fbpx
A Pureza e Conversas Inadequadas

A Pureza e Conversas Inadequadas

A pureza e como lidar com conversas inadequadas podem acontecer num grupo de colegas, na rua, na escola, no trabalho e até entre irmãos em Cristo. Pode parecer difícil, mas com a ajuda de Deus e os ensinamentos da Bíblia, podemos aprender a nos posicionar de maneira correta.

Eu lembro quando enfrentei esta situação quando ainda era adolescente. Foram meus vizinhos que me mostraram as primeiras imagens pornográficas. Eu estranhei muito, mas não soube dizer não e me afastar. Foi chocante e a mesma coisa está acontecendo com muito mais facilidade hoje em dia na sua casa com sua criança, adolescente ou jovem.

“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também cobiça, pois essas coisas não são próprias para os santos.” (Efésios 5:3)

Mas o que isso significa? Primeiro, precisamos entender o que é um relacionamento sexual. Deus criou o relacionamento sexual para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento. Qualquer coisa fora desses limites é considerada impura e imoral.

Agora, por que a Bíblia diz que nem devemos mencionar essas coisas? Porque quando falamos ou ouvimos sobre imoralidade, isso pode gerar pensamentos inadequados. Esses pensamentos podem se transformar em emoções, que podem levar a ações, e essas ações certamente vão impactar negativamente toda a nossa vida.

Vamos ser práticos. Imagine que você está na escola e seus colegas começam a falar sobre coisas impróprias ou até mostrar imagens inapropriadas. O que você deve fazer? Primeiro, se posicione. Diga para si mesmo para começar: “Não, eu não participo disso.” Se o assunto continuar, saia dali. Isso mesmo, fuja! Conversas desse tipo não são próprias para quem segue Jesus. Ao fazer isso, você está guardando seu coração, e a sua vida inteira depende disso.

Temos o exemplo prático em José, um rapaz injustiçado por seus irmãos e sempre honrado por Deus por sua fidelidade.

“O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.” (Gn 39:2-4)

O Senhor estava com José e José estava com o Senhor. Deus tinha um objetivo a se cumprir na vida de José e ele percebeu isso cedo. Sua juventude e beleza não o fizeram querer tirar proveito do seu corpo ou oportunidades que surgiram.

“…José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!” Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. (Gn 39:6-12)

Conclusão

Lembrar dos ensinamentos de Efésios 5:3 pode parecer difícil no dia a dia, mas é essencial para manter nossa pureza e integridade. Quando nos posicionamos contra a imoralidade, estamos protegendo nosso coração e nossa vida. Então, da próxima vez que se deparar com uma situação assim, lembre-se: você tem o poder de dizer não e se afastar.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.” (1 Co 15:33, 34)

Sim, dizer não e até sair correndo teve suas consequências para José, mas mais importante a se destacar do que as consequências negativas foram as bênçãos com as quais José foi abençoado. Se você também quer ser abençoado, diga não à menção da imoralidade sexual, seja na escola, na rua, no trabalho, na academia; não importa quem seja a pessoa que está tentando te seduzir.

Provavelmente sua criança, adolescente ou jovem não vai ler este texto, assim como eu não li quando era adolescente. Cabe a você e a mais ninguém – nem sequer na escola ou na igreja – conversar sobre isto em casa. Se você deixar para alguém fazer, quem será e o que dirá?

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?