fbpx

Tudo Deixarei

Um jovem quis saber o que deveria fazer para ser salvo. Que cara sortudo! Ele teve a oportunidade de perguntar isso para Jesus pessoalmente. Então, a resposta de Jesus nos dá, sim, uma boa lição do que precisamos fazer e Jesus respondeu que ele deveria obedecer aos mandamentos. Que cara sortudo aquele! Ele, desde criança, obedecia aos mandamentos! Mas, Jesus olhou com amor para ele e Ele sabia que faltava uma coisa. Que cara sortudo aquele, jovem, religioso e rico, mas ele não era salvo, pois era apegado à riqueza que tinha.

“17 Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? “18 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’”.20 E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”.21 Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.22 Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.23 Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! ” (Mc 10:17-23)

Quanto você deixou para seguir Jesus? Ele ensinou que quem é apegado às coisas deste mundo, como as riquezas, então tem muita dificuldade para ser salvo. No entanto, não é impossível para Deus. Ele quer salvar aos ricos também, porém, é difícil.

Eu comecei a conhecer Jesus quando tinha uns 8 anos de idade, Meus pais o conheceram primeiro e isto me levou a Jesus. Eu não deixei nada para seguir Jesus, na verdade eu estou é no lucro. Meus pais, sim, eles deixaram muitas coisas. Eles deixaram parentes, vícios, doenças, prazeres, etc. Depois, chegou minha vez. Eu cresci e comecei a ter coisas para deixar e ainda estou lutando contra os meus desejos como você deve estar também. A luta é até o fim desta vida. Muita coisa que eu não tinha como criança, eu adquiri com a maturidade. Preciso sempre voltar a ser criança para poder entrar no reino de Deus.

Pedro, discípulo de Jesus, então deve ter ficado um pouco em dúvida. Se é difícil as pessoas deixarem as coisas para serem salvas, o que ganha aquele que deixou tudo?

“26 Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo? ” 27 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. 28 Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. 29 Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.” (Mc 10:26-30)

Jesus nos anima e nos ensina a ter expectativa e esperança nas promessas. Aqueles discípulos de Jesu deixaram 100% para seguir Jesus. Para eles Jesus prometeu 100% já nesta vida. Eles deixaram tudo pelos motivos certos: por amor a Jesus e pelo evangelho. Receberam, também, perseguição. Porém, algo muito maior estavam para receber: a vida eterna. Para quem está cansado desta vida, precisa nascer de novo e começar a experimentar a vida eterna.

Hoje vemos muitos tendo promessas feitas por homens de que se seguirem Jesus, vão ter tudo o que sonham, mas não foi isso que Jesus disse. Para quem deixou 100% vai receber cem vezes mais, se não deixou nada, não pode esperar receber o que não deixou. A isto chamamos de avareza. Seguir Jesus não é um negócio, apesar de ser muito vantajoso já nesta vida. Tem que ser por amor a Jesus e ao evangelho. Se você deixou só 10, 30, 50%, não espere receber o que não deixou. A promessa é receber cem vezes mais do que deixou não do que quer ou sonha receber. Jesus apontou exatamente a riqueza como problema daquele jovem e exatamente é isso o que muita gente procura receber para seguir Jesus. Não esperam receber perseguição, por exemplo, promessa de Jesus também.

Numa conversa particular com Jesus, o apóstolo Paulo recebeu um ensinamento valioso. Ele também deixou tudo para seguir Jesus, inclusive sua religião. Jesus disse para Paulo que também deixou um futuro brilhante entre os fariseus que a verdadeira felicidade não está em receber tudo o que quer, pelo contrário. Então ele revela o que Jesu disse para ele numa conversa com os irmãos:

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “. (Atos 20:35)

Assim como Jesus fez e recebeu a coroa da vida, nós devemos fazer o mesmo. Deixar tudo por algo infinita e eternamente melhor: a vida eterna no porvir. Se você acha que é bom viver aqui por alguns dias isolados de prazer, imagine o que é viver lá eternamente satisfeito junto de Jesus?

Assim como Jesus, viemos para este mundo para acrescentar e não para tirar.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo