fbpx

COMO AS EXTREMIDADES DA VIA LÁCTEA

Assim a cruz de Cristo afasta de nós os efeitos dos nossos pecados

“Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” – Salmos 103:1

Esta semana li o salmo 103, belíssimo e cheio de grandes verdades e ensinamentos. São tantos que não consegui destacar apenas um versículo, mas, comentarei alguns deles, que encheram meu coração de alegria, segurança e esperança.

Por que devemos bendizer sempre ao Senhor?

“Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.” – Salmos 103:10

Sim, se o Todo-Poderoso nos tratasse sempre de acordo com nossas ações, nenhum de nós receberíamos as bênçãos que recebemos. Deus é sempre compassivo e veremos durante esta reflexão a razão de sua compaixão.

“Pois quanto o céu se eleva acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós as nossas transgressões.” – Salmos 103:11-12

O salmista deseja nos ensinar o quão misericordioso é Deus e utiliza medidas da sua época.

Hoje possivelmente ele diria que a misericórdia de Deus pode ser medida em anos-luz e, ao invés de utilizar o Oriente e Ocidente, ele utilizaria as galáxias conhecidas. Por exemplos, hoje a distância entre os limites da Via Láctea, a galáxia em que vivemos, os cientistas calculam em 2 milhões de anos-luz. Um ano luz corresponde a uma distância percorrida na velocidade da luz, 360 mil quilômetros por segundo. Lá no céu, sentiremos o efeito da misericórdia de Deus que, por causa de Jesus, não levará em conta os nossos pecados, afastando as suas consequências nefastas de nós. Tudo por causa do que Jesus fez na cruz por nós.

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.” – Salmos 103:13

Acredito que nós pais sabemos bem o quanto ficamos compadecidos com os nossos filhos, especialmente quando estão sofrendo. Mesmo quando esse sofrimento vem em decorrência de atitudes erradas deles. Não vibramos por estarem colhendo o que plantaram, mas sofremos junto com eles e fazemos o que pudermos para que o sofrimento deles cessem.

A razão de Deus ter tanto misericórdia de nós encontra-se no versículo a seguir:

“Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.” – Salmos 103:14

Deus é nosso Criador e sabe exatamente quem somos, especialmente depois que nos rebelamos contra Ele, caímos no jardim do Éden e fomos de lá expulsos. Somos pó, frágeis, fracos e precisamos sempre do auxílio dele.

Porém, a misericórdia e compaixão de Deus é reservada apenas para um tipo de pessoa.

“Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem.” – Salmos 103:17-18

Vários versículos deste salmo afirmam que a misericórdia de Deus é reservada para aqueles que o temem (vs. 11, 13 e 17). E neste último texto é condicionado àqueles que guardam a sua aliança e lembram-se dos seus preceitos, cumprindo-os.

No Velho Testamento foi assim. Deus tinha grande compaixão por pessoas como Abraão, Davi, Noé, Moisés, entre outros, exatamente porque temiam a Ele e viviam em obediência. Não eram perfeitos, mas utilizavam todas as suas forças para viverem obedecendo. 

No Novo Testamento o justo de Deus é aquele justificado na cruz, mas que vive todos os dias lutando contra o pecado, buscando conhecer a vontade de Deus e utilizando o poder do Espírito Santo que nele habitar para matar sua velha natureza humana e viver em novidade de vida.

“Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão.” – Romanos 8:13

“Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.” – Romanos 6:4

Sim, bendigamos ao Senhor todos os dias pela sua misericórdia e compaixão para conosco. E que isto nos leve a viver mais e mais, diariamente, em novidade de vida. 

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?

COMPARTILHE:

Conheça o Colheita Brasil

VEJA TAMBÉM OUTRAS PUBLICAÇÕES DO PORTAL