fbpx

A Oração de Jabez

“Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos; a sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: “Porque com dores o dei à luz.” Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Quem dera me abençoasses e expandisses o meu território! Que a tua mão esteja comigo! Preserva-me do mal, para que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido.”- 1 Crônicas 4:9-10

INTRODUÇÃO

Na terça-feira à noite, como faço a cada semana, tinha deixado prontinho o texto que eu utilizaria para a gravação da mensagem que tenho disponibilizado toda quarta-feira no canal da Igreja nos Pimentas, no You Tube.
Quarta-feita de manhã, tudo mudou. Fiz a leitura que tenho feito diariamente do Velho Testamento, naquele dia, capítulo 4 de 1 Crônicas.

No meio das diversas genealogias, cheguei a Jabez e o texto tocou-me muito. Jabez, cuja nome significa dor, teve o nome dado por sua própria mãe, que sofreu muito no momento do parto. No Velho Testamento o nome tem muito a ver com a pessoa, é quase sua personalidade ou mesmo seu destino durante a vida. Parece que também representava o sentimento dos pais com o nascimento daquele filho como aconteceu com Raquel que, ao falecer no parto do filho, chamou-me de Benoni (filho da minha dor), mudado posteriormente por seu Jacó para Benjamim (filho da minha mão direita), conforme Gênesis 35:18,

A BOA REVOLTA DE JABEZ

Desta maneira, parece que para a sua família, Jabez estava destinado a sofrer.
Mas Jabez não aceitou a sua situação, ele não se conformou, foi um “revoltado” e “inconformado” no bom sentido da palavra. Porém, ele não culpou sua mãe por ter lhe colocado esse nome ou talvez as pessoas que tentavam convencê-lo de que seria assim mesmo, não havia o que fazer para mudar seu destino.

Jabez invocou aquele a respeito do qual a Bíblia diz ser “pai de órfãos e juiz de viúvas” (Salmo 68:5), isto é, Jabez levou sua causa ao Senhor dos Exércitos, o cuidador dos desamparados, pedindo que o Senhor o abençoasse e alargasse seu território. Talvez Jabez sentisse que sua vida o estava limitando, que ele estava fadado a viver em dores e fracassos, que não podia ir além, mas não se conformou e clamou a Deus que não permitisse que isto acontecesse. Ele também pediu ao Senhor que sua poderosa mão estivesse com Ele e o livrasse da aflição.

Que oração maravilhosa, de um coração talvez aflito, sofrido, mas que não aceitou aquela situação, mas não culpou as pessoas e levou suas dores àquele que é poderoso para curar feridas e quantas feridas nós temos vindas de berço, talvez pela situação difícil em que nossos pais viviam. Às vezes crescemos ouvindo frases do tipo: “você não consegue”, “conforme-se” nessa situação, “você nasceu para ser um perdedor”, entre outras mensagens que, infelizmente, às vezes crescemos ouvindo e, o pior, podemos começar a acreditar nelas. Jabez não fez isso, foi um “revoltado”, “inconformado” e levou suas dores a Deus.

O resultado: ele foi o mais ilustre entre os seus irmãos, talvez porque tenha sido o único que recorreu àquele que também era o único que podia mudar seu destino, curar suas feridas e o levar a uma nova condição de vida.

IDENTIFIQUEI-ME COM JABEZ

Identifiquei-me com Jabez: sou o 5º de 10 irmãos, sendo o primeiro que sobreviveu, os 4 primeiros faleceram prematuramente com meses de vida e restaram dos 10 apenas 4, uma família pobre, de negros, nordestinos, vimos para São Paulo no final da década de 70 fugindo da seca e da fome que reinavam naquela região. Aqui em São Paulo moramos em condições de extrema pobreza, passamos por muitas dificuldades, mas, aos 15 anos Jesus tornou-se meu Senhor e Salvador e, como aconteceu com Jabez, minha vida tomou outro rumo porque desde então tenho colocado minha confiança no Supremo Pastor, que tanto tem me abençoado.

APLICAÇÃO PARA SUA VIDA

Que esta oração de Jabez, da mesma maneira que consolou, confortou e animou meu coração naquela manhã de quarta-feira, também anime você, meu irmão, meu amigo, que talvez tem sido convencido de que não consegue, que deve se conformar com sua condição de vida. Talvez as pessoas nem falem, mas a maneira como olham e tratam você esteja transmitindo a mensagem que deve conformar-se, que não poderá vencer aquele pecado que o maltrata, conseguir aquele emprego que almeja, romper com os fracassos da vida.

Meu incentivo é que “rebele-se” da maneira correta, vá correndo ao encontro do teu Criador, daquele que deseja ser seu Pai celestial, jogue-se aos braços dele e conte a Ele suas dores, mostre a Ele suas feridas, especialmente as emocionais e tenha certeza, Ele é poderoso, muito capaz e especialmente amoroso para curá-las e dar a você um novo sentido para a vida, especialmente fazendo de você um instrumento em suas mãos poderosas (Efésios 3:20-21).

CONCLUSÃO

Está sofrendo? Triste? Desanimado? Que a oração de Jabez conforte a tua vida como confortou a minha a encheu meu coração de paz.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?