A PALAVRA QUE NOS TRANSFORMA

“Ainda me disse: — Filho do homem, coma o que está aí diante de você. Coma esse rolo; depois, vá falar à casa de Israel.” – Ezequiel 3:1

“E me disse: — Filho do homem, coma e encha o seu estômago com este rolo que eu lhe dou. Eu o comi, e na minha boca era doce como o mel.” – Ezequiel 3:3

“Então o Espírito me levantou e me levou. Eu fui, amargurado no furor do meu espírito, e a mão do Senhor se fez forte sobre mim.” – Ezequiel 3:14

O texto de hoje fez-me lembrar que não somente Ezequiel, mas Jeremias e o apóstolo João são ordenados para que comam o livro ou o rolo, para que estejam preparados para pregar a Palavra de Deus a um povo rebelde. No caso de João seria pregar uma palavra de incentivo aos cristãos perseguidos pelo império romano.

No caso de Ezequiel a ordem é para que coma até encher o seu estômago. Ao comer, o profeta sente o sabor doce como o mel.

O texto de hoje fez-me pensar que, antes de pregarmos aos outros, precisamos pregar a nós mesmos. E para isso, precisamos comer, isto é, encher nossa mente da Palavra de Deus.

E não são apenas leituras esporádicas e rápidas, mas leituras reflexivas através das quais enchemos nossa mente, nosso ser da Palavra de Deus.

Quanto mais nos enchemos da Palavra do Senhor, mais nossa maneira de pensar e nossos valores vão se amoldando aos valores de Deus e vamos sendo tomados pelo Senhor, como aconteceu com Ezequiel, que foi tomado pelo Espírito Santo.

“E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Romanos 12:2

A Palavra de Deus, com o tempo, vai se tornando boa, agradável e perfeita para nós, que a consumimos diariamente.

Ao mesmo tempo, quanto mais nos enchemos da Palavra do Senhor, mais vamos nos tornando inconformados com o pecado, percebendo o quanto ele é terrível e suas consequências e isso trará amargura a nossa alma, especialmente quando vemos o pecador caminhando para a sua própria destruição.

“Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.” – Atos 17:16

Impossível vermos pessoas seguindo caminhos que levam para a perdição e ficarmos inertes. Pelo contrário, estaremos sempre prontos para falar a todos os que tivermos oportunidade, da verdade absoluta encontrada na Palavra de Deus.

Que esta Palavra seja, de fato, doce como o mel para nós e isto acontece quando temos o desejo de todos os dias passarmos tempo lendo, refletindo, meditando na boa Palavra do Senhor, desejosos também de transmiti-la a todos.

“São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” – Salmos 19:10.

Ao mesmo tempo, ao vermos o destino daqueles que a rejeitarem, isso nos incomode de tal forma, que utilizamos o melhor de nós na pregação do evangelho salvador do Senhor Jesus Cristo. Assim, a Palavra nos deixará amargurados com o pecado, inconformados e por isso choraremos ao vermos pessoas indo para a perdição.

Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia.” – João 12:47