fbpx

Consequências da Paixão

A paixão não tem dono e troca de alvo de uma forma volátil. Ninguém maduro o suficiente confia numa pessoa apaixonada. Quem já viveu algumas paixões na vida sabe como ela vem e vai tão facilmente. Não sei das suas experiências com a paixão, mas hoje dá até vergonha de lembrar do que a paixão me fez fazer quando eu a obedeci. Viver uma paixão é viver uma vida de desconfiança, porque logo o vento vai soprar em outra direção. A paixão é efêmera. Faz você cansar de estar com a mesma pessoa, ser tratado daquela mesma forma. A paixão não é confiável.

A paixão é desejo carnal. Paixão te leva a obedecer os desejos contrários ao domínio próprio, que é parte do fruto do Espírito Santo.

A paixão é fogo que arde sem se ver, planejando o poeta. E também plagiando o escritor inspirado, a paixão é como a língua, é uma pequena parte das nossas vidas e se gaba de grandes conquistas.”Vejam como uma fagulha incendeia uma grande floresta!”. A paixão é um fogo, um mundo de maldade que está em nosso corpo e contamina o corpo inteiro. “e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas” pelas consequências.

Mesmo estando casado você pode querer viver uma paixão, se apaixonar e viver casado e abrasado. As paixões no casamento não podem ser satisfeitas por sua própria natureza.

A paixão é contrária às coisas espirituais. A paixão é da natureza humana e carnal. Somos instruídos a não seguir os nossos sentimentos e paixões.

“Ora, tendo Cristo sofrido na carne, estejam também vocês armados do mesmo pensamento. Pois aquele que sofreu na carne rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhes resta na carne, vocês não vivam mais de acordo com as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus. Porque basta que, no passado, vocês tenham feito a vontade dos gentios, tendo andado em práticas libertinas, desejos carnais, bebedeiras, orgias, embriaguez e em detestáveis idolatrias.” (1 Pedro 4:1-3)

“Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.” (Gálatas 5:16,17)

A paixão é contrária à fidelidade. Por sua própria natureza, uma pessoa que quer viver uma vida apaixonada obedecendo às suas paixões, não será fiel. Precisamos voltar ao princípio e lembrar o que é o amor e o que é a paixão. Só visualmente são palavras totalmente diferentes e não pertencem à mesma família e nem sequer têm a mesma raiz.

A paixão é insustentável. Seu corpo muda, você nunca vai permanecer jovem e muitas vezes a paixão é obediência aos hormônios produzidos pelo corpo. Você não vai conseguir manter a paixão, então logo virá a frustração.

A paixão é egoísta. Quando você se apaixona, não é por outra pessoa, mas pelo ideal que você tem ou deseja ter para si mesmo. O apaixonado, por ser egoísta, deseja a pessoa como se fosse um objeto, quando conquista, perde a graça e cria-se um novo padrão ou alvo. A paixão é, por natureza, egoísta. Se você e seu cônjuge estiverem se esforçando para viver uma paixão, quem dos dois vai ser satisfeito? Ninguém! E o que você vai sentir quando seu ego não for mais satisfeito? O que você vai fazer? Viver com uma pessoa egoísta é uma vida de terror. É viver uma linha fina entre o desequilíbrio emocional e a loucura total. O que esperar de uma pessoa que procura satisfazer a si mesma? E o que esperar de um casal apaixonado? Separação à vista! Sabe os seus sentimentos e necessidades? Esquece! Será uma guerra de egos procurando satisfação pessoal. O mínimo serão os ciúmes, o controle, a desconfiança, etc.

A paixão é cega. Rapidamente podemos olhar e aprender por exemplos e veremos os muitos personagens, humanos como nós, dentro da Bíblia que contam sua história e as consequências da paixão. Já vimos tantas vezes nos outros que a paixão é cega, mas os vizinhos não são. Quem não está vivendo dentro de uma paixão, consegue ver claramente o que os apaixonados estão fazendo. Muitas vezes não só dá vergonha alheia como é, de fato, vergonhosa a atitude dos apaixonados.

Esta lista sobre a paixão está me parecendo interminável… algo que não desejaríamos para o pior inimigo, se tivéssemos um. Nem o dicionário vai te ajudar quando estiver enterrado na paixão, mas saiba que infidelidade, infelicidade e tantas outras palavras tristes são sinônimos da paixão e, como te disse, isso você não vai encontrar no dicionário.

É a paixão que confunde os sentimentos das pessoas inclusive por se apaixonar pelo mesmo gênero. Porque, como vimos acima de uma forma panorâmica, a paixão é desejo carnal, é fogo que consome o corpo, é contrárias às coisas espirituais, é contrária à fidelidade, é insustentável, é egoísta e cega.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?