fbpx

A Segurança Vem de Deus

Por que queremos ter mais dinheiro e bens nos cercando? Se eu sou uma média do meu meio, então o que penso e sinto deve ser muito similar ao que você pensa e sente. Eu sinto que queremos ter mais dinheiro e bens nos cercando porque isso nos dá uma sensação de segurança. Embora eu não tenha um salário fixo ou um sustento garantido, tendo que trabalhar por conta própria e aprender a viver mais dependente de Deus, ainda assim eu gostaria de ter mais segurança. Por outro lado, fico me exortando que a segurança é outra coisa.

Em um mundo onde a segurança parece cada vez mais uma miragem, é comum buscar refúgio em coisas palpáveis: riqueza, poder, status. No entanto, a Bíblia nos lembra repetidamente que a verdadeira segurança não é encontrada nessas coisas efêmeras, mas em Deus. Ele é o alicerce sólido em meio às incertezas e a fonte de uma paz que o mundo não pode oferecer. Vamos explorar como essa segurança divina se manifesta e por que é vital entendermos sua profundidade.

A Ilusão da Segurança Material

É fácil pensar que a riqueza pode nos proteger. Afinal, quem não se sentiria seguro com uma conta bancária cheia, uma casa confortável e todas as comodidades que o dinheiro pode comprar? Mas, como nos alerta 1 Timóteo 6:17, a riqueza é instável, um alicerce construído sobre areia movediça. A Bíblia nos exorta a não depositar nossa confiança nas riquezas, mas em Deus, que nos proporciona tudo o que realmente precisamos.

Essa mesma mensagem é ecoada em Lucas 12:15-21, onde Jesus conta a parábola do homem rico que acumulou bens para garantir sua segurança, apenas para descobrir que sua vida seria tirada naquela noite. A lição aqui é clara: segurança material é uma ilusão. O que realmente importa é ser “rico para com Deus”.

“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lucas 12:15-21)

A riqueza pode ser perigosa quando ela é alvo da vida de qualquer pessoa e estou falando com propriedade pois eu, como você, queremos ter muito dinheiro a ponto de ilusoriamente pensar que não precisamos mais nada.

Não se iluda, nem sequer sua força e inteligência merece crédito pelos bens que você reune ao seu redor.

“Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor , teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” (Deuteronômio 8:17,18)

Assim como Deus prometeu aos antepassados judeus, se Ele quiser, ele vai te abençoar. Então, nunca esqueça, dê glória a Deus pelo que você tem ou não tem.

 

O Verdadeiro Fundamento da Segurança

Então, onde podemos encontrar segurança verdadeira? A resposta está em um relacionamento profundo e pessoal com Deus. Em Jeremias 9:23-24, somos instruídos a não nos gloriarmos na sabedoria, força ou riquezas, mas em conhecer e entender que Deus é o Senhor, que exerce amor, justiça e retidão na terra. Esta é a base de nossa segurança: saber que pertencemos a um Deus que é justo e misericordioso.

“Assim diz o Senhor : Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor .” (Jeremias 9:23,24)

Essa segurança não vem de coisas externas, mas de uma paz interior conhecidas como fé e esperança que só Deus pode proporcionar. Como diz Eclesiastes 5:12, “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito”. A verdadeira paz e descanso vêm de confiar em Deus e não em nossos bens materiais. O desejo de ficar rico é a raiz de todos os males (1 Tim 6:10). O dinheiro em si, é neutro, mas nós somos facilmente corrompidos pela falsa segurança que ele pode trazer.

“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Marcos 10:25)

Sabe aquilo pelo que você passa e que você diz: “Não desejaria isso para o meu pior inimigo”, pois bem, é o nosso desejo de querer ficar rico.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Tm 6:9, 10)

Conclusão

No final, somos lembrados em 1 Timóteo 6:6-12 que a piedade com contentamento é uma grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar dele. Nossa segurança não deve ser medida pela quantidade de bens que acumulamos, mas pela qualidade de nossa fé e confiança em Deus. Ao contrário do dinheiro que precisa ter muito, a fé basta um grão de mostarda que, uma vez plantado, cresce e pode ser repartido. Quanto mais repartirmos, mais teremos.

“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;” (1 Timóteo 6:17)

O mundo nos oferece inúmeras formas de segurança temporária, mas a Bíblia nos chama a buscar algo maior, mais profundo e eternamente seguro. Ao invés de construir nossa vida sobre a areia da riqueza, devemos firmar nossos pés na rocha da fé em Deus, sabendo que é Ele quem nos dá tudo o que precisamos. A verdadeira segurança vem de confiar nEle, que é imutável e fiel, de ontem, hoje e para sempre.

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano.” (Eclesiastes 5:10-13)

Leituras complementares: Tiago 5:1-6; Provérbios 22:1,2; 1 Timóteo 6:6-12; 1 Timóteo 6:7-8; Provérbios 15:17

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?