fbpx
Começando Conversas de Evangelismo: O Método FORD

Começando Conversas de Evangelismo: O Método FORD

Muitos de nós não gosta de gastar tempo conversando com as pessoas ou simplesmente batendo papo. Gostaríamos de ter uma abertura direta para poder logo compartilhar o evangelho, mas são as pequenas conversas que faz a diferença para a vida de alguém, principalmente conversas com pessoas que você não conhece. A maioria de nós questiona a si próprio como compartilhar o evangelho com alguém, é sobre isso que eu quero falar neste artigo.

Compartilhar o evangelho pode parecer intimidador, mas com a abordagem certa, pode se tornar uma conversa natural e significativa. Uma técnica eficaz para isso é o método FORD, que se baseia em quatro áreas de interesse comum: Família, Ocupação, Recreação, e  Desejos. Vamos explorar como podemos usar essas áreas para abrir portas para o evangelho.

FAMÍLIA

Uma das maneiras mais fáceis de iniciar uma conversa é perguntando sobre a família. Perguntas simples como “Você tem filhos?” ou “Como está sua família?” podem criar uma conexão genuína. Jesus muitas vezes usava a família como ponto de partida em Suas conversas. Em Mateus 19:14, Ele disse: “Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus.” Isso mostra a importância da família no Reino de Deus.

Exemplo de Transição:
Após ouvir sobre a família da pessoa, você pode compartilhar como a sua fé tem sido uma base importante para sua própria família. “Minha família e eu encontramos muita paz nas promessas de Deus, especialmente em momentos difíceis. Você já teve alguma experiência com fé ou espiritualidade?”

OCUPAÇÃO

Perguntar sobre o trabalho ou ocupação é outra excelente maneira de conhecer alguém. “O que você faz para viver?” ou “Como você escolheu essa carreira?” são boas perguntas. O apóstolo Paulo, em suas cartas, frequentemente mencionava seu trabalho como apóstolo e como fazedor de tendas, mostrando que o trabalho é uma parte significativa de nossa vida. Colossenses 3:23 nos lembra: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Passamos de 6 a 8h fazendo o que fazemos para viver, não é possível que não tenhamos nada para falar sobre isso. Certamente a pessoa com quem você conversar tem…

Exemplo de Transição:
Depois de ouvir sobre a ocupação da pessoa, você pode compartilhar como sua fé influencia seu trabalho: “No meu trabalho, sempre tento seguir o conselho de Colossenses 3:23, que nos incentiva a trabalhar de todo o coração como se fosse para Deus. Isso realmente muda minha perspectiva. Você tem alguma filosofia ou crença que te guia no seu trabalho?”

RECREAÇÃO

Falar sobre hobbies e interesses pessoais pode criar uma atmosfera descontraída. Perguntas como “O que você gosta de fazer no seu tempo livre?” ou “Qual é o seu passatempo favorito?” são excelentes pontos de partida. Jesus também usava as atividades diárias das pessoas para ilustrar verdades espirituais, como quando Ele falou sobre pescadores se tornando “pescadores de homens” em Mateus 4:19.

Exemplo de Transição:
Após ouvir sobre os hobbies da pessoa, você pode relacionar isso a uma experiência espiritual. “Eu gosto de caminhar na natureza, e muitas vezes sinto a presença de Deus quando estou cercado por Sua criação. Isso me lembra do Salmo 19:1, que diz: ‘Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.’ Você já teve alguma experiência assim?”

DESEJOS/SONHOS

Falar sobre sonhos e aspirações pode revelar muito sobre uma pessoa. Perguntas como “Quais são seus maiores Desejos/sonhos?” ou “O que você espera alcançar no futuro?” podem abrir o coração de alguém. A Bíblia está cheia de promessas e sonhos que Deus tem para nós. Jeremias 29:11 diz: “Porque eu sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

Exemplo de Transição:
Depois de ouvir sobre os sonhos da pessoa, você pode compartilhar como a fé em Deus dá direção e propósito aos seus próprios sonhos. “Um dos meus maiores sonhos é viver uma vida que agrade a Deus e siga Seus planos para mim. Jeremias 29:11 sempre me dá esperança e direção. Você tem algum sonho ou desejo que se relaciona com sua fé ou espiritualidade?”

CONCLUSÃO

Usar o método FORD pode transformar uma conversa casual em uma oportunidade significativa para compartilhar o evangelho. Lembre-se, o mais importante é ouvir com empatia e compartilhar sua fé de maneira genuína e amorosa. Assim como Paulo disse em 1 Coríntios 9:22: “Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.”

Agora, decore só esta pequena palavra FORD e depois lembre que cada letra significam: Família, Ocupação, Recreação, e  Desejos. Agora coloque em prática nas suas conversas. Você pode usar uma ou duas destas palavras ou até mesmo todas. O importante é falar de Deus.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?

COMPARTILHE:

Conheça o Colheita Brasil

VEJA TAMBÉM OUTRAS PUBLICAÇÕES DO PORTAL