“O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo e, ao sair, eis que tropas, cavalos e carros de guerra haviam cercado a cidade. Então o moço disse a Eliseu: — Ai, meu senhor! Que faremos?
Ele respondeu: — Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles. E Eliseu orou e disse: — Senhor, peço-te que abras os olhos dele para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, ao redor de Eliseu.” – 2 Reis 6:15-17
Nossos olhos vêm muito pouco, são limitados. Utilizo óculos há alguns anos e eles atestam o quanto preciso de lentes para enxergar melhor. Sem eles é quase impossível ler, as letras ficam tremidas.
O salmista diz no Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos”
Sim, precisamos olhar pelas lentes de Deus para não entrarmos em parafuso, em desespero, para termos a verdadeira paz que excede todo o entendimento humano e o mundo sem Deus não conhece (João 14:27 e Filipenses 4:6).
No texto que abre este artigo o ajudante de Eliseu consegue olhar apenas com olhos carnais e por isso desespera-se. Ele vê apenas os carros do exército sírio que cercam a cidade. Eliseu olha o invisível, o espiritual, um exército celestial. E pede que Deus abra os olhos do seu servo.
Em nosso mundo existe violência, balas perdidas, bombas explodindo, doença sem cura, crises financeiras e injustiças. Se olharmos com nossos olhos carnais, tudo isso vai nos trazer angústia, desesperança e medo.
Porém, no meio de tudo isso, o servo de Deus pode olhar pelas lentes de Deus, que mostram a realidade, isto é, Deus reinando em todo esse caos, controlando tudo e assim podemos ter segurança.
Convido você a ler Romanos 5:12-17 e pelas lentes de Deus podemos ver as realidades espirituais:
I – O DISCÍPULO DE JESUS REINA EM VIDA COM CRISTO
Sim, havia um problema grave na humanidade, que é a raiz de todo o mal que existe até hoje, mas que foi destruído há quase 2.000 na cruz do calvário, e esse grande problema a Bíblia chama de pecado.
O pecado é responsável por todos os grandes problemas, pela corrupção, pelas injustiças, pela morte – entrou por um só homem, Adão, e através dele todos nós nos tornamos vítimas desse poder que habita dentro de cada ser humano, é um mal incontido, que pode levar cada pessoa a passar a eternidade na realidade chamada inferno, afastado por toda a eternidade de Deus.
Por um homem, Jesus, em seu ato de justiça na cruz, recebemos a graça de Deus, o perdão de nossos pecados, a justificação e, finalmente, a vida eterna com Deus.
Vs. 17 nos informa que os seguidores de Jesus REINARÃO EM VIDA através de seu Senhor.
Os milenaristas esperam o milênio no futuro, mas, na Biblia, Jesus já reina soberanamente sobre a sua igreja e aguarda que todos os inimigos de Deus sejam colocados debaixo dos seus pés (1 Coríntios 15:24-28).
“Ele nos libertou do império das trevas, e nos transportou para o Reino do filho do seu amor.” – Colossenses 1:13 – Paulo pronunciou este frase nos anos 60 do primeiro século, mostrando o reino de Jesus já presente naquela época.
Este mundo jaz no maligno (1 João 5:19), sofremos as consequências, mas estamos firmados na rocha, que é Jesus, e reinando junto com Ele.
Vivemos o milênio de Apocalipse 20, o diabo nos tenta, parece estar no período em que seria solto, mas seu fim é a derrota e, junto com a morte e o próprio inferno, será lançado no lago de fogo, junto com seus seguidores (vs. 10).
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. “ – Efésios 2:4-6
No momento em que recebemos Jesus como Senhor, fomos ressuscitados e assentamos nos lugares celestiais espiritualmente falando. Mais uma vez o apóstolo Paulo fala de uma realidade presente, isto é, já estamos assentados espiritualmente nos lugares celestiais.
Nosso nome está escrito no livro da vida e somente será apagado se abandonarmos o Senhor Jesus (Apocalipse 3:5). Foi o que Jesus disse para seus alegres seguidores (Lucas 10:20): “alegrem-se, pois seus nomes estão escritos no livro da vida”.
II – ABRA OS OLHOS E VEJA DEUS REINANDO COM SEU POVO
Apocalise 4:1-4, 9-11
Na visão de João, o apóstolo vê o trono de Deus e 24 anciãos sentados em tronos. Esses anciãos representam o povo de Deus (12 tribos de Israel no Velho Testamento e os 12 apóstolos no Novo Testamento) – simbolizam o reino dos filhos de Deus de todos os tempos, todos alcançados pelo sangue de Jesus derramado na cruz (Hebreus 9:15).
Porém, no contexto, enquanto isso, na terra, João está exilado na ilha de Patmos, os cristãos sendo perseguidos, mortos e queimados, jogado aos leões, há fome, dificuldades, sofrimentos – de vez em quando um dos santos partia e ia ao encontro de Jesus na festa que se realizava no céu.
O livro de Apocalipse é Deus abrindo os olhos do seu povo para as verdades espirituais, que pareciam não existir em razão do sofrimento na terra. Da mesma maneira que Eliseu pediu que Deus abrisse os olhos do seu servo, a mensagem de hoje tem como objetivo que abramos os nossos olhos para as realidades espirituais. E Ele abre.
Quantas vezes esta semana você tirou um tempo para olhar pelas lentes de Deus, a Palavra dele? Ela mostrará Deus reinando no seu sublime trono, conforme Isaías 6:1. Mostrará que Deus reina nos céus e tem a terra como banqueta dos seus pés (Isaías 66:1-4).
Deus reina sobre o povo dele e com o povo dele. De vez em quando aparece alguém querendo tomar o lugar de Deus – Faraó, Nabucodonosor, Pilatos, Herodes, Hitler, Stálin, Mussolini, entre outros – e Deus tem que cortar as suas asas, pois esqueceram que são “servos” de Deus, que lhes concedeu temporariamente um pouco do seu poder.
Aparecem perseguidores da igreja como Nero, Domiciano, a religião falsa, alguém como Saulo – todos eles, ou foram destruídos ou passaram para o lado do VENCEDOR, Jesus Cristo, como aconteceu com Saulo, convertido no intrépido apóstolo Paulo.
Nesta manhã, lanço o desafio, abra seus olhos, vá para as Escrituras, em busca de Deus e veja o Senhor dos Exércitos reinando junto com seu povo, que já é mais que vencedor (Romanos 8:31-39).
QUAL A NOSSA PARTE? Permanecer, perseverar…
Olhando para o invisível, como Moisés em Hebreus 11:27
Vivendo uma vida santa – Romanos 6:1-3
Parando de fixar tanto para o que acontece no mundo.
Veja o que Jesus mostra em Lucas 13:1-5
Notícias da época, matéria de capa e “jornais” – Pilatos manda matar os adoradores de Deus e a Torre de Siloé cai e mata 18 pessoas, fatos lamentáveis. Notícias de hoje, a bomba em Beirute matando várias pessoas, o covid, porém, no texto de Lucas Jesus fixa no mais importante: “se não se arrependerem dos seus pecados, perecerão do mesmo modo”.
Quantas dessas pessoas já se arrependeram dos seus pecados e tornaram-se seguidoras de Jesus?
Claro que é lamentável a morte de mais de 100 mil brasileiros de Covid. O mais triste: quantos deste partiram sem passar pela experiência de ressuscitarem junto com Cristo no momento do batismo e terem Jesus como seu Senhor e âncora de suas almas (Hebreus 6:19-20)?
E você que já é seguidor de Jesus? Está lutando para que outros não morram espiritualmente na volta de Jesus? Para quantos esta semana falou sobre Jesus na tentativa de evangelizar um perdido ou edificar a fé de um salvo?
CONCLUSÃO
Calma, Deus está reinando sobre tudo e todos. Nós, o povo dele, reinamos juntos com Ele em vida. Abra os olhos, como o servo de Eliseu, hoje lendo a Bíblia e investindo em comunhão com Deus. Pare de olhar para os seus problemas, olhe para o problema real, o pecado, quantas pessoas ao nosso redor perdidas, fracos ou afastados da fé.
Seu nome está escrito no livro da vida? Se não, hoje é o dia de começar a pensar nisso.
Se sim, glorifique a Deus por isso e utilize sua vida para que muitos tenham essa condição invejável sua.
Afinal, o mais importante você já tem: Deus reina sobre tudo e todos, junto comigo e com você, seu povo, nas regiões celestiais. Aleluia!
Nota: mensagem pregada no culto “on line” da Igreja de Jesus no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP., em 09 de agosto de 2020.