fbpx

PODE CHORAR, MAS NÃO SE DESESPERE

“Não se embriague com o sucesso, mas também não se desespere com o fracasso”, é uma frase que repito com frequência.

De fato, nesta vida, nada durará para sempre, isto é, durante o seu curto período, hoje um pouco maior, pois as pessoas têm ultrapassado com certa facilidade os 80 anos. (não fosse aquele motorista imprudente, creio que meu pai também teria).

Sim, há momentos de dor, em que choramos tanto que parece não haver mais lágrimas: “chorei tanto, de forma desesperasa, que parecia não haver mais lágrimas para chorar”.

Lembro de Davi, quano chegou a Ziclaque e não encontrou sua família, sequestrada. Olhemos o que a Bíblia diz a respeito daquele dia de muita dor:

“Então Davi e o povo que estava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.” – 1 Samuel 30:4

Imagine a cena, cerca de 600 homens, cada um no seu canto, talvez alguns abraçados, os mais emocionais como eu, chorando a possível perda de esposa e fillhos.

Os liderados de Davi estava tão feridos de alma que muitos, como sempre acontece, procuravam um culpado e elegeram o seu líder, Davi, como tal e começou a surgir a conversa de ouvido em ouvido: “vamos apedrejar Davi, ele é o culpado”.

Gosto da reação de Davi:

“Davi ficou muito angustiado, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam amargurados, cada um por causa de seus filhos e suas filhas. Mas Davi se reanimou no Senhor , seu Deus.” – 1 Samuel 30:6

Davi buscou consolo e orientação somente naquele que os tinha em abundância e olhemos o resultado algum tempo depois:

“Assim, Davi salvou tudo o que os amalequitas tinham levado. Também salvou as suas duas mulheres. Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: Davi trouxe tudo de volta.” – 1 Samuel 30:18-19

Eis aí se cumprindo na vida de Davi o que ele escreveria posteriormente:

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” – Salmo 30:5

Eu já passei por situações semelhantes a de Davi, de chorar desesperadamente, quando parecia que não havia mais solução, que estava tudo acabado.

Porém, não acabou. Sofri, chorei, senti profundamente, faz parte da natureza humana. Porém, junto o choro e o pranto, veio a decisão de permanecer olhando para o invisível, Deus, e mesmo chorando, como Davi, permaneci em obediência ao meu Pai celestial, algo presente em outro salmo: 

“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” – Salmo 126:5-6

Sim, a solução divina no momento de dor é: chore, sinta, não esconda o pranto, mas, enquanto faz isso, busque consolo em Deus, na sua Palavra, não tome decisões precipitadas, como os homens de Davi, sem consultar primeiro a Deus e, eu incluiria, se aconselhar com o povo dele. Sim, chorando, mas não deixando de semear o bem, em obediência a Deus e a Sua Palavra.

É bem provável que aquele momento de luto não durará toda a vida e olhemos no salmo o que acontecerá:

“Tornaste o meu pranto em dança alegre; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria” – Salmo 30:11

E antes que você questione: “mas pode durar por toda a vida!”. Sim, pode durar, há situações que carregaremos a vida inteira, porém, não passará dela para quem tem Jesus como a âncora de sua alma (Hebreus 6:19)

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” – Apocalipe 21:4

Está doendo? Chore, sinta. Mas, calma, não se desespere. Tudo está no controle do teu poderoso e amoroso Pai celestial. 

No momento certo Ele agirá e viveremos a experiência que Jó teve:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” – Jó 19:25

     

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?