fbpx

Jesus, Antídoto Contra o Desânimo

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” – Hebreus 12:1-2 (grifo meu)

Olhando no dicionário, encontrei 38 sinônimos da palavra “DESÂNIMO”, entre eles, abatimento, acabrunhamento, apatia,  debilidade,  desalento, desanimação,  desesperança, desespero,  esgotamento,  melancolia e  prostração.

Todos nós já passados por momentos de desânimo, que muitas vezes paralisa, tira a alegria e podemos ficar prostrados. Vários motivos podem levar ao desânimo, sendo um deles a decepção, assunto que gostaria de falar.

Ficamos decepcionados conosco mesmos quando percebemos que não temos aquela capacidade que imaginávamos. Pensando em termos de vida cristã, já tive momentos de desânimo ao perceber quão limitado e falho eu sou e esta decepção já houve momentos que gerava um desânimo, até mesmo uma paralisação naquilo que estava fazendo.

Porém, creio que a maior decepção que passamos é quando as outras pessoas falham conosco, especialmente pessoas em quem confiamos e, em certo sentido, tomamos como referência. É um dos grandes motivos das pessoas não permanecerem na vida cristã ou congregando numa igreja local. Quando penso em Pimentas e às vezes olhando o número de pessoas que foram batizados, se todos estivessem conosco, hoje seríamos uma congregação de mais de 80 pessoas. Porém, estamos em pouco de mais de 50 pessoas e quando olho os nomes vejo que grande parte saiu alegando decepção ou com um irmão em específico ou com todo o grupo.

Até entendo o que leva uma pessoa a ficar desanimado em razão de outra ou de um grupo. Eu mesmo, depois de quase 30 anos seguindo a Jesus, tenho momentos que fico decepcionado com a congregação local, comigo mesmo ou com determinados irmãos.

Porém, da mesma maneira em que sei que momentos alegres e de ânimo não duram para sempre, sei que o tempo desanimado passará. Assim, ante o desânimo, sinto, sofro, mas não tomo decisões importantes.

Claro que meu maior antídoto contra o desânimo está no texto bíblico que abriu o artigo: há anos minha fé e confiança é centrada somente em Jesus e em mais ninguém. Muito das decepções que passei foi por ingenuidade minha mesmo, que esperava encontrar amor, atenção, acolhimento de onde sei que não encontro de maneira perfeita. Somente em Deus, especialmente na pessoa de Jesus, nós jamais ficaremos decepcionados, pois o Senhor nunca nos decepciona.

Como destaquei no texto citado, há anos tenho os olhos fitos em Jesus, meu modelo perfeito, meu Mestre e somente nele tenho buscado de maneira absoluta o amor e cuidado que tanto preciso. Foi para ele que olhei antes de descer às águas do batismo e hoje, mais do que nunca, é a Ele quem eu olho quando decepcionado comigo mesmo ou outras pessoas.

Por outro lado, na minha relação com as pessoas que me rodeiam, tenho me esforçado para não ser pedra de tropeço na vida de ninguém, pois aquele que contribui para o desânimo espiritual de alguém prestará contar ao Senhor Deus por sua atitude.

Creio que o apóstolo Paulo tinha a atitude correta e sadia em sua relação com as pessoas: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1).

Assim, ele se esforçava em utilizar o poder do Espírito Santo, imitava a Jesus, não queria causar tropeço em ninguém. Ao mesmo tempo, o apóstolo apontava não a si mesmo, mas a Jesus. Às vezes vejo que as pessoas tentam colocar sua fé em nós (especialmente os mais novos) e somos tentados a aceitar essa responsabilidade. Erramos ao fazer isto, de duas maneiras. De um lado estamos colocando uma carga que não podemos carregar (ser modelo perfeito de alguém) e deixando de incentivar aos outros a olharem somente para o Mestre dos mestres.

Finalmente, que olhemos para as palavras inspiradas do apóstolo Pedro: 

“Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado” (1 Pedro 2:6).

Olhando firmemente para Jesus e seu exemplo perfeito, nem nós, nem aqueles que nos rodeiam chegarão ao desânimo em razão de decepção. Quando a decepção chegar, até sofreremos, até sentiremos mal, porém, por um breve período, pois, no Senhor, restabeleceremos os joelhos vacilantes (Hebreus 12:12), levantar-nos-emos e andaremos em nossa caminhada rumo à Jerusalém celestial.

Nota: artigo originalmente publicado na Revista Edificação, Projeto
alcance, junho de 2018, que teve o tema geral: Como vencer o desânimo.