fbpx
DESCANSANDO NO PODER DE DEUS

DESCANSANDO NO PODER DE DEUS

“Descansando nos eternos braços do meu Deus,

Vou seguro, descansando no poder de Deus.”

Descansando no poder de Deus, foi o tema da mensagem que levei aos irmãos da igreja de Deus na cidade de São Vicente no dia 18 de agosto passado. Também preguei essa mesma mensagem no almoço na igreja nos Pimentas, Guarulhos/SP., onde congrego, dia 22 de setembro.

Este assunto me tocou, pois é fácil cantar. Viver é outra coisa.

I – DESCANSO É PARA OS CANSADOS

Não dá para falar sobre esse tema sem irmos ao texto de Mateus:

“— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” – Mateus 11:28-30

No contexto em que foi escrito, havia o peso do legalismo dos fariseus que “atavam fardos pesados, difíceis de carregar, e os põem sobre os ombros dos outros, mas não ajudavam nem com um dedo” – Mateus 23:4

O alívio de Jesus vem quando tomamos o jugo dele. Jugo é aquela madeira utilizada no pescoço dos animais para guiá-los.

Por que o jugo de Jesus é leve? 

Ao contrário dos fariseus, Jesus nos ajuda a carregar pelas bênçãos que Ele nos concede para obedecê-lo:

 O Espírito Santo habitando em nós;
A Palavra de Deus orientando;
A família de Deus nos incentivando;

O apóstolo João diz que seus mandamentos não são penosos (1 João 5:3). Claro que há os mandamentos, muitos confundem obras da lei de Moisés com obras resultantes de uma vida de obediência. Porém, a obediência é resultado de um relacionamento de amor com Deus.

Há irmãos que pensam estarem salvo no domingo, perdidos na segunda, salvos novamente na terça e mais uma vez perdido na quarta… Estes ainda julgam sua salvação segundo sua performance pessoal.

No entanto, se estamos em Cristo a salvação é contínua, apesar de nossas ações nem sempre acompanharem o nosso estado em Cristo.

Por isso Jesus diz que é manso e suave de coração para acharmos descanso para a nossa alma.

Em Jesus, temos o maior descanso – nossos pecados perdoados todos os dias, o sangue de Cristo nos limpando e um advogado no dia do Juízo Final, conforme 1 João 2:1-2. Em razão disso, a Bíblia afirma que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Romanos 8:1)

É a maior motivação para viver em santidade todos os dias.

II – VIVEMOS NESTE MUNDO E AS TRAGÉDIAS NOS ATINGEM

Entretanto, sim, as doenças, o desemprego, os relacionamentos complicados, a espera pelo dia de amanhã: Será que vou conseguir aquele emprego, promoção? São situações reais que ameaçam o descanso que temos em Cristo.

Particularmente, eu tenho os meus medos, minhas inseguranças e isso de tempos em tempos tenta tirar a minha paz e meu descanso.

Uma frase na Bíblia, dita por João Batista, tem me ajudado a descansar em Deus. Peço que leia o texto completo (João 3:22-30)

“Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu”. – João 3:27

Para mim, essa palavra tem sido um verdadeiro princípio para a vida. No texto, as pessoas tentam criar insegurança em João e um conflito entre ele e Jesus ao afirmarem que Jesus batizava mais e tinha mais seguidores que João.

Esta frase me ajuda em diversos momentos na minha vida:

“Estou inseguro” – emprego, relacionamento com superiores, medo das atitudes dos governantes, entre outras situações.

“Sou desvalorizado” – Paulo disse – tanto sei estar honrado como desonrado (Filipenses 4:12)

Se vem a honra, valorizo, agradeço, inclusive a Deus.

Se vem a desonra, aceito, porque Deus permitiu. Foi a mesma atitude de Davi ante a perseguição e violência de Simei.

Deixem que amaldiçoe! Pois, se o Senhor lhe disse: “Amaldiçoe Davi”, quem poderia perguntar: “Por que você está fazendo isso? E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: — Se o meu próprio filho quer me matar, que dizer desse benjamita? Deixem-no em paz. Que amaldiçoe, pois o Senhor lhe ordenou.” – 2 Samuel 16:10b-11

Mesmo como evangelista e evangelizador, tenho meus momentos altos e os momentos baixos.

Se aconteceu, no mínimo, Deus permitiu. E se Ele é meu Pai, me ama e permitiu que isso acontecesse, no final, fará com que tudo coopere para o meu bem (Romanos 8:28).

III – DESCANSO PARA OS JOVENS

Um conselho aos jovens está em Lamentações 3:23: “Bom é ao homem suportar o jugo da sua mocidade”. 

A juventude é um peso, os hormônios estão à flor da pele, ansiedade, expectativa pelo futuro e esse mundo tão complicado para os jovens.

A receita de Deus: “Que ele se sente solitário e fique em silêncio, porque esse jugo Deus pôs sobre ele”

As decisões tomadas na adolescência e juventude trarão reflexos para a vida toda. Fique quieto, pense antes, consulte a Deus, consulte aos irmãos em Cristo e especialmente às pessoas que te amam, como seus pais. E descanse.

IV – APRENDAMOS A ESPERAR EM DEUS

Livres do peso dos nossos pecados, certos de estarmos nas mãos de Deus, cientes de que tudo o que Ele permitir contribuirá para o nosso bem, esperemos inteiramente nele.

“Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” – Isaías 40:30-31Tena

Vivamos a certeza do salmista: “Esperei confiantemente no Senhor e Ele se inclinou para mim” – Salmo 40:1

Um dia desses Deus se lembrará e agirá, como também vezes fez com pessoas que esperaram nele na história bíblica: Lembrou-se de Abraão e tirou Ló de Sodoma (Gênesis 19:29), lembrou-se de Raquel e ela engravidou (Gênesis 30:22-230, lembrou-se do povo de Israel e mandou Moisés (Êxodo 2:24-25), lembrou-se de Ana e ela engravidou (1 Samuel 1:19-20), lembrou-se de Cornélio em suas orações e mandou Pedro para pregar o evangelho e ele e sua casa (Atos 10:4). Ele se lembrará de nós, seus filhos, sempre.

V – O DESCANSO VIRÁ SOMENTE NAS REGIÕES CELESTIAIS

Sim, podemos descansar dos nossos pecados, que foram cravados na cruz; Podemos descansar, esperando em Deus, mesmo nas tragédias; Porém, o verdadeiro descanso, total, não é aqui, será somente nas regiões celestiais.

“Ora, se Josué lhes tivesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo aquele exemplo de desobediência.” – Hebreus 4:8-11

Às vezes pensamos que o céu é aqui diante das adversidades. E investimos muito nesse mundo. E nos frustramos, Esquecemos que as moradas celestiais, para nosso descanso, estão sendo preparadas pelo Senhor Jesus (João 14:2-3). No momento certo Ele virá nos buscar.

CONCLUSÃO

Descansando nos eternos braços do meu Deus, vou seguro, descansando no poder de Deus… De que forma?

Sabendo que meus pecados não me mandaram para o inferno – Romanos 8:1

Estamos nas mãos de Deus – tudo o que acontecer conta, no mínimo, com sua aprovação.

Aprendemos a esperar, em silêncio, no Senhor, vivendo em obediência. 

Aqui o descanso não será total, por isso o termo “descansando”, mas um dia entraremos no descanso eterno, nas regiões celestiais.

Descansemos, portanto, nessas verdades de Deus.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?