fbpx
BONS CONSELHOS

BONS CONSELHOS

Em Êxodo 18.13-23 encontramos Jetro, sogro de Moisés, dando a ele um bom conselho em relação à maneira como ele poderia melhor ajudar o povo de Deus escolhendo auxiliares para ajudar Moisés para melhor direcionar o povo para resolverem suas questões. Moisés deveria escolher homens idôneos que pudessem auxiliá-lo a resolver essas questões.

Para além do fato de ter pessoas idôneas que possam nos ajudar, o foco aqui está no bom conselho que Jetro dá a Moisés e o fato desse saber ter dado ouvidos a esse conselho.

Temos um ditado popular que diz que “se conselho fosse bom não se dava, se vendia”. Mas esse não é um ditado inteiramente verdadeiro. Decerto que há alguns conselhos que não devem nem ser levados em consideração, mas há outros que realmente podem ser de grande valia.

O problema com os conselhos é que nós não gostamos de ouvi-los por um simples motivo; ouvir conselhos demonstra que você precisa de ajuda para fazer o que está fazendo e, geralmente, está fazendo de um jeito errado ou, na melhor das hipóteses, de um jeito que possa ser melhorado. E ninguém gosta de ouvir que está fazendo algo errado ou algo que não está tão bom assim. É o velho problema do orgulho, não querer demonstrar que precisamos de ajuda. 

Muitas pessoas preferem continuar fazendo algo que não está bom o suficiente só para não dar ouvidos a um bom conselho, como se isso fosse uma demonstração de fraqueza ou inferioridade. Pelo contrário, ouvir um bom conselho e melhorar aquilo que estávamos fazendo só vai demonstrar sabedoria e maturidade de nossa parte.

“O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. ” Provérbios 12.15 NVI. Encontramos na Bíblia dezenas de passagens que nos mostram a importância de darmos ouvidos aos bons conselhos. Bons amigos estão sempre prontos a dar bons conselhos. Irmãos em Cristo estão preparados para dar bons conselhos. 

O versículo 24 de Êxodo 18 diz “Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido”. Moisés ouviu o conselho de Jetro, fez conforme ele lhe havia aconselhado e resolveu a situação. Um bom conselho aceito com sabedoria pode resolver um problema.

Precisamos aprender a ouvir bons conselhos. Precisamos também nos cercar de pessoas que possam nos dar bons conselhos quando necessitamos deles. Também precisamos estar prontos para darmos bons conselhos a quem precisa. Só conseguiremos fazer isso se estivermos buscando sermos sábios e só conseguiremos isso se estivermos atentos ao que a Bíblia ensina. 

Você gosta de ouvir conselhos? Não acha que está na hora de aprender a ouvi-los?  Se sente preparado para aconselhar uma pessoa? Quer aprender a fazer isso? Busque em Deus a sabedoria necessária para isso.



Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?