O Certo, o Errado e o Relativismo

Eu lembro na faculdade que eu tive um professor de filosofia que dizia  não existir verdade absoluta, tudo era relativo. Os colegas gostavam da aula não porque o conteúdo era bom, mas porque era um debate interessante entre eu e ele. Incrível que uma pessoa que dedica sua vida ao estudo possa pensar que não existe uma verdade absoluta. Será que matar uma pessoa é errado? Porque se não existe certo e errado, qual o mal matar uma pessoa boa ou uma pessoa má? É exatamente essa teoria que, mesmo aparentemente simples, tira Deus do seu lugar, porque Deus é bom e contrário ao mal, a Palavra Dele é absolutamente verdadeira, útil, inspirada, certa e boa.

Acreditar que tudo é relativo não tem nenhuma aplicação prática para a vida. Imagine alguém que acredita no relatividade contratar um engenheiro que acredita no mesmo e quer colocar isso na prática na sua profissão. Ele faz medidas todas fora do padrão e quando o relativista reclama do resultado com o engenheiro também relativista ele responde: “Não está errado, nem sequer está certo, isto é muito relativo”. Não é uma resposta muito satisfatória. O relativismo não serve para nada real é prático para a vida, é apenas uma teoria que serve para liberar o homem para pecar com sua consciência cauterizada, isso é, pecar sem remorso.

Os mesmos que pregam não existir verdade absoluta, dizem  também não acreditar em Deus. Por que motivo fariam isso? Querem se livrar de toda e qualquer moral, do certo e do errado, tudo o que Deus representa, para satisfazerem as suas próprias paixões carnais que os seduz e endurece o coração. Esta filosofia é tão perniciosa que pode invadir inclusive os corações de membros da igreja. Esquecem da advertência do Senhor:

“Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião!” (Isaías‬ ‭5:20-21‬)

Concordar com as coisas erradas só porque é direito reconhecido pelos homens, suas leis e seus filósofos sábios segundo a sabedoria humana, é condenado por Deus. Vemos a libertinagem da união homossexual, da defesa e apologia pelas drogas, pela defesa de coisas inanimadas na adoração, a defesa de um político corrupto, pela deturpação da própria fé e isso por parte de pessoas que se dizem seguidores de Jesus. Aí desses que chamam as coisas erradas  de boas e coisas abomináveis perante os olhos de Deus de ‘direitos humanos’. Eles dizem que Deus criou a pessoa para a abominação do pecado dizendo que Deus criou a pessoa daquele jei, que devemos saber o que é certo e errado, devemos aceitar ao invés de pregar a fé, arrependimento dos pecados, a confissão de Jesus como Senhor, a regeneração através de um novo nascimento para a luta contra o pecado e uma vida de fidelidade através do relacionamento com Jesus sendo um membro do seu corpo, a igreja.

O relativismo entra na igreja através dos pensamento e disvirtua a vontade de Deus. Está nas opiniões quando alguém diz: “Cada um com seu pensamento”, “Todo lugar que fala de Deus é bom”, “Cada cabeça sua sentença”, “Cada um tem sua opinião”, e, “Cada um interpreta a Bíblia como quiser”. Frases como estás estão carregadas de filosofias relativistas.

Cuidado em defender o direito para pecar, você está sendo cúmplice do pecado alheio. Já pensou Jesus voltar e te pegar defendendo o pecado ao invés de ajudar o pecador? Devemos, antes, ser luz contra as obras do pecado. Nossa existência deve se opor à libertinagem. Por que defender aqueles que vivem nas trevas e as suas obras vergonhosas? Por que teríamos nós medo e vergonha de brilhar a luz com a pregação pública do evangelho? Estes mesmos pecados que são defendidos pelos que dizem crer em Jesus, os que adotam tais práticas, serão os que atacarão publicamente a liberdade de crer, se arrepender para mudar para melhor, de confessar Jesus como  SENHOR, de nascer para uma novidade de vida e de permanecer na batalha contra o pecado.

“Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.” (‭‭Efésios‬ ‭5:11-13‬‬‬)

Nada é relativo. Existe o certo é o errado e Deus se opõe contra os soberbos que se acham sábios aos seus próprios olhos. Quanto, devemos expor o pecado sendo luz neste mundo e compartilhando o evangelho como mensagem de amor para com o pecador. Eles não são nossos inimigos, o pecado e satanás, sim, são nossos abismos.