fbpx

Pregação Expositiva

Antes de mais nada, é preciso definir o que é uma pregação expositiva. A própria palavra nos ajuda a saber, mas em linhas gerais é uma pregação em que o ponto principal é a Palavra e não um assunto apoiado por passagens bíblicas. O pregador deve expor a Palavra de Deus, explicar e aplicar. A Palavra é o conteúdo. Começa com o texto, observa-se o contexto e expõe sem pretexto.

O PREGADOR

A Palavra por si mesma é poderosa, mas quem a usa deve ter uma vida que respeita a mensagem. O apóstolo Paulo começa desse ponto ensinando o jovem Timóteo.

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (1 Timóteo 4:12)

A mensagem efetiva deve, primeiro, transformar o pregador. Não importa o que seria o impedimento se o pregador é jovem, velho demais, sem instrução formal, etc. Tudo isso fica em segundo plano quando a vida pessoal é transformada pela Palavra. O que adianta pregar para o mundo inteiro e perder a própria alma? O pregador deve ser um exemplo para a igreja na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

A PREGAÇÃO EXPOSITIVA

A pregação que usa a Palavra como fonte principal precisa ter base, e essa base deve ser bíblica. Não toda a Bíblia, mas um texto selecionado de acordo com a necessidade do público. Se vai pregar para um grupo de pessoas que não se converteram ao Senhor, é um texto. Se vai pregar para um público de fiéis, é outro texto. Isto é, cada público conforme as suas necessidades.

Agora, como preparar e pregar expositivamente? Paulo ensinou o jovem Timóteo e nós sabemos que o apóstolo foi inspirado pelo Espírito Santo, então, também serve para nós. Veja o que Paulo ensinou:

“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.” (1 Timóteo 4:13)

a. A Leitura

A pregação deve ter como base a leitura da Escritura, e o texto deve ser a fonte da pregação. Depois de escolher um texto de acordo com a necessidade das pessoas que vão ouvir, precisa ler o texto para as pessoas.

A fé depende muito do que as pessoas ouvem. Se elas ouvem um bom orador, elas desenvolverão crenças. Se elas ouvem um pregador da Palavra, desenvolvem fé.

“Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17)

Aí está a importância de pregar a Palavra e não pregar um assunto ou pregar a si mesmo.

b. A Exortação

Exortação é uma palavra que nem sempre é entendida. O significado dela é ânimo. O texto deve ser explicado para que as pessoas se identifiquem com ele, para que possam notar claramente que a Bíblia tem tudo a ver com a nossa realidade, que é atual, verdadeira e traz soluções. Acima de tudo, as pessoas que ouvem a leitura da palavra e sua explicação devem notar que:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17).

Para exortar, o pregador precisa ter moral, isto é, ele tem que ser um exemplo do que prega. Ele deve conhecer bem o texto e assim vai mostrar que ele é exemplo na Palavra. Ele deve ter um procedimento transparente na presença das pessoas e na ausência ter o mesmo comportamento, ele deve mostrar amor nas palavras e nas ações, ele deve falar com uma fé perceptível e suas ações também devem estar de acordo com o que prega e ele deve ser um exemplo na pureza, sem pureza ninguém verá o Senhor.

c. O Ensino

Depois de ler, exortar explicando o que leu, chegou a hora de ensinar, ou, em outras palavras, aplicar a Palavra. Os ouvintes já estão observando o pregador e, mesmo que não o conheçam profundamente, já podem ‘sentir’ o quanto vão deixar ele entrar em suas vidas. Já ouviram a fonte da fé através da leitura, estão se identificando com a explicação do texto e se encaixando na situação e seus corações estão abertos para deixar a solução dada por Deus através do ensino (aplicação) da Palavra.

Para um bom ensino, deve-se relembrar o que foi lido, explicado e finalmente o que se deve colocar em prática através da obediência à Palavra. Isto é uma pregação expositiva.

CONCLUSÃO

Quem quer pregar a Palavra de Deus deve ler, entender e aplicar para si mesmo primeiro.

“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.” (Tito 2:7,8)

Preguemos a Palavra somente, pois ela tem o poder de salvar as almas das pessoas.

“Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” (Tiago 1:21)

Preguemos a Palavra somente, pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina.

“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2 Timóteo 4:1,2)

Resumindo: Para pregar expositivamente leia a passagem, explique a passagem e aplique a passagem.