fbpx
A GENIALIDADE DE UM CORAÇÃO GENEROSO

A GENIALIDADE DE UM CORAÇÃO GENEROSO

“Deem e lhes será dado; boa medida, prensada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também.” – Lucas 6:38

Segundo a revista Forbes, Elon Musk, proprietário do Twitter, é a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 219 bilhões de dólares. É um valor imenso, que supera o PIB (Produto Interno Bruto) de alguns países.

Agora imagine que esse homem fizesse mais que fez Zaqueu e doasse toda a sua fortuna aos pobres. No meio dos mais de 8 bilhões de habitantes do planeta, todo esse valor não seria suficiente para acabar com a pobreza no mundo.

Não estou com esse pensamento negando a responsabilidade social dos que mais possuem. Há, sim, uma responsabilidade social. Afinal as riquezas do mundo foram doadas gratuitamente para os primeiros seres humanos. E, em determinado momento, essas pessoas passaram a explorar as demais com sua riqueza. Claro que não ignoro o trabalho delas aplicado naquela riqueza.

Mas o que quero destacar é que não conseguimos ajudar a todas as pessoas, a mudar o mundo, a torná-lo justo e igualitário. Isto acontecerá somente na Nova Jerusalém e por isso Jesus uma vez disse que os pobres, isto é, pessoas com menos recursos, sempre existirão (João 12:8).

Porém, o texto que abre este artigo, apesar de não se referir somente à generosidade financeira, mas especialmente em sermos generosos na misericórdia e no perdão, cai como uma luva para a realidade que devemos ser criativos e inteligentes em nossa generosidade para com nosso próximo.

Gostei muito do tema escolhido para este mês “Ser generoso é genial…” e, de fato, uma pessoa que possui um coração generoso sempre está a postos para demonstrar sua generosidade com genialidade.

Creio que a frase de uma pessoa doadora deve ser semelhante àquela dita por Davi quando buscava um descendente de Saul a quem desejava ajudar:

“Será que resta ainda alguém da família de Saul, para que eu use de bondade para com ele? (2 Samuel 9:1).

Parafraseando Davi, poderíamos ter sempre em mente: há alguém para quem eu possa usar de bondade?

Sim, há aquela pessoa no shopping ou na rua que nos pede um almoço da qual podemos pegar o endereço e, em seguida, levar-lhe uma compra com os produtos de primeira necessidade. Há o vizinho que quer nos vender um produto com valor muito inferior pois está em necessidade e pagamos o valor devido. Há o trabalhador que oferece a nós um trabalho e o contratamos por um preço justo. Há aquela pessoa no ônibus, vendendo seu produto, do qual adquirimos, muitas vezes não aceitando o produto. Há ainda a possibilidade de separarmos o que recebemos de troco para distribuirmos para pessoas necessitadas. E, finalmente, nós que não exigimos o dízimo, que tal separarmos mensalmente, no mínimo, 10% de nossa renda para ajudar pessoas ou ofertar de maneira mais generosa quando essas pessoas não aparecem?

Sim, ao nos levantarmos, tenhamos em nosso coração essa pergunta: “a quem posso ser generoso”.

Tenha a certeza, Deus mandará as pessoas e nesse momento, que nos disponibilizemos a dar a boa medida, transbordante aos outros com a mesma medida com que nosso Pai celestial tem sido generoso para conosco (Mateus 5:45).

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?