fbpx

ELE TEM MISERICÓRDIA

Certa vez fui me aconselhar com um irmão que achava ser experiente e contei os meus problemas que estava passando. Depois de contar, perguntei:
– Você já passou por isso?
– Não – ele respondeu.

Fiquei decepcionado e até hoje sinto as palavras que pensei, mas que não foram ditas:
– Então você não pode me ajudar…

Não consigo lembrar se ele deu algum conselho, pois o sentimento de solidão naquele momento foi maior do que qualquer lembrança do momento.

No Velho Testamento os sacerdotes trabalhavam pela pureza do povo através do ensinamento e das práticas dos sacrifícios. Os sacrifícios eram feitos primeiro em favor dos próprios sacerdotes (até mesmo o sumo sacerdote), então pelo povo.

Os sacerdotes eram homens comuns como nós. Sujeitos a tentações e tão pecadores quanto o povo. Eles carregavam a função e autoridade do sacerdócio, mas eles mesmos não poderiam ajudar o povo, então também tinham que confiar nos rituais e sacrifícios.

Então, certo dia lá em Israel, um homem chamado João estava com dois dos seus discípulos e viu o seu primo passado na rua. Era um primo distante, aparentemente só se encontraram no ventre materno, um encontro que mexeu com João, mas não sei se ele poderia lembrar disso (Lucas 1:39-44 – leia, é interessante…).

João então disse para os seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:36)

Todos aqueles sacrifícios desde o início agora estavam encarnados na pessoa de Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1:29).

Jesus é o sacrifício e o sacerdote, pois Ele mesmo se ofereceu por todos para a todos purificar através do seu sacrifício lá na cruz. Então agora, siga a leitura:

“Nós temos a Jesus, o Filho de Deus, como o nosso Sumo Sacerdote, o qual entrou nos céus. Por isso devemos conservar firme a fé que temos. O nosso Sumo Sacerdote não é alguém que não possa se compadecer de nossas fraquezas. Ao contrário, ele foi tentado de todas as maneiras, assim como nós também somos tentados, mas nunca pecou. Por isso devemos nos aproximar com confiança ao trono do nosso Pai, que é cheio de amor, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajudará na hora em que precisarmos.” (Hebreus 4.14-16 – Versão Fácil de Ler).

Jesus entrou no Lugar mais santo, na presença de Deus, como Sumo Sacerdote e não sem sangue. Com o seu próprio sangue Ele ofereceu o sacrifício por todos os que Nele têm fé e expressam essa fé na prática através da obediência ao Evangelho. Ele continua fazendo isso toda semana quando estamos reunidos para lembrar da sua morte, sepultamento e ressurreição e que nós também morremos com Ele através do batismo. Ele é o nosso Sumo Sacerdote que se compadece de nós. Ele que, sem pecados, se fez pecado por nós e nos deu o Seu sangue como antídoto contra o pecado.

Ele se compadeceu de nós desde sempre. Mostrou sua compaixão quando veio voluntariamente, conheceu quem somos e que não merecemos e, mesmo assim, se sacrificou por nós. Isto é compaixão! O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão (Tg 5:11).

Nunca se esqueça de que “Ele foi tentando de todas as maneiras, assim como nós também somos, mas nunca pecou”, este, sim, pode ter compaixão de nós! Este sim, é digno de confiança! Este sim, é digno de fidelidade! Ele nos representa todos os domingos diante de Deus e por causa Dele Deus, que é cheio de amor, “nos dará misericórdia e graça que nos ajuda na hora em que precisamos”.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?