fbpx

Observando a Ceia do Senhor –

Num tempo de medo e incertezas, a igreja precisa estar preparada para responder com coragem. Vamos ficar firmes na fé, esperança e amor. Faltar ao culto é pecado, sim, mas estar no culto não é somente estar num prédio ‘chamado de igreja’. Igreja, são pessoas. Igreja não é onde você vai e sim, quem você e outros são. Não se faz igreja sozinho. Você e sua família é a primeira igreja e mais importante. Que adianta pregar para o mundo inteiro e perder os da própria família?

Os apóstolos e discípulos da primeira igreja em Jerusalém de comum acordo se reuniam no pórtico de Salomão por um tempo. Este era o local e pela lógica eles também tinham um horário para tanto. Isto é a igreja, não o local.

“Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.” (Atos 5:12)

Estamos enfrentando uma pandemia por causa do COVID-19. As recomendações é evitar lugares fechados e aglomerações. Evitar, inclusive, contato ao cumprimentar. Ficam excluídos, por força maior, abraços e beijos. Não deixe de lado o amor fraternal, pode tocar os cotovelos, os pés como forma de cumprimento com o mesmo amor fraternal e vai ser divertido da mesma forma. É necessário lavar as mãos e até mesmo o nariz para que o vírus seja, aos poucos, com as ações individuais, erradicado.

Agora, precisamos nos preparar para uma eventual impossibilidade de ir ao encontro dos irmãos onde o corpo de Cristo, de comum acordo, se reúne. Então, devemos nos preparar para realizarmos na prática o que todos somos: sacerdotes reais. Então, somos os promotores do culto a Deus. É uma grande oportunidade de chamar as pessoas para orar no domingo. Pessoas que nunca foram à igreja, pessoas que nunca receberam um convite, que não ouvem o evangelho todos os dias. Vamos aproveitar e cantar naquele domingo, depois, vamos explicar o que a Bíblia diz sobre oferta e vamos ofertar ali. Vamos explicar o que a Bíblia diz sobre a ceia, e vamos mostrar para eles como se faz. Vamos pregar uma mensagem de esperança, fé e amor. Pregue o evangelho!

Prepare-se desde já. Vá no mercado e compre farinha de trigo e suco de uva[mfn]Evite vinho, você não sabe se alguém que vai estar ali tem problema com álcool. A Bíblia ensina que é o fruto da videira, sem polemizar, vamos usar o suco de uva.[/mfn]. Abaixo, um pouco mais sobre a ceia do Senhor extraído do livro: “Como Se Tornarum Cristão Fiel”

Quando Cristo criou a Ceia do Senhor, ele usou dois elementos: o fruto da videira e o pão sem fermento. Nosso Senhor estava comendo a Páscoa com os dis- cípulos, quando disse-lhes para guardarem aquela ceia. A ceia pascoal incluía somente o pão sem fermento e uma bebida, que era uma mistura do fruto da videira (suco de um tipo de uva) e água. Jesus disse aos discípulos para comerem o pão e se lembrarem do Seu corpo dado por eles. E disse para beberem do cálice, ou fruto da videira, e se lembrarem do Seu sangue derramado por eles.

Você deve seguir as instruções do nosso Senhor e o exemplo dos cristãos no Livro de Atos. Todo domingo, aqueles que são obedientes a Cristo devem se reunir para adorar. Deve cantar, orar e estudar a Palavra de Deus. A certa altura do culto de adoração, participe da ceia que Jesus lhe deixou. Para fazer isso, reserve um prato com pão sem fermento. Peça a Deus que receba seus agradecimentos pelo pão que representa o corpo de Cristo e pelo grandioso sacrifício de Cristo na cruz. A seguir, passe o pão a cada cristão que desejar participar e lembrar-se do corpo de Cristo.

Para assar o pão da Ceia do Senhor, são necessários poucos ingredientes: farinha de trigo, água, sal e óleo. Não se acrescenta fermento. Abaixo, uma receita para dois pães do tamanho da palma da mão:

Ingredientes:
1 copo de farinha de trigo 3 colheres de chá de óleo 1 colher de chá de água uma pitada de sal

Instruções:
Misture os ingredientes acima e espalhe a massa numa forma untada. A camada fina de massa deve ser furada e depois assada por aproximadamente 10 minutos em forno médio, até dourar levemente. A massa também pode ser assada sobre o fogo até que fique crocante.

Segundo, pegue o copo ou os copos que contêm o fruto da videira. Ore a Deus, dando graças pelo suco e pelo precioso sangue de Jesus derramado para o nosso perdão. Após a oração, passe os copos aos cristãos presentes, de modo que cada um participe e se lembre do sangue de Jesus derramado por nós.

Quando Jesus ordenou a ceia, Ele usou “o fruto da videira”, ou suco de uva. O suco de uva é encontrado em todo o mundo; mas, caso não possa ser adquirido na sua região, pode-se produzi-lo espremendo uvas e ar- mazenando o suco num recipiente. Adequadamente conservado, o estoque de suco de uma safra pode durar o ano todo. O suco de uva também pode ser obtido das uvas passas, fervidas em água. Após retirar as uvas, o caldo restante pode ser usado como suco para a co- munhão.

Faltar ao culto Congregacional é pecado, sim! Um pecado muito grave. Faltar ao culto faz o que nenhum outro pecado faz de uma só vez:

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia… Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:25,29)

Agora, por segurança e cuidado da própria família (a primeira igreja) e fazer o culto apesar dos medos e incertezas, elimina o pecado. Porque no culto, estamos com Deus e Deus é luz. A comunhão uns com os outros na família ou não, é andar na luz (1 Jo 1:7).

Obs: Num artigo não dá pra falar tudo. Este artigo se limita a incentivar à prática da comunhão com Cristo através dos outros. Comunhão com Cristo não é possível sem pessoas.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo