fbpx
A TRAGÉDIA DE ABANDONAR A DEUS

A TRAGÉDIA DE ABANDONAR A DEUS

“O que você comer será como bolo de cevada, assado sobre esterco humano, à vista do povo. E o Senhor disse ainda: — Assim os filhos de Israel comerão a sua comida impura, entre as nações para onde os expulsarei.” – Ezequiel 4:12-13

De forma simbólica e bastante dramatizada, Deus mostra ao profeta Ezequiel como será a vida do povo de Israel no exílio babilônico, para onde irão em razão de sua rebeldia e pecado contra o Senhor.

Cidade sitiada, serão privados do pão e mesmo o pão comido será assado utilizando fezes humanas como combustível. Normalmente se utilizava fezes de animais. É tão repugnante que o profeta protesta e Deus permite que utilizem fezes ou esterco de vaca.

Quando começo a estudar o plano de Deus para a salvação com alguém, costumo dizer para a pessoa que está estudando, que o que ela vai aprender na Palavra de Deus não apenas lhe proporcionará uma eternidade nas regiões celestiais, mas uma vida melhor aqui na terra, caso siga as orientações de Deus em todas as áreas da vida, basta buscar qual é a vontade do Senhor (Efésios 5:17).

É uma escolha, seguir a Jesus e seu evangelho, mas depois permanecer perseverando todos os das, vigilante, para não voltar para trás como fez Israel. A nação era a menina dos olhos de Deus (Deuteronômio 32:10), mas, por causa do seu pecado, tornou-se objeto de vergonha perante as nações vizinhas.

Dou graças a Deus porque há mais de 3 décadas vivo seguindo os passos de Jesus e de quantas experiências terríveis fui poupado exatamente porque fiz da forma de Deus e não da minha. Nas vezes em que me rebelei e fiz da minha forma, sofri, chorei e não repito o cantor popular que “o importante é que emoções vivi”, mas, pelo contrário, lamento não ter sido obediente sempre. Tanto sofrimento eu teria evitado na vida, apesar de reconhecer que esse sofrimento fez de mim uma pessoa mais sensível, humilde e compassiva com o sofrimento dos outros.

Viver longe de Deus e sua Palavra é uma catástrofe, especialmente daquele que, como o filho perdido de Lucas 15, passou um tempo na casa do Pai, experimentando do seu cuidado. No final, vivendo de forma terrível, desejava comer a comida dos porcos e nem isso tinha. Caindo em si, contenta-se em ser tratado não mais como filho, mas apenas como um empregado do pai. Arrependido, teve de volta a vida que tinha antes. É o que acontece com o desviado que volta aos braços de Deus.

O texto de hoje ainda lembra Davi, que vivia em intensa comunhão com Deus até dar vazão a seus impulsos humanos, à sua natureza humana decaída. Foi perdoado por Deus, mas nunca mais foi o mesmo Davi em razão das consequências que seu pecado trouxe à sua vida.

Este texto ainda lembrou do que Pedro diz que acontece com aquele que abandona os caminhos de Deus.

“Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro.” – 2 Pedro 2:20

“Com eles aconteceu o que diz certo provérbio muito verdadeiro: “O cão volta ao seu próprio vômito.” E: ‘A porca lavada volta a rolar na lama.'” – 2 Pedro 2:22

Vejamos que termos nojentos: esterco, vômito e lama. Todos ligados às pessoas que, depois de viverem a boa vida que Deus dá (começando aqui na terra), rebelam-se e decidem viver do seu próprio jeito, achando que sua maneira de viver é melhor do que a maneira ensinada por Deus.

Que isto jamais aconteça comigo e com você, meu irmão, que está trilhando e sendo abençoado no caminho único e maravilhoso, a porta estreita, que é o Senhor Jesus (João 14:6).

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?