Os Credos Humanos e a Bíblia

Quando falamos sobre fé e a busca pela verdade, muitas vezes nos deparamos com diversas interpretações e doutrinas que surgem ao longo do tempo. No entanto, uma questão importante é: os credos humanos podem realmente nos guiar para a verdadeira fé? Benjamin Franklin, um influente pensador, argumenta que não. Neste texto, vamos explorar as razões pelas quais os credos humanos são problemáticos e como a Bíblia deve ser nossa única fonte de verdade.

Mais do Que a Bíblia

Benjamin Franklin argumenta que qualquer credo que contenha mais do que a Bíblia é censurável. Isso porque, ao adicionar mais ensinamentos e regras além das Escrituras, estamos impondo uma carga que Deus nunca nos pediu para carregar. Jesus disse: “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30). Quando adicionamos mais ao que a Bíblia nos ensina, complicamos a simplicidade do evangelho e afastamos as pessoas da verdadeira mensagem de Cristo.

A conclusão de Pedro numa dessas discussões foi que impor o que Deus não impõe é tentar a Deus:

“Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.” (Atos 15:6-11)

Menos do Que a Bíblia

Por outro lado, qualquer credo que contenha menos do que a Bíblia também é censurável, pois omite partes importantes da mensagem de Deus. A Bíblia é completa e suficiente para nos guiar em todos os aspectos da vida. Paulo nos lembra:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2 Timóteo 3:16).

Omitir qualquer parte da Bíblia é perder pedaços essenciais da verdade que Deus nos deu.

Diferente da Bíblia

Qualquer credo que difere da Bíblia é censurável porque desvia a verdade divina. Ao introduzir ensinamentos que não estão alinhados com as Escrituras, criamos divisões e confusões. Gálatas 1:8 adverte:

“Mas, ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!”

Manter a pureza do evangelho é essencial para permanecer na verdade de Deus.

Igual à Bíblia

Por fim, um credo que é precisamente igual à Bíblia é inútil porque já temos a Bíblia. Não precisamos de uma repetição das Escrituras; precisamos aplicá-las e vivê-las em nossas vidas diárias. Jesus orou:

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Se a palavra de Deus é verdade, então ela é suficiente por si só, sem a necessidade de credos humanos adicionais.

Conclusão

Os credos humanos, seja adicionando, omitindo, divergindo ou simplesmente repetindo a Bíblia, não podem ser defendidos como guias para a verdadeira fé. A Bíblia é completa e suficiente para nos levar à verdade e ao conhecimento de Deus. Ao invés de nos apoiarmos em credos feitos por homens, devemos nos voltar diretamente para as Escrituras, permitindo que elas guiem nossas vidas e nossas crenças. Somente assim podemos encontrar a verdadeira igreja e viver a verdade que Deus nos já revelou no Novo Testamento.

Acreditar nos credos corremos o risco de cair nos seus interesses e ser usados para atingir os seus objetivos. Como podemos ver por experiência própria ou até pela televisão e comportamentos alheios a família que Deus planejou quando caiu na mão de homens inescrupulosos, tornou a igreja uma instituição, uma filosofia, uma cultura ou comércio. Fuja destes que tentam deturpar a simplicidade do evangelho de Cristo.