fbpx

Cinco Passos Para a Salvação

“Que faremos, irmãos?” (Atos 2:37), foi a pergunta que os judeus fizeram a Pedro e aos demais apóstolos após estarem entristecidos pela notícia de que aquele carpinteiro que eles tinham ajudado a crucificar 50 dias ante era o Cristo (o Messias prometido a Israel) e o Senhor (Deus que habitou entre nós).

“Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” (Atos 16:30), foi o que o carcereiro perguntou a Paulo e Silas após o terremoto na cadeia na cidade de Filipos.

Ambos fizeram uma pergunta sincera, que exigia uma resposta verdadeira. Se ao invés de Pedro, fosse um dos pregadores do mundo denominacional diria: “Aceite Jesus no coração através de uma oração e, pronto, estará salvo”.

Infelizmente eles se baseiam numa interpretação simplório de Romanos 10:9 “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”. Esquecem que o plano de salvação de Deus não se baseia apenas em Romanos, mas, em toda a Bíblia, especialmente nas páginas do Novo Testamento.

A igreja de Jesus faz questão de dizer que existem 5 passos para uma pessoa ser salva e que, faltando um deles, não há certeza da salvação. Vemos isto tanto no ensino como nos exemplos de conversões na Bíblia:

1º CRER – Isto é, ter fé. Na Bíblia crer é mais do que um exercício intelectual, nesse sentido quase 100% dos brasileiros, de alguma forma, creem em Jesus. Mas é crer que sua morte na cruz é a única solução para nos salvar dos nossos pecados (João 3:16), que Jesus é o único caminho para levar o homem perdido a Deus (João 14:6 e 1 Timóteo 2:5) e que não há nenhum outro (Atos 4:12). Nesse sentido a fé é qualificada, uma vez que é baseada nas Escrituras sagradas que podem nos tornar sábio para a salvação pela fé que temos em Cristo Jesus (2 Timóteo 3:15). [Leia mais sobre a diferença entre crer e ter fé neste artigo]

2º ARREPENDIMENTO – Nas Escrituras Sagradas arrependimento é mais do que um sentimento de remorso ou desconforto, é a tristeza por saber que nossos pecados foram os responsáveis pela morte de Jesus na cruz. Por isso o Senhor diz: “Bem-aventurados os que choram” (Mateus 5:4) por sua situação de pecaminosidade. Em Atos 2:38 Pedro inicia dizendo: “Arrependei-vos…” Uma pessoa para ser salva precisa, como o publicano na parábola contada por Jesus em Lucas 18:13, bater no peito e dizer a Deus: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador”. Em seguida, precisa ter a atitude Zaqueu que, ao arrepender-se, naquilo que era possível, ele corrigiu, isto é, restaurou aos seus donos aquilo que tinha roubado. Quando está decidindo por Jesus, a pessoa precisa ver o que precisará mudar para seguir ao Senhor.

3º CONFESSAR – Agora, sim, com base em Romanos 10:9-10, a pessoa que deseja se tornar um discípulo de Jesus deve confessá-lo não somente como seu Salvador, mas também como o Senhor, isto é, o Dono da sua vida, aquele que vai dar ordens e ser obedecido como um discípulo fazia na época de Jesus com o Mestre. Claro que a ideia de Jesus ser Senhor está incluído a ideia de que ela cuida, protege, sustenta os seus seguidores, que colocam o reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas (Mateus 6:33).

4º BATIZAR – Pedro disse “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus para o perdão dos pecados”. Sem batismo não há certeza de salvação. No Novo Testamento tanto no ensino como nos exemplos o batismo é urgente (3 mil de uma vez só em Atos 2, o eunuco na beira da estrada onde tinha água em Atos 8, o carcereiro na mesma noite na prisão em Atos 16). Através do batismo nos identificamos com Cristo, que também foi batizado, apesar de não ter pecado, para cumprir a justiça de Deus (Mateus 3:15), somos mortos e ressuscitamos com Ele (Romanos 6:3-7) e da mesma maneira que Noé e família foram salvos através da água no dilúvio, a água do batismo nos limpa, por fé, de todos os nossos pecados (1 Pedro 3:2-21).

5º PERSEVERAR – Foi o que fizeram os primeiros convertidos em Atos 2:41-47. Perseveravam no ensino dos apóstolos (hoje são as Escrituras Sagradas), aprendendo sobre o que Jesus tinha ensinado (Mateus 28:18-20). Uma pessoa que passa pelos primeiros 4 passos está salva, porém, se não perseverar, pode jogar fora o presente que Deus lhe deu e ter seu nome tirado do livro da vida (Apocalipse 3:5).

Eis aí, os 5 passos para a salvação, simples, diretos, baseados nas Escrituras Sagradas. Convido o leitor a ler os exemplos de conversões no Novo Testamento, além dos 3 mil de Pentecostes (o eunuco, em Atos 8, Paulo, em Atos 9, 22 e 26, Lídia em Atos 16, o carcereiro, em Atos 16) e você verá que em todos exemplos estão implícitos ou explícitos os 5 passos que garantirão nossa entrada no céu.

E, você, querido leitor, já andou por esses 5 passos? Está andando permanentemente nesse último, isto é, está perseverando? Que Deus o abençoe para que sua resposta seja “SIM” e caso não seja, hoje é o dia que pode você pode dar inícios aos passos que o levarão a salvação, possível somente através de Cristo Jesus e em sua atitude de fé salvadora.

Assista ao vídeo desta mensagem