fbpx

A APROVAÇÃO DE DEUS

INTRODUÇÃO

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” – 2 Timóteo 2:15

Escrevendo a Timóteo, evangelista na cidade de Éfeso, Paulo o incentiva a buscar a aprovação de Deus. Sim, ser elogiado e aprovado por Deus deve ser a maior busca de uma pessoa. No final, é esta aprovação que contará e valerá.

Você se considera uma pessoa aprovada por Deus levando em consideração a vida que tem levado? É difícil ser aprovado por Deus? Fale de pessoas na Bíblia que você assim considera? E hoje, aqui na terra, cite algumas pessoas que você considera aprovadas por Deus?

I – MINHA LEITURA DO LIVRO DE JEREMIAS

Jeremias, considerado o profeta chorão, em razão da situação difícil que Judá viveu nos anos que antecederam o exílio babilônico. Sua mensagem foi rejeitada pois a maioria das pessoas não queria saber de Deus.

Durante a minha leitura, na semana passada, um texto chamou-me muito a atenção:

“Então o Senhor me disse: — Mesmo que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, meu coração não se inclinaria para este povo. Mande-os embora! Que saiam da minha presença!” – Jeremias 15:1

Imagine alguém bravo, irritado e queremos acalmá-lo. Quem pode interceder diante dessa pessoa? Alguém diz: “Pede para fulano falar com ele. Ele será ouvido, pois é muito querido e estimado”.

É o que Deus está dizendo quando se refere a Moisés e Samuel: “Vocês pecaram feio”. Ele já tinha dito para Jeremias não interceder, não orar pelo povo e diz “Mesmo que Moisés e Samuel me pedirem, eu não os ouvirei.”.

Há uma notícia triste: O pecado do povo de Israel chegou a um nível que levou Deus a ficar irado dessa maneira.

Mas há também uma boa notícia: Há pessoas que, de tão aprovadas por Deus, têm seus nomes citados como exemplos de retidão, integridade e justiça e, no texto de hoje, são eles, Samuel e Moisés.

Moisés, declarado pela Bíblia o maior profeta do Velho Testamento (Deuteronômio 34:10), foi reconhecido pelo próprio Deus como um servo fiel em toda a sua casa, a ponto de Deus defendê-lo das críticas de sua época, inclusive de seus irmãos (Números 12:1,7-8).

Samuel, consagrado por sua mãe a Deus antes mesmo de nascer, foi servir no santuário de Deus quando tinha 3 anos de idade. Ninguém na Bíblia serviu a Deus de maneira tão múltipla: profeta, sacerdote e juiz. (1 Samuel 1).

Porém, na mesma época, outras 3 pessoas foram citadas por Deus desta mesma forma. Vejamos quem foram:

“Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.” – Ezequiel 14:14

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem o seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.” – Ezequiel 14:20

Vejamos o que Deus disse sobre estes 3 homens:

Noé: “O Senhor disse a Noé: — Entre na arca, você e toda a sua família, porque reconheço que você tem sido justo diante de mim no meio desta geração.” – Gênesis 7:1

Sim, Noé, chamado de pregador da justiça (2 Pedro 2:5), foi o responsável pela salvação do mundo da destruição na sua época.

Daniel: “Ele me disse: — Daniel, homem muito amado, esteja atento às palavras que vou lhe dizer. Fique em pé, porque fui enviado para falar com você. Enquanto ele falava comigo, eu me pus em pé, tremendo.” – Daniel 10:11

E por que Daniel foi tão amado por Deus? Eis a resposta na Palavra de Deus: 

“Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.” – Daniel 1:8-9

Jó, homem aprovado por Deus, que enganou a Satanás, que imaginava que sua justiça tinha a ver apenas com as bênçãos de Deus, que seria apenas uma relação baseada na barganha.

“E o Senhor disse a Satanás: — Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal.” – Jó 1:8

Olhemos o “orgulho santo” do Criador para com sua criatura. É como um pai ou mãe, orgulhosos quando veem um filho tomando decisões certas.

Lembrou-me do bilhete que meu saudoso pai escreveu, pedindo que eu fosse admitido num dos meus primeiros trabalhos quando eu tinha 16 anos:

“Dr. Marchetti, este é meu filho Valdir, um bom menino. Dê uma chance a ele”. 

Por toda a minha vida esforcei-me para ser o bom menino que meu pai via em mim.

Pois é, voltando ao nosso texto, Deus se alegra quando vê a justiça, o amor, a integridade dos seus servos, de suas criaturas, em especial de seus filhos.

II – LIÇÕES QUE PODEMOS EXTRAIR DESSES ELOGIOS DIVINOS

1. Sim, é possível agradar a Deus

É como se Deus dissesse: “Vocês querem pensar em pessoas aprovadas por mim? Pensem em Moisés, Samuel, Daniel, Jó e Noé”.

Às vezes ouvimos: “Ninguém é perfeito para agradar a Deus”.

De fato, não somos perfeitos como Deus e esses homens não foram perfeitos, mas, na sua época, amaram a Deus de tal maneira, que tentaram viver uma vida que o agradasse e isso foi reconhecido por Deus.

Deus tem um “orgulho santo” de ter seu nome relacionado com aqueles que são obedientes. Falando dos heróis da fé no livro de Deus, o autor diz que “Deus não se envergonha de ser chamado o seu Deus” (Hebreus 11:16).

