A Importância da Leitura e da Escrita na Era Digital. Uma pessoa lendo a Bíblia e tomando notas.

A Importância da Leitura e da Escrita na Era Digital

Vivemos em uma época de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a tecnologia permeia todos os aspectos da nossa vida. No entanto, com toda essa inovação, é crucial refletirmos sobre os impactos que essas mudanças trazem para nossas habilidades cognitivas e nossa capacidade de aprendizado. Um ponto de discussão é a substituição da leitura e da escrita tradicionais por uma interação mais passiva com a tecnologia, como redes sociais e jogos. Será que estamos caminhando na direção certa?

Nunca foi tão atual e necessário o conselho do apóstolo Paulo para o jovem Timóteo:

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (1 Tm 4:12, 13)

O próprio apóstolo era um homem de leitura e livros. Numa situação difícil de noites frias ele escreveu:

“Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” (2 Tm 4:13)

Jesus tornou-se o Autor e Consumador da fé. Ele veio como nós e se formou através da leitura. No dia da adoração no Antigo Testamento, Jesus tinha o costume de ler as Escrituras na sinagoga da sua cidade.

“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” (Lucas 4:16).

Sim, Jesus sabia ler, e durante duas décadas ficou se preparando em sua pequena Nazaré para o momento de servir ao Senhor. Ele serviu exclusivamente ao Senhor por três anos e edificou para nós o reino de Deus na terra, a igreja. Jesus estava preparado e se preparou pela leitura da Palavra.

A Evolução da Escrita e sua Relevância

Desde a invenção da escrita cursiva há cerca de 3 mil anos, a humanidade tem utilizado o lápis e o papel como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. Muitos dos maiores gênios da humanidade fizeram suas descobertas com nada mais do que um lápis número 2 e uma folha de papel. No entanto, atualmente, vemos uma diminuição significativa na prática da escrita manual e da leitura profunda.

A Bíblia enfatiza a importância da sabedoria e do conhecimento. Em Provérbios 4:7, lemos: “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” Este versículo destaca a necessidade de buscarmos o conhecimento de forma ativa e dedicada.

A Dualidade da Atenção

Existem dois tipos principais de atenção: a exógena difusa e a endógena concentrada. A primeira é aquela estimulada por redes sociais, jogos e outros meios digitais que nos distraem constantemente. A segunda é a atenção focada, que exercitamos quando lemos um livro ou escrevemos um texto. Estudos mostram que o consumo excessivo de mídia digital treina nossa atenção exógena difusa, tornando mais difícil para crianças e adultos se concentrar em atividades que exigem foco prolongado.

A Bíblia também aborda a importância da disciplina e da concentração. Em Neemias 8:8,  Lemos:

“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” Neemias 8:8

Este versículo nos encoraja a dedicarmos nosso melhor esforço em todas as nossas atividades, incluindo o estudo e a busca pelo conhecimento através da leitura, explicação e entendimento..

O Impacto na Educação e no Futuro

O declínio na leitura e na escrita tradicionais tem consequências diretas na capacidade de aprendizado dos jovens. Muitos não conseguem mais distinguir conceitos básicos ou compreender textos complexos. Isso é preocupante, pois um cérebro pouco estimulado tende a ser menos capaz de enfrentar desafios intelectuais. Se não cultivarmos nossas habilidades cognitivas, corremos o risco de sermos controlados pela tecnologia, em vez de controlá-la.

A Bíblia nos alerta sobre a importância de buscar a verdade e o entendimento. Em 2 Timóteo 2:15, Paulo aconselha:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Este conselho nos lembra da importância de nos prepararmos intelectualmente e espiritualmente.

Conclusão

Estamos em uma encruzilhada onde a tecnologia pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição. É fundamental que encontremos um equilíbrio entre o uso das ferramentas digitais e a preservação das práticas tradicionais de leitura e escrita. Devemos cultivar a disciplina e a dedicação, buscando sempre o conhecimento e a sabedoria. Afinal, como nos ensina a Bíblia.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” (Salmo 111:10).

Vamos valorizar e fomentar a leitura e a escrita, para que possamos usar a tecnologia de forma inteligente e não sermos usados por ela. É uma questão de disciplina, coragem e, acima de tudo, busca pela verdade e pelo conhecimento.