fbpx
DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE

DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE

“Logo que Jesus desembarcou, veio da cidade ao seu encontro um homem possuído de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos túmulos.” – Lucas 8:27

O texto de hoje faz-me pensar sobre a vida de uma pessoa que decide viver longe de Deus. O que teria acontecido com o homem geraseno a ponto dele ter aberto sua vida para uma legião de demônios? (vs. 30)

O texto paralelo de Marcos diz muito para mim:

“Porque, tendo sido muitas vezes preso com correntes e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e as correntes foram despedaçadas. E ninguém conseguia dominá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras.” – Marcos 5:4-5

De um lado o homem tem uma força descomunal a ponto de despedaçar correntes. Por outro não vivia em paz, mas noite em dia, entre os túmulos, pelos montes, FERINDO-SE COM PEDRAS.

O texto destacado chama-me muito a atenção: uma pessoa sem Deus vive ferindo-se e muitas vezes sem perceber. Lembro de pessoas presas às drogas na Cracolândia aqui em São Paulo. São mortos vivos que ferem a si mesmo e aos outros. 

É o que acontece com alguém que, aos poucos, vai permitindo que Satanás domine sua vida. Posso citar pessoas viciadas em drogas permitidas pela sociedade como álcool e cigarro. Mas quero destacar o vício geral de toda a humanidade, isto é, pecar, viver do jeito contrário ao jeito de Deus.

Pessoas que após vários casamentos, vivem ferindo a si mesmo, ao outro, aos filhos. Pessoas em relacionamentos abusivos, que sofrem uma falsa felicidade. Pessoas escravas de Mamon e da mentira, que precisam contar uma mentira para justificar a primeira, que agem de forma desonesta pois preenchem sua vazia com dinheiro, bens, falsas festas e lazer. 

Às vezes vou caminhar domingo de manhã e encontro pessoas jogadas nas ruas, nos bares, bêbadas, cantando, abraçadas umas às outras. Parecem felizes, mas só parece. Assim, como o endemoniado da história de hoje, ferem a si mesmas.

É algo que a Palavra de Deus já havia previsto:

“Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” – 2 Timóteo 3:13

Sim, hoje em dia há muitas pessoas como o endemoniado geraseno que, em algum momento, permitiram que o mal dominasse suas vidas. E todos nós, hoje libertos por Jesus, em algum momento, em maior ou menor escala, fomos como esse homem endemoniado, escravos do diabo. Por isso Jesus veio a esse mundo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” – Lucas 4:18

E mais, uma vez libertos do império das trevas, nosso papel é sermos instrumentos de Deus na liberdade daqueles que ainda continuam lá, sem perceber, são escravos do mal. 

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.” – Colossenses 1:13.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?