A Liderança na Igreja sem Presbíteros

Estudando e pesquisando para as questões da minha congregação, me deparei com um bom texto que aborda o tema da liderança na congregação local. Tomei a liberdade de resumir o texto neste artigo, mas você pode ter acesso na íntegra no link no final deste texto.

Quando pensamos em liderança em uma igreja, geralmente imaginamos presbíteros guiando a congregação. No entanto, muitas igrejas, especialmente as menores, não têm presbíteros. Isso levanta a questão: como deve ser a liderança em congregações sem presbíteros?

Primeiramente, é importante entender que uma igreja pode existir biblicamente sem presbíteros. Em Atos 14:23, Paulo e Barnabé nomearam presbíteros nas igrejas que fundaram, mas essas igrejas já funcionavam sem eles antes disso. Portanto, uma congregação pode ser uma verdadeira igreja do Novo Testamento mesmo sem presbíteros.

Contudo, é essencial que uma congregação planeje ter presbíteros. Tito 1:5 mostra que Paulo instruiu Tito a constituir presbíteros para colocar as igrejas em ordem. Isso indica que, embora uma igreja possa existir sem presbíteros, ela deve trabalhar para tê-los, pois eles são fundamentais para o crescimento e a saúde espiritual da congregação.

Mas por que muitas igrejas demoram a nomear presbíteros? Às vezes, falta preparação adequada ou há receio de perder o controle da liderança. Para resolver isso, é necessário converter homens, treinar novos convertidos e envolver todos na liderança. Homens devem ser ensinados tanto na teoria quanto na prática da liderança, e devem participar das decisões da igreja desde cedo.

Enquanto uma congregação não tem presbíteros, ela precisa encontrar um meio de conduzir a igreja. Decisões importantes sobre onde e quando se reunir, quem ensinará, e como os recursos serão usados precisam ser tomadas. Em algumas igrejas, essas decisões são tomadas de forma informal, enquanto em outras, há reuniões administrativas mais estruturadas. O importante é que tudo seja feito com decência e ordem (1 Coríntios 14:40).

Conclusão

A liderança em uma igreja sem presbíteros apresenta desafios únicos, mas também oportunidades de crescimento e aprendizado. Ao planejar cuidadosamente a nomeação de presbíteros e envolver toda a congregação nas decisões, uma igreja pode prosperar e cumprir seu papel no corpo de Cristo. Afinal, a verdadeira liderança espiritual é aquela que segue o exemplo de Jesus, servindo e guiando com amor e humildade.

Para ler o texto na íntegra CLIQUE AQUI.