, talvez algum ‘cargo’, mas foram castigados.

Imoralidade na Igreja

Outro pecado cometido na igreja de Corinto foi o de um rapaz que se envolveu com a ex-mulher de seu pai. Era um absurdo tão grande que nem fora da igreja aquilo era aceitável, mas dentro da igreja eles estavam orgulhosos, achando que eram muito inclusivos por aceitar qualquer tipo de pessoa. No entanto, a atitude correta seria entregar essa pessoa a Satanás. Difícil, mas uma realidade que, raramente, temos que contemplar.

“Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].” (1 Coríntios 5:1-5)

Falta de Exame Pessoal

A Ceia do Senhor é algo muito sério, mais sério do que eu posso expressar aqui. Incrivelmente, muitos pensam que não há problema em faltar a um culto e deixar de participar da Ceia do Senhor. Não acreditam que isso seja pecado. No entanto, as consequências podem ser sérias. Se a pessoa não acredita que faltar ao culto e deixar de participar da comunhão é pecado, ela nem percebe que está enfrentando as consequências dessa falta de exame de consciência.

“Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. É por isso que há entre vocês muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11:28-32)

Tomar a ceia indignamente nos torna réus do corpo e do sangue de Jesus. Por isso, os coríntios ficaram fracos e doentes, e muitos deles morreram.

Entregues às Suas Disposições Mentais

Se você é pai e já enfrentou uma criança teimosa que insiste em fazer sua própria vontade, talvez você tenha chegado ao ponto em que, como pai, precisa ensinar pelas consequências. Deus, um Pai perfeito, também age assim. No entanto, as consequências podem ser eternas.

“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.” (Romanos 1:28)

Todos os pecados nos levam a um único fim: a morte. No entanto, Jesus está aqui para intervir e nos salvar. Agora, nós precisamos fazer a nossa parte: ouvir, ter fé, arrepender-se, confessar, batizar-se e perseverar fielmente. A Bíblia está cheia de listas de pecados que nos avisam sobre o que pode nos matar eternamente. Vejamos a continuação da referência acima e as consequências dos pecados:

“Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Romanos 1:28-32)

Quero chamar sua atenção para os versículos anteriores. Paulo estava falando sobre um comportamento pecaminoso que voltou a ser a nossa realidade (Romanos 1:22-27). Leia para saber como escapar dos pecados para morte.

Tem Perdão, sim!

A solução é a mesma de sempre: o evangelho, as boas novas de Jesus Cristo. Ele veio a primeira vez de forma amistosa e nos deu palavras de amor e Ele nos ama tanto a ponto de se recusar a nos deixar no pecado e foi por isso que Ele morreu na cruz. É preciso ouvir a palavra, ter fé, se arrepender, confessar Jesus como Senhor e arrependimento dos pecados, nascer de novo ou manter uma novidade de vida e ser fiel até à morte.

Agora, Jesus virá novamente! Venha logo, Senhor! Como você pode ter certeza de que Ele virá? Está no evangelho a resposta e eu vou te dizer através deste versículo a seguir:

“Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E DEU CERTEZA DISSO a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (Atos 17:31)

O fato inegável de que não encontraram o corpo de Jesus é o fato de que Ele ressuscitou dos mortos e que nos leva à certeza absoluta de que Ele virá uma outra vez, desta vez não será de forma amigável e vai trazer julgamento com justiça ao mundo. Você realmente está pronto? Ele só não voltou ainda, porque Deus está sendo paciente, não querendo que nenhum morra enterrado nos pecados, mas se arrependa (2 Pedro 3:9). Então, aproveite a oferta!

Viva a santidade! Diga não ao pecado! Transforme-se pela renovação da sua mente. Arrependa-se todos os dias enquanto tem oportunidade…

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?