Imagino a alegria que Deus tinha quando dizia: “Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó” e com certeza Ele poderia ter dito de Daniel, de Paulo, de Maria, de Priscila, tantos heróis da fé, como os destacados no livro de Hebreus. A mesma alegria o Senhor quer ter conosco. A mesma alegria Jesus teve enquanto Estêvão era apedrejado por causa de sua fé, a ponto de o bom e fiel servo ver Jesus em pé, ao lado de Deus, enquanto era apedrejado até a morte (Atos 7:55-45).

Quando vivemos em santidade, integridade, buscando ser obedientes a Deus, com certeza, Ele deve dizer a Jesus, sentado ao seu lado e aos anjos de Deus: “Este é meu servo _____________, que procura viver em integridade de vida”. (imagine o seu nome sendo citado).

2. Ser fiel a Deus não significa ser perfeito, pois somente Deus o é.

Jesus morrendo na cruz por nós é amostra de Deus de que nunca existiu uma pessoa perfeita em termos absolutos que habitou esse mundo. Somente Deus é perfeito.

Esses homens elogiados por Deus não foram perfeitos. Deus chamou de “homem segundo o seu coração” (Atos 13:22) uma pessoa que adulterou, mentiu e assassinou. Mas, quando confrontado com o seu pecado, Davi disse: “Pequei contra o Senhor”. (2 Samuel 12:13)

O que Deus quer de nós: “Filho, meu, da-me o seu coração” (Provérbios 23:26)

Olha só o que Deus requer de nós: “Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.” – Miquéias 6:8

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” – 1 João 1:9

3. Como o pecado é terrível e precisamos todos os dias lutarmos contra ele no poder do Espírito Santo.

No momento em que eu falar a respeito de uma nação ou de um reino para o arrancar, derrubar e destruir, se essa nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu mudarei de ideia a respeito do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que eu falar a respeito de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mau aos meus olhos e não obedecer à minha voz, então eu mudarei de ideia quanto ao bem que havia prometido fazer.” – Jeremias 18:7-10

Às vezes ouço irmãos dizendo: “Eu era tão fiel a Deus no passado”. Pois é! Mas o Senhor está interessado no seu presente. As portas dos céus estão abertas, apenas aguardando o arrependimento do pecador.

E nós, que já o confessamos como Senhor somos chamados a permanecer e perseverar e, caso estejamos desanimados ou desviados, como o filho perdido, voltemos correndo para os braços do Pai. (Lucas 15:17-19).

Servimos o Deus santo, que não compactua com o pecado, especialmente com o pecador rebelde. Porém, temos um Deus, cujo coração se enternece quando voltamos a Ele arrependidos. E se alegra quando, por causa dele, decidimos viver de forma íntegra e obediente.

4. A salvação é individual, uma decisão pessoal, podemos até ajudar e sermos ajudados, mas, no fim, somos nós e Deus.

Sim, Israel tinha grandes homens: Moisés, Samuel, Noé, Daniel e Jó, mas nenhum deles seria capaz de salvar, além deles próprios. Às vezes eu ouço: “Puxa! Meu pai, minha mãe, são dedicados a Deus!” E você? É a pergunta de Deus. “Minha esposa, meu marido, dedicado a Deus!” E você?

A religião diz que uma pessoa pode interceder pela salvação de outra diante de Deus, especialmente aqueles que já morreram e são considerados santos. Não é verdade. Todos esses 5 homens tinham sido pessoas justas e santas diante de Deus, mas Israel tinha que decidir ser fiel a Deus.

5. Sim, Moisés, Samuel, Noé, Daniel e Jó, bons homens de Deus, aprovados por Ele, não tinham santidade suficiente para interceder pela nação pecadora. No Novo Testamento, sim, temos um homem que viveu de forma perfeita e pode interceder por nós.

No Novo Testamento, viveu um homem perfeito, cuja vida foi tão aprovada por Deus Pai, que hoje é nosso intercessor. Seu nome é Jesus Cristo.

Imagine a pessoa que você mais admira em termos espirituais. Sua vida pode até inspirá-lo a servir a Deus, mas somente Jesus pode interceder por você.

Deus estava irado contra a humanidade pecadora e nem Moisés, nem Samuel, Daniel, Jó ou Davi puderam acalmar a ira de Deus. Para acalmar a ira do Pai, chame o seu Filho. Leia Hebreus 7:24-28.

 “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” – Romanos 8:33-34

CONCLUSÃO

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” – 2 Timóteo 2:15

É possível ser aprovado por Deus? Sim. A Bíblia está repleta de bons exemplos.

Moisés, Samuel, Daniel, Jó e Noé – homens que fizeram a diferença porque buscaram a aprovação de Deus, mesmo contrariando a maioria de sua época. Mas não podiam interceder para salvação pelo seu povo.

No Novo Testamento temos Jesus, todos os dias, intercedendo por nós. O que Deus quer de nós?

“Filho meu, dá-me o teu coração” – Provérbios 23:26

Uma pessoa, cujo coração pertence a Deu e vive todos os dias procurando viver em obediência, está sempre tirando um sorriso de aprovação do seu Pai celestial. 

Sim, é possível obter a aprovação de Deus. Que sejamos, eu e você, essas pessoas. Amém!

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo