fbpx

Divulgadores e Defensores da Fé Cristã

Se Cristo voltar hoje, você tem certeza de que vai para o céu?

E sua resposta é baseada no seu “achismo” ou em textos das Escrituras Sagradas?

Se alguém falar para você: “quero saber como ir para o céu, qual será sua reação?”: 1) vou levar você para uma reunião na igreja e lá você saberá?2) vou te indicar um irmão que poderá ajudar você? Ou 3) Eu mesmo posso, topa termos um encontro para olharmos na Bíblia? Onde você quiser, na sua casa, na minha casa, numa padaria, num shopping, numa faculdade, numa escola, onde você quiser. Esta terceira resposta deveria ser a dada por todo discípulo de Jesus.

E mais: por que você congrega na igreja de Cristo? As possíveis respostas: 1) Meus pais congregavam e por isso eu congrego. 2) É a mais perto da minha casa? 3) Tenho bons amigos lá, que me ajudam. 4) É a igreja fundada por Jesus no primeiro século, pois procura ensinar e obedecer ao evangelho de Jesus. Esta também deve ser a resposta correta.

Texto base da mensagem de hoje: pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm.” – 1 Pedro 3:15

I – DIVULGADORES E DEFENSORES DA FÉ CRISTÃ

”Algo maravilhoso aconteceu no dia em que cada um de nós, depois de crer em Jesus como o único Salvador, confessá-lo como Senhor de nossas vidas, nos arrependermos de nossos pecados, descermos às águas do batismo e, claro, continuamos na caminhada cristã, sendo perseverantes.

Nos tornamos filhos de Deus, tivemos todos os nossos pecados perdoados, recebemos o Espírito Santo que nos dá força para vencermos os pecados, fomos acrescentados ao corpo de Cristo, também conhecido como igreja (Atos 2:47b) e passamos a viver em dedicação exclusiva a Deus:

“Pois o amor de Cristo nos domina, porque reconhecemos isto: um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” – 2 Coríntios 5:14-15

Neste mundo trabalhamos, estudamos, temos nossas famílias, vivemos, temos momentos de alegria, momentos de tristezas, ganhos e perdas, porém, sem perder de vista – temos uma missão nesta terra, a mesma de Jesus: “Buscar e salvar o que está perdido” (Lucas 19:10).

Peço aos irmãos que leiam o texto completo, 1 Pedro 3:8-22 e dele extrairei 5 lições importantes para nós.

1. A maneira de um discípulo de Jesus viver é diferente (vs. 8-9)

Somos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-14), assim nossas palavras, nossos atos e nossos valores são diferentes, pois somos seguidores do crucificado por nós

Somos o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 2:14-15), atraindo os perdidos para o reino de Deus, o faminto para onde tem alimento, o sedento para a água da vida.

O texto ensina sobre sermos misericordiosos, humildes, perdoadores, com línguas abençoadoras, entre outros ensinamentos.

Se queremos atrair pessoas para Jesus, precisamos, como diz Paulo, ser cartas escritas por Deus, isto é, as pessoas veem em nós o evangelho de Cristo sendo praticado (2 Coríntios 3:2-3).

2. Vivemos em temor diante de Deus (10-12)

Lutamos diariamente contra o pecado que tenazmente nos assedia (Hebreus 12:1), isto é, quer colar em nós.

Nossa língua será do bem, vamos nos afastar do mal e de toda aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22).

Qual o motivo para fazermos isso? Os olhos e ouvidos do Senhor estão constantemente olhando o que fazemos e ouvindo o que falamos.

Os ouvidos do Senhor estão abertos à sua súplicado justo de Deus, isto é, aquele que foi justificado pelo sangue de Jesus e que vive em obediência à Palavra – toda a Palavra dita a Deus tem Ele com os ouvidos bem atentos.

Mas o rosto do Senhor, contra aqueles que praticam o mal. Deus olhou para o mundo perdido na época de Noé e disse ao patriarca: “Reconheço que você tem sido justo diante de mim nesta geração (Gênesis 7:1b). O resultado é que Noé, junto com sua família, foi salvo do dilúvio. Aliás, Noé, junto com Jó e Daniel, é citado como exemplo de pessoas justos e de retidão (Ezequiel 14:14).

Às vezes estou diante de um pecado ou mesmo há algo que por ser discípulo devo fazer. Quando decido obedecer à Palavra, imagino, lá no céu, Deus Pai olhando para Jesus e com um sorriso no rosto, dizendo:

“Veja o meu servo Valdir, como Ele nos ama tanto, que constantemente está se desviando do mal.” É esta a aprovação que vale a pena desejar.

3. Passaremos por sofrimentos (13-17)

Sim, mesmo fazendo o certo, podemos, de maneira injusta, passar por sofrimento…

Estejamos preparados para responder: “Por que sou honesto”, “porque evito falar palavrões”, “por que me reúno com meus irmãos na quarta e especialmente no domingo”, “porque não participo daquela festa”, “porque não me visto como meus amigos”, “por que, mesmo sofrendo injustiça, recuso-me a me vingar”… porque sou seguidor daquele que viveu e morreu por mim.

Um dia alguém poderá dizer, olhando a atitude correta de um seguidor de Jesus: “Quero conhecer esse Deus a quem você serve!”

Façam com mansidão e temor – com jeito, com palavras apropriadas, temperada com sal, como diria Paulo em Colossenses 4:6, isto é, de maneira que a pessoa que recebe a palavra dita por nós fique envergonhada com o procedimento dela.

2 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade”.

A Palavra de Deus contém ensinamentos sobre tudo o que precisamos para viver nesta terra, Ela é viva, é útil, nos ensina, repreende, corrige, educa – porém, não fará isto se a olhamos de vez em quando – seremos presas fáceis das dificuldades, dos falsos ensinos e não estaremos preparados para cumprir 1 Pedro 3:15, isto é, sabermos a razão da nossa fé.

4. Vamos levar as pessoas a passar pela encenação da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus – o batismo (18-21)

Cristo morto e ressurreto representa o mistério da salvação, que inicia no dia de nosso batismo. Ele proclamou sua vitória na cruz do calvário.

Batismo vos salva, diz Pedro – não há salvação sem que se passe no batismo, apenas a igreja de Jesus prega isto, conforme ensinamento de Romanos 6:3 em diante.

A meta de todo seguidor de Jesus é fazer as pessoas chegarem a decisão de descerem às água do batismo e serem salva dos seus pecados pelo Senhor

5. Jesus está reinando ao lado de Deus Pai, aguardando o momento de sua volta (vs. 22)

Deus Pai, até o momento de sua volta, quando levará aos céus sua igreja gloriosa.

Ele reina sobre a Igreja, ao lado de Deus Pai, até o momento de sua volta, quando levará aos céus sua igreja gloriosa. Ele jamais vai nos abandonar (Mateus 28:20). Todo o Universo está sujeito aos pés de Jesus.

A igreja dele (que prega e vive o seu evangelho) é o reino de Deus aqui na terra – somente a igreja dele.

É a mensagem que nos remete de volta a 1 Pedro 3:15 e ensinar a todos que estiverem conosco e aceitarem.

Qual o motivo da urgência?

II – HAVERÁ UM JULGAMENTO FINAL, O ACERTO DE CONTAS (1 Pedro 4:17-18)

Porque chegou o tempo de começar o juízo pela casa de Deus; e, se começa por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?  E, se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio e do pecador?”

Todos comparecerão ante o tribunal de Cristo e receberão o pagamento pelo que fizeram através do seu corpo – 2 Coríntios 5:1

O que meus olhos, minhas mãos, meus pés, meus órgãos genitais, meus ouvidos, minha boca andam fazendo? “Cuidado, olhinho o que vê…, cuidado mãozinha o que toca…” Tudo isto será levado em conta no dia do julgamento de Deus.

Sabendo disso, todo discípulo de Jesus tem uma missão especial – mostrar que as portas dos céus estão abertas para todos os que quiserem se arrepender dos seus pecados, confessar Jesus como Senhor e Salvador e ser batizado.

E eu pergunto: Como você gastou o tempo de sua semana?

Trabalhando – faz parte, mas esta não é sua maior missão…

Estudando – faz parte, mas também não é sua maior missão…

Com lazer – é ótimo, mas não foi isso que seu Senhor deixou você para fazer…

Quantas vezes esta semana você leu as Escrituras e pensou no que ela está querendo mudar sua vida, corrigir suas falhas e pecados?

Para quantas pessoas você compartilhou o evangelho, falou de Jesus, ajudou a se aproximar mais de Deus?

As pessoas estão perdidas, nossa missão não é trazê-las para a igreja, mas, eu mesmo, como parte da igreja, onde eu estiver, vou mostrar a elas, na Palavra, o caminho da salvação em Cristo. E, como consequência natural, ao aceitar o evangelho, ela fará parte da igreja do Senhor.

Porém, você preparado para isso?

CONCLUSÃO

Por este motivo, a partir de hoje, a igreja aqui nos Pimentas, na Escola Bíblica Dominical, está oferecendo um curso para todos os irmãos, em 7 lições: “Como ensinar as lições básicas para uma pessoa que quer ser salva por Jesus?” A participação dos irmãos é muito importante.

“Santificai a Cristo como Senhor…”, diz Pedro, isto é, vivendo como Deus quer.

“Esteja preparado…” – para ser um defensor e divulgar da fé viva em Jesus.

Nota: Mensagem pregada na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP., no culto dominical em 12 de janeiro de 2020.