fbpx

Dias de Angústia

Às vezes Deus acalma a tempestade. Às vezes Deus deixa que a tempestade faça o seu trabalho e acalma os seus filhos.

A Fraqueza

Todos nós temos dias de fraquezas, é normal e está tudo bem. A fraqueza tem sua utilidade. Viver fraco é que é o problema, isto não é normal. A fonte da fraqueza é a falta de alguma coisa. Se fosse fraqueza física, talvez esteja faltando alguma coisa no corpo. Algum alimento, alguma vitamina ou até recursos financeiros para sanar estes problemas. Outras fontes como doenças podem ser outros motivos.

A fraqueza é só um sintoma ou até talvez um sentimento, talvez até nem seja real, mas é um sintoma de que alguma coisa precisa ser feita. Tudo o que você estiver fazendo hoje você vai colher em breve. Talvez em alguns anos, de qualquer forma, a vida é breve como uma neblina. Então, precisa ação, precisa atitude para poder colher a mudança necessária.

Diz um ditado: “O fraco fica esperando a oportunidade, mas o forte a faz.” É hora de você mirar um alvo e começar a pensar como vai atingir. Se a questão é a saúde, como atingir o alvo de uma vida saudável? Se a questão é financeira, como mudar seu status atual? Se a questão é espiritual, o que fazer para atingir o alvo da “perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:13). O que você está fazendo hoje é o que determina o que vai acontecer daqui a um, três, cinco ou dez anos.

Quanto a fraqueza, aproveita da sua utilidade para a vida. Paulo, o super apóstolo de Cristo também sentiu seus dias de fraqueza e expressou da seguinte maneira:

“7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2 Co 12:7-10)

Olhe para o caminho que ele percorreu e nos deu também a solução.

O Dia da Angústia

Não há nada mais comum à vida do que dias de angústias. Elas são diversas. Porém, tanto quanto a certeza das angústias da vida, precisamos também confiar com fé de que a promessa milenar é verdadeira:

“O justo é libertado da angústia, e o perverso a recebe em seu lugar.” (Provérbios 11:8)

A fonte das angústias da vida estão no poder da língua. O sábio de Provérbios ensina “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” ( Provérbios 21:23). Também como ensina a sabedoria em Tiago, se quer domingar o corpo todo, comece pela língua (Tg 3:2).

Outra solução para a angústia está na atitude de Jesus. Ele também sentiu fraquezas e passou por muitos dias de angústias, no entanto, hoje o adoramos como o Senhor Deus. Ele foi um de nós, assumiu a nossa forma fraca e passageira e se tornou um vencedor nos dando esperança para vencer este mundo.

“E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. 35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. 36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.” (Marcos 14:33-36)

Se Jesus, filho de Deus, com toda autoridade nos céus e na terra, passou por fraquezas e angústias, nós também certamente passaremos. Então Jesus, filho de Deus e cheio de autoridade sobre os céus e terra, orou. Nós, estando na mesma situação, devemos orar tanto quanto Jesus. Oração é atitude e é fonte de força, mas nós ignoramos isso porque não praticamos.

A Força

Para combater a fraqueza, força. Ela se mostra na atitude e não nos resultados colhidos. Independente dos resultados a curto prazos que você obtém, não desanime, não fraqueje não dê poder às angústias da vida. Seja forte e corajoso e reconheça quando você é o causador das fraquezas e angústias. Se você reconhecer a fonte, você já deu 50% dos passos necessários para resolver, agora só precisa tomar a atitude e agir hoje. “Se quer que uma coisa fácil fique difícil, deixe para amanhã”.

Talvez não seja nada fácil resolver as fraquezas e nagústias, mas amanhã será mais difícil se não agir hoje.

Conclusão

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24:10)

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?