A Verdadeira Fidelidade a Deus

A história de Salomão e Jó nos ensina muito sobre a fidelidade a Deus. Salomão, tendo tudo, foi infiel, desviando-se para adorar outros deuses (1 Reis 11:4). Já Jó, mesmo perdendo tudo, permaneceu fiel, dizendo: “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Isso mostra que nossa devoção a Deus não depende de nossas circunstâncias materiais. É uma escolha pessoal e inabalável, independentemente do que estamos enfrentando.

Os filhos de Eli, rodeados de sacerdotes, se contaminaram, praticando atos corruptos e desprezando os sacrifícios ao Senhor (1 Samuel 2:12-17). Em contraste, Daniel, cercado por más influências na Babilônia, manteve-se puro, recusando-se a se contaminar com a comida e o vinho do rei (Daniel 1:8). A história de Daniel nos lembra que é possível seguir a Deus mesmo em meio às piores tentações. Ele escolheu não se contaminar, mostrando que a fidelidade a Deus é uma decisão consciente e diária.

Davi, apesar de ser rei, foi infiel em um momento de fraqueza, cometendo adultério com Bate-Seba e planejando a morte de Urias (2 Samuel 11). José, mesmo sendo servo e injustamente preso, permaneceu fiel, resistindo às investidas da esposa de Potifar e mantendo sua integridade (Gênesis 39). Isso nos mostra que não importa nossa posição ou status na vida, nossa lealdade a Deus deve ser constante. Adão pecou no paraíso, cedendo à tentação de comer do fruto proibido (Gênesis 3). Em contraste, Jesus obedeceu no deserto, resistindo às tentações de Satanás (Mateus 4:1-11), enfatizando que nossa obediência a Deus deve transcender nossas circunstâncias.

Zaquel, ao encontrar Jesus, arrependeu-se e escolheu dar sua riqueza aos outros, dizendo: “Se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais” (Lucas 19:8). Por outro lado, o jovem rico se entristeceu ao ser convidado a dar tudo para seguir Jesus, pois possuía muitos bens (Mateus 19:22). Isso destaca a importância de estarmos dispostos a sacrificar tudo por amor a Deus. Jesus disse: “Se alguém me ama, obedecerá a minha palavra; meu Pai o amará; nós viremos a ele e faremos morada nele” (João 14:23).

A verdadeira obediência a Deus é uma decisão pessoal que não depende das circunstâncias ao nosso redor. Lembre-se de Pedro, que negou Jesus três vezes por medo (Mateus 26:69-75), mas depois se arrependeu e se tornou um dos pilares da igreja primitiva. Pense nisso e escolha seguir a verdade e a verdadeira igreja, independentemente das situações que você enfrenta. O amor a Deus e a fidelidade à Sua palavra são escolhas que fazemos diariamente. Como Jesus disse: “Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lucas 11:28).

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos