A Bíblia: Indestrutível em Sua Essência

Quando falamos que a Bíblia é indestrutível, não estamos nos referindo ao papel em que ela é impressa. Afinal, muitas Bíblias já foram queimadas, rasgadas ou jogadas fora. A verdadeira indestrutibilidade da Bíblia está em seu conteúdo, nas palavras que ela carrega, que resistem ao tempo, à crítica e aos ataques. Ao longo da história, muitos tentaram eliminá-la, mas a Bíblia permanece, inabalável.

O Desconforto que a Bíblia Gera

Hoje, a Bíblia se tornou um livro “ofensivo” para muitas culturas, principalmente no Ocidente, onde princípios cristãos são cada vez mais desafiados. Isso é curioso, já que as Américas foram colonizadas por desbravadores cristãos que trouxeram a Bíblia como guia. Algumas pessoas tentam remover ou ignorar os trechos que confrontam os pecados que desejam justificar. Esse desconforto é real e frequente, porque a Bíblia é clara sobre o que é certo e o que é errado.

Em algumas culturas orientais, a Bíblia é vista de outra forma. Embora reconheçam figuras como Abraão e Jesus como profetas, não aceitam Jesus como o Filho de Deus, o que cria uma diferença essencial na interpretação do texto. Apesar dessas divergências, a Bíblia continua a ser atacada. Mas, como Jesus disse: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Marcos 13:31). O que Ele disse há mais de dois mil anos ainda ecoa hoje.

Exemplos Históricos de Tentativas Frustradas

Se olharmos para o passado, encontraremos figuras como o imperador romano Diocleciano, que acreditou ter destruído o Novo Testamento. Ele governou de 284 a 305 d.C. e lançou uma perseguição brutal contra os cristãos e seus escritos. No entanto, o que restou de seu império – sua própria tumba – foi transformado em uma igreja, um símbolo do poder da Palavra de Deus que ele tanto tentou erradicar. Hoje, sua sepultura serve como um local de culto, demonstrando que a Palavra de Deus prevalece até sobre seus inimigos.

Outro exemplo é Voltaire, o filósofo francês do século 18, que declarou que a Bíblia seria esquecida em cem anos. Ele estava confiante de que as ideias iluministas superariam as escrituras sagradas. No entanto, ironicamente, cem anos após sua morte, a Bíblia se tornou o livro mais vendido no mundo, e sua casa foi comprada por uma sociedade bíblica que passou a usá-la para imprimir e distribuir… Bíblias! Hoje, poucos conhecem as obras de Voltaire, mas quase todos já ouviram falar da Bíblia.

Ciência e Fé: Um Conflito Superado?

Ao longo da história, muitos tentaram desacreditar a Bíblia com base na ciência. A Academia Francesa de Ciências, por exemplo, apresentou em 1981 cinquenta e um “fatos” que refutavam a Bíblia. Curiosamente, nenhum desses “fatos” é levado a sério hoje em dia. A ciência moderna não conseguiu destruir a validade da Bíblia; ao contrário, muitas vezes a ciência tem corroborado verdades bíblicas. Mesmo sem ser um livro destinado a ensinar ciência, a Bíblia contém um nível de precisão impressionante em suas descrições da natureza e da humanidade.

É importante lembrar que a Bíblia não é um manual científico, mas ela nunca contradiz a ciência verdadeira. Pelo contrário, suas palavras, inspiradas por Deus, continuam a influenciar e moldar o pensamento de gerações, mesmo na era da tecnologia e do conhecimento científico.

A Palavra de Deus é Eterna

Enquanto a humanidade vai e vem, como a grama que seca e as flores que caem, a Palavra de Deus permanece para sempre (Isaías 40:8). Ela é eterna e indestrutível, e seu impacto é muito maior do que qualquer ataque que possa sofrer. A Bíblia contém profecias que se cumpriram ao longo dos séculos, revelações que se mostram verdadeiras e incontestáveis. Ela é uma fonte confiável de sabedoria, verdade e esperança.

O Propósito que Nos Guiará

Você, assim como todos nós, está de passagem por esta vida. Mas enquanto estivermos aqui, é fundamental compreender que a Bíblia revela nosso propósito. Não estamos aqui por acaso. Independentemente de nossas metas pessoais, o propósito revelado na Bíblia deve ser o guia de nossas vidas. Como está escrito em Eclesiastes 12:13:

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

A Bíblia nos oferece um caminho, um propósito maior que as ambições terrenas. Suas palavras são eternas e não podem ser destruídas, assim como o impacto que elas têm em nossas vidas. Ela nos desafia, nos conforta e nos guia. Que possamos seguir seu conselho e permitir que suas palavras moldem nossas decisões, pois assim, estamos não apenas vivendo uma vida significativa, mas também nos preparando para a eternidade